Chegou à Câmara do Recife projeto do Executivo contendo a mensagem de aumento dos servidores públicos. O reajuste médio proposto é de 7%. O projeto chegou sem pedido de urgência para ser analisado, mas o presidente da Comissão de Finanças, vereador Carlos Gueiros (PTB) lembrou aos colegas a necessidade de acelerar os trabalhos em virtude da escassez de tempo. “São menos de seis reuniões até a data límite para aprovação. Como se sabe, há um prazo definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda mais em ano eleitoral. A data limite é 6 de abril, e se não for aprovado, esta Casa será respónsabilizada pelo atraso, apesar de só ter chegado agora”.
Na tarde desta quarta-feira, 21, o vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) enfatizou um projeto de lei de autoria dele que trata sobre o abandono de veículos em vias públicas. Segundo o parlamentar, muitos são os casos nas ruas do Recife e isso gera um grande problema para toda a população.
O vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 21, para informar o andamento dos trabalhos de fiscalização das leis municipais, no que diz respeito à segurança das agências bancárias. “Eu venho aqui também comemorar a aprovação dessas leis que são tão importantes e servem de modelo no Brasil”, acrescentou.
Abrindo o pequeno expediente da tarde desta quarta-feira, 21, o vereador Rogério de Lucca (PSL) falou sobre uma matéria publicada em um jornal local, onde foi informado que o governo federal irá investir em escolas no campo.
A Câmara Municipal do Recife recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, a visita do prefeito da Cidade do Porto (Portugal), Rui Fernando da Silva Rio. Ele foi recepcionado, juntamente com sua comitiva, pelo presidente da Casa de José Mariano, Jurandir Liberal, pelo vereador Inácio Neto (PSB) e recebeu uma placa alusiva à visita. O encontro girou em torno da troca de experiências eleitorais, funcionamento da casa legislativa e diferenças de gestão nas duas cidades. Em Porto, o prefeito é chamado oficialmente de Presidente da Excelentíssima Câmara Municipal.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife distribuiu para análise e elaboração de pareceres 15 projetos de lei e seis vetos do Executivo, durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 21. Também foram apresentados 12 pareceres de matérias já avaliadas, das quais dez foram aprovadas. Uma das aprovações foi dada ao projeto número 17/2012, de autoria do vereador Inácio Neto (PSB), que veda a cobrança de valores superiores nas creches, escolas e todas as instituições voltadas para o ensino localizadas no município do Recife às crianças portadoras de necessidades especiais.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), homenageou, em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 21, a Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), da Universidade de Pernambuco, que neste mês está comemorando 100 anos de fundação. “É uma instituição que tem um papel fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado”, justificou o vereador. A atuação da Poli no contexto acadêmico tem grande importância para a área de engenharia, pois oferece cursos de graduação, de pós-graduação, formando técnicos em Elétrica Eletrônica, Mecânica Industrial, Computação, Telecomunicações, Civil, entre outras. A Poli tem cerca de três mil alunos, 156 professores e 43 funcionários.
O vereador Gilberto Alves (PTN) solicitou na tarde desta terça-feira 20, na Câmara do Recife, a realização de uma audiência pública, dia 29 deste mês, às 9 h, para apresentação do secretário de Serviços Públicos da Prefeitura do Recife sobre o detalhamento e especificações da execução dos projetos de reformas de 111 áreas – inclui praças, parques e outras.
Profissionais de telemarketing podem salvar vidas, especialmente quando são qualificados através de cursos de primeiros socorros. Para o vereador Estéfano Menudo (PSB) esses trabalhadores auxiliam a população em momentos críticos e por esta razão acho que ao contratar um trabalhador de telemarketing deveriam ser oferecidos cursos de primeiros socorros para deixá-los preparados para enfrentar situações adversas. “Propus um projeto de lei onde as empresas terceirizadas que oferecem serviços de atendimento na área de saúde sejam obrigadas a capacitarem seus operadores, sem custo para o município”.
Na tarde de hoje, 20, a vereadora Vera Lopes (PPS) fez uma denúncia contra a Prefeitura do Recife (PCR), alegando que a mesma contratou ambulâncias de uma empresa privada do Rio de Janeiro, que segundo ela, está envolvida em irregularidades. “No ano passado eu vim a esta tribuna dizer que as ambulâncias do SAMU e das policlínicas estavam escondidas, enquanto a PCR alugava veículos com uma diária de R$1.500,00”.