O vereador Luiz Eustáquio (PT) fez questão de convidar todos os vereadores para a Reunião Pública a ser realizada amanhã (21) sobre o combate às drogas, no Plenarinho, a partir das 10h. “Vamos contribuir com o governo municipal e peço a presença dos demais vereadores. Discutiremos propostas de combate ao crack. É um compromisso nosso, como representantes municipais”, ressaltou.
A ocupação nas margens dos canais no Recife vem preocupando o vereador Maguari (PSB). Durante discurso na Reunião Plenária de hoje (20), Maguari sugeriu um trabalho de educação à população para que não ocupem espaços destinados ao livre trânsito. “O terminal do bairro de Jardim São Paulo, por exemplo, tem seis caminhões estacionados na margem do canal. Além disso, foi instalada uma oficina no meio da rua. E em Areias, seis carretas estão no meio da rua. Lá fazem consertos, comercializam peças e motores”, disse.
A vereadora Isabella de Roldão (PTB) comentou na tribuna de hoje (20) sobre uma reportagem do jornal Diario de Pernambuco que abordou o alto investimento das cidades colombianas de Bogotá e Medelín às bibliotecas. De acordo com a matéria, as bibliotecas estão em bairros da periferia e oferecem todo tipo de serviço para os cidadãos, como cursos profissionalizantes e oficinas culturais.
O projeto Praia sem Barreiras, que possibilita pessoas com deficiência ter acesso à praia lançado pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife, foi elogiado hoje (20) pelo vereador Romerinho Jatobá (PR). “Acompanhei de perto a elaboração do projeto e percebi a alegria das pessoas no dia do lançamento, no último dia 17, na praia de Boa Viagem”, disse.
A assinatura de ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB), foi comemorada pelo vereador Marco Aurélio (PTC), durante discurso na Tribuna hoje, (20). “O que me chamou a atenção foi a alegria das crianças e também da diretora da unidade, Raquel Antas Braga”, disse.
O vereador Raul Jungmann (PPS) subiu hoje (20) à tribuna para comentar a visita que fez ao laboratório de análises da Prefeitura do Recife. “Desde novembro do ano passado, o laboratório só vem realizando exames de baixa complexidade. Soube que a questão estaria sendo resolvida, o que é muito bom, visto que considero o local como um pulmão para a área de saúde. Mais de um milhão de exames são realizados, 600 funcionários trabalhando e com tecnologia de ponta”, ressaltou.
Hoje, 20de março, é comemorado o Dia do Contador de Histórias, fato lembrado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Reunião Plenária na Câmara. “O dia de hoje exalta as pessoas que dedicam suas vidas a levar alegrias e histórias como meio de divertimento a aprendizado. Celebremos os esforços desses profissionais tão queridos que através de técnicas e um dom divino nos encantam e envolvem com suas anedotas”, disse.
Em dez meses, o Recife deve ganhar o Tunel da Abolição, obra que será erguida pelo Governo do Estado no final da Avenida Caxangá, sentido subúrbio-cidade. A assinatura da ordem de serviço esta semana repercutiu na Câmara. Na reunião plenária desta quarta-feira, 20, o vereador Aderaldo Pinto falou da importância da obra, que terá um custo de R$ 16 milhões. “Hoje ao passar pelo local, constatei que as primeiras ações já começaram a ser feitas”.
Reunida na manhã desta quarta-feira, 20, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara apresentou o resultado da análise feita por seus integrantes a 17 projetos de lei que haviam sido distribuídos no encontro anterior, realizado no dia seis deste mês. Na avaliação do presidente da comissão, Aerto Luna, isso demonstra a boa produtividade apresentada pela equipe. “Todos estão empenhados em zerar a pauta, o que já conseguimos em relação a distribuição dos vetos. Também estamos tendo um bom retorno dos pareceres aos projetos”.
Um debate que deu visibilidade ao tema “Saúde da Mulher” foi realizado pela bancada feminina da Câmara Municipal do Recife, em reunião pública, na manhã desta quarta-feira, 20. “Desde que o Ministério da Saúde rompeu com o modelo de serviço exclusivamente materno-infantil e adotou um atendimento mais amplo para a mulher, nós devemos discutir e implantar os novos sistemas, dentro da perspectiva das necessidades de todas”, anunciou a vereadora Michele Collins (PP), que presidiu a reunião. A bancada feminina, com cinco membros, é a maior da história da Casa de José Mariano.