Durante o pequeno expediente desta quarta (24) o vereador Rogério de Lucca(PSL) corrigiu o erro de uma sigla partidária publicada em um jornal do Recife. “O bloco que nós anunciamos ontem (23) é conduzido pelos seguintes partidos: Partido Social Liberal (PSL), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). O pequeno barulho que é produzido aqui pode atrapalhar os ouvintes. A caixa de ressonância que existe atrás na Casa dá uma sonorização e que, talvez, o pronunciamento não tenha sido entendido. Como a maioria dos colegas possa ter compreendido errado, vim à tribuna esclarecer”, disse.
Na avaliação do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Guarda Municipal deverá ter maior participação na segurança da cidade e na proteção do patrimônio público. Ele lembrou na tarde desta quarta-feira 24, na Câmara do Recife, que faz parte da base de apoio ao novo prefeito da cidade e por isso sente-se à vontade para pedir que ele se empenhe na criação de uma secretaria de Segurança Municipal, aumentando as atribuições da Guarda. “Este foi um dos compromissos de campanha de Geraldo Júlio e nós que apoiamos a eleição esperamos ver concretizado este desejo”.
Encerra-se no dia 18 de novembro o prazo para que os atuais vereadores e o Poder Executivo apresentem novas proposições – projetos de lei, projetos de decreto legislativo e projetos de resolução – à Câmara Municipal do Recife, para que elas possam tramitar nas comissões ainda este ano. Passada essa data, os parlamentares e a Prefeitura do Recife não estarão impedidos de encaminhar suas matérias, mas elas só serão lidas em plenário e distribuídas às comissões permanentes da casa na primeira reunião ordinária do próximo ano.
O vereador Maré Malta (PSD) disse na tarde desta terça-feira na Câmara do Recife que vai sugerir ao novo prefeito de Serra Talhada, a criação de motofaixa para diminuir o número de acidentes com motos. Projeto de autoria dele prevê a criação dessas motofaixas no Recife. Segundo ele, as faixas para motos poderiam diminuir os acidentes com motos, quase sempre fatais e que custam ao Estado cerca de R$ 250 mil por acidentado.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) destacou três assuntos durante o pequeno expediente da Câmara nesta terça-feira, 23. Primeiramente, a formação do novo bloco partidário composto pelos partidos PSL, PRP e PTdoB. O parlamentar comentou que o bloco foi anunciado na pós-reunião dos presidentes estaduais e referendados pelos presidentes municipais. “Este bloco ajudará a construir um novo Recife até o final desta legislatura, podendo transferir-se para a próxima, sendo parceiro do novo prefeito Geraldo Júlio (PSB)”, disse.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife terá um prazo de 20 dias, a partir desta terça-feira, 23 de outubro, para apreciar os projetos de lei do Poder Executivo que definem o Plano Plurianual 2010 – 2013 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. Foram apresentadas 40 emendas à LOA e outras três ao PPA e todas elas serão avaliadas, juntamente com os projetos, dentro desse prazo que está previsto na Lei Orgânica do Município.
O vereador Maré Malta (PSD) comentou, durante o Pequeno Expediente de hoje (22), sobre os 80 anos do Dr. João Virgílio Ramos André, completados no último sábado (20). “Dr. João Virgílio desembarcou no Recife em 1961. A ideia era fazer o curso de Bacharel em Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil. Mas, aqui fincou raízes e nunca mais voltou para a sua terra natal, Portugal, interrompendo, assim, o seu curso de direito da Faculdade de Direito de Coimbra e se licenciando das suas funções públicas na Câmara Municipal do Porto. No Recife, Ramos André sentiu-se em casa e se formou em Filosofia, mestrado em Teologia e assumiu o pastorado de várias Igrejas Batistas da cidade, como Cordeiro, Encruzilhada, Areias, Beberibe e Alto José do Pinho. No interior, em Bonito, implantou uma escola de ensino fundamental e breves cursos profissionalizantes”, disse.
O vereador Romildo Gomes (PSD) subiu à tribuna para falar sobre o processo eleitoral ocorrido no Recife, no último dia 7. “Vários candidatos estavam postulando cargos democraticamente, e os recifenses escolheram Geraldo Julio (PSB) para administrar nossa cidade no ano de 2013. Esperamos que façam uma boa administração e cumpram o projeto de campanha. E acredito que os vereadores aqui presentes irão aprovar as melhorias para a capital pernambucana”, disse.
Durante o pequeno expediente da reunião plenária desta segunda-feira, 22, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre os problemas na segurança pública e o trabalho que o futuro gestor da cidade terá que fazer pelo Recife. “O novo prefeito, Geraldo Júlio, vai ter um trabalho muito grande para o ordenamento desta cidade”. O parlamentar comentou que na BR101, de Padre Cícero até a Guabiraba, existem trechos que estão totalmente às escuras, sem postes e iluminação, causando perigo para a sociedade recifense. Ele também lembrou o problema das casas construídas nas margens das pistas e em cima de canais. “As pessoas fazem isso por falta de fiscalização dos gestores e hoje a situação está agravando”.
O vereador Estefano Menudo (PSB) convidou os colegas parlamentares a refletirem sobre o processo democrático no país aproveitando a passagem do Dia da Democracia esta semana. Ele disse na tarde desta segunda-feira 22, na Câmara do Recife, que gostaria de refletir sobre a democracia e sua relação paralela com o social. “Muitos atribuem à essência democrática o simples ato de votar, mas esquecem de acentuar questões de maior relevância e que servem para decidir o destino dos sistemas sociais do país”.