A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (5), um requerimento do vereador Ronaldo Lopes (PSC) que indica à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) a realização dos serviços de pavimentação e drenagem de um trecho da rua Jornalista Waldete Agra, no bairro do Passarinho, na capital. Ainda durante a reunião, o parlamentar autor da proposta ocupou a tribuna do plenário da Casa para agradecer aos colegas pela aprovação e para salientar a necessidade dos serviços.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou dois requerimentos de sua autoria, que versam sobre voto de aplausos e louvor à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. “Esses aplausos são concedidos pela atuação brilhante da CNBB na frente de uma campanha linda, a Campanha da Fraternidade, que reforça a nossa fé cristã e católica durante a Quaresma, assim como um desagravo ao nosso arcebispo, que foi atacado por grupos mobilizadores do YouTube”, disse.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (5), a decisão da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para que as semifinais do Campeonato Pernambucano 2024 aconteçam com torcidas únicas. Segundo ele, a decisão é justificada em decorrência da ausência de segurança pública, mas em sua opinião, a deliberação “pune o verdadeiro torcedor pernambucano, pune o espetáculo, a torcida que realmente vai a campo” assim como também “afasta o público visitante dos clássicos”.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) dirigiu-se à tribuna, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (5), para ressaltar o requerimento nº 1486/2024, de sua autoria, concedendo voto de aplausos ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE), pelo aniversário de 27 anos de fundação. “Repletos de dedicação e um compromisso inabalável com a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes que lutam contra o câncer”, enfatizou a parlamentar.
O líder da bancada do Governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (5), que a empresa que cuida do setor elétrico em Pernambuco, Neoenergia, antiga Celpe, não está colaborando nos serviços de podas de árvores nas ruas do Recife. Segundo ele, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) pede para a empresa de eletricidade desligar os fios de alta tensão que cruzam os postes das ruas, para viabilizar o serviço solicitado pela população, mas não vem recebendo respostas.
A polêmica envolvendo a construção de uma estrutura para acomodar um restaurante sobre dois prédios localizados no Recife Antigo foi tema de um discurso proferido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta terça-feira (5), na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária, o parlamentar sugeriu a realização de uma audiência pública para debater a instalação do projeto privado, que promete interligar a cobertura de dois edifícios de valor histórico localizados nas proximidades do Marco Zero.
Na noite desta segunda-feira (4), a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em homenagem ao Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). O Centro faz parte do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) e é referência estadual na assistência à saúde da mulher e da criança. Diversos profissionais que atuam na instituição, autoridades e apoiadores participaram da solenidade no plenário da Casa de José Mariano. A vereadora Aline Mariano (PP) presidiu o evento.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (4) para comentar situação dos habitacionais construídos pela Prefeitura do Recife. No seu discurso, o parlamentar dirigiu diversas críticas ao Poder Executivo, mas centralizou os seus comentários nas más condições dessas moradias.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (4) para fazer uma cobrança: o pagamento a duas organizações sociais contratadas pela Prefeitura em janeiro para fornecer cursos profissionalizantes a pessoas trans na capital. De acordo com ele, o serviço já está sendo oferecido pelo Instituto Boa Vista e pela Amotrans, mas a Prefeitura ainda não fez sua parte – o depósito da primeira parcela do pagamento pelo serviço. Os valores devidos somam, até agora, R$ 110 mil.
A veiculação de notícias sobre os gastos da área de comunicação da Prefeitura do Recife foram alvo de um discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB) na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). No pronunciamento, o parlamentar criticou, principalmente, o uso de recursos nas contas de redes sociais associadas ao Poder Executivo.