A vereadora Priscila Krause (DEM) repercutiu hoje (12) sobre o resultado de uma pesquisa, elaborada pela própria parlamentar em homenagem aos 476 anos do Recife, que indagava os internautas sobre qual local o recifense mais gosta na cidade. “Com 62% foi eleito o Mercado de São José que reflete, apesar da falta de cuidado, um estilo de vida típica do cidadão recifense”, disse.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) relatou a reclamação dos moradores de Boa Viagem em razão do horário de funcionamento de quiosques, bares e restaurantes da orla de Boa Viagem, durante a Reunião Plenária de hoje (12). “É uma movimentação em horas inoportunas, tirando o sossego daqueles que residem no bairro. Há uma reclamação generalizada dos moradores e a Prefeitura tem que tomar as medidas cabíveis para que se preserve a tranquilidade. A PCR exige dos concessionários da orla uma série de normas e uma delas é a de que os comerciantes encerrem as atividades às 22 horas. O que não vem acontecendo. São 24 horas por dia, causando uma total desorganização”, disse.
Para festejar junto com o Recife, que comemorou 476 anos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. A comemoração, na manhã desta terça-feira, 12, ocorreu na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, e contou também com a presença de 14 vereadores, todos os secretários munic ipais, o vice-prefeito Luciano Siqueira e o vice-governador João Lyra Neto.
Uma reportagem do jornal Folha de Pernambuco, publicada no último domingo, sobre os problemas comuns vivenciados pelas cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR), levou o vereador Raul Jungmann (PPS ) à tribuna nesta segunda-feira, 11. De acordo com o parlamentar, executivos da RMR estão se reunindo para tratar de questões comuns à região. “Se prestarmos atenção, os problemas do Recife não nascem, nem se resolvem apenas no Recife. Podemos citar o problema da mobilidade, do lixo, da água e da segurança, por exemplo”.
A votação nesta segunda-feira, 11, de nove vetos do Executivo a projetos de lei gerou intenso debate, especialmente, ao de autoria do vereador Gilberto Alves (PTN), líder do governo, de número 122/2011. A proposta dele prevê a colocação de iluminação pública nas passarelas da cidade. A votação suscitou dúvidas porque o vereador Carlos Gueiros (PTB) levantou a questão da inconstitucionalidade da proposta, uma vez que criava despesas e não havia dotação orçamentária específica. Segundo o parlamentar, além de gerar despesas para o município, ele não havia tomado conhecimento do parecer da Comissão de Legislação e Justiça, pois não constava da pauta do dia da Casa.
Para promover o debate sobre o papel do táxi como uma das soluções para a mobilidade urbana, o vereador Aerto Luna (PRP) lembrou na reunião plenária desta segunda-feira,11, que a situação do transporte e do trânsito no Recife aponta para crescimento insustentável da frota particular.
A vereadora Priscila Krause (DEM) questionou na tarde desta segunda-feira, 11, no plenário da Câmara do Recife, as exigências colocadas no edital de requalificação do Ginásio de Esportes conhecido como Geraldão. Segundo ela, a obra vem sendo cogitada desde o ano 2000, ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo, e a discussão foi retomada na gestão do ex-prefeito João da Costa, no entanto não saiu do papel, embora as licitações tenham sido efetivadas. A vereadora disse que anunciava com satisfação a divulgação do edital de licitação para a requalificação do Geraldão, há 15 dias, mas discordava das exigências técnicas colocadas.
O vereador Jurandir Liberal lembrou, na Tribuna de hoje (11), sobre os 10 anos da criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, a SEPPIR, e também lamentou a extinção da Diretoria de Igualdade Racial, no Recife. “Faz dez anos que a SEPPIR protagoniza a luta pela diminuição da desigualdade racial brasileira. Indicadores socioeconômicos de toda ordem, mostram uma melhoria nas condições de vida da população negra, bem como no acesso a serviços e direitos. A criação da Secretaria, a aprovação do Estatuto da Desigualdade Racial e os resultados encorajadores já revelados por algumas ações indicam um rumo positivo nas políticas públicas dos últimos anos”, disse.
Baseada em um estudo sobre brasões de armas ou escudos, a vereadora Michelle Collins vai apresentar um projeto de lei para modificar o brasão do Recife. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 11, véspera do aniversário de 476 anos da cidade. O símbolo do Recife é de autoria do escritor Mário Melo e do pintor Baltazar da Câmara e foi adotado em 1931.
O vereador Maguari (PSB) fez um alerta à Prefeitura e URB, no que se refere às obras do canal Guarulhos, localizado no bairro de Jardim São Paulo, durante a Reunião Plenária de hoje (11). “Faço meu alerta aqui nesta Tribuna porque se trata de um investimento altíssimo, na ordem de R$23 milhões, e assinada pelo ex-prefeito João da Costa (PT). Não estamos vendo a extensão do canal Guarulhos. O Presidente da URB, Nilton Mota, e o prefeito Geraldo Júlio precisam acompanhar de perto esta obra.”