Na reunião plenária desta segunda-feira, 01, os vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Sérgio Magalhães (PSD) cobraram da Prefeitura do Recife explicações completas sobre pedidos de informação encaminhados pelos parlamentares. Para Gueiros, o Executivo não está cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município, o que demonstra também a falta de respeito com a Câmara do Recife.
Durante a reunião desta segunda-feira, 1, o vereador Romildo Gomes (Dem) falou sobre a realização dos V Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho deste ano. Ele elogiou a participação dos atletas brasileiros na competição e destacou a honra da mesma ter sido realizada no Brasil, já que esta é a primeira vez que um país do continente americano sedia o evento.
Em seu primeiro pronunciamento do semestre, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou nesta segunda-feira, 1, a presidente da CTTU Maria Pompéia por haver assegurado a conclusão das obras na Avenida Recife que deverão melhor o acesso ao Hospital de Areias. Segundo o vereador, a notícia partiu da Diretoria de Tráfego da Companhia.
Comemorado nesta segunda-feira, 01, o Dia Estadual do Maracatu foi tema de pronunciamento do vereador Almir Fernando (PC do B) durante a primeira reunião plenária após o fim do recesso parlamentar. A data, instituída em 1997, homenageia o nascimento do mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, que foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Quatro projetos de lei serão votados em plenário na reunião ordinária de hoje que marca o reinício dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife. O primeiro, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), dispõe sobre a obrigação de fornecedores a fixar data e horário para entrega de produtos ou a realização de serviços. O segundo, do vereador Estéfano Menudo (PHS) exige a instalação de duchas higiênicas em banheiros femininos em edificações públicas e particulares, construídas no Recife. O terceiro, do vereador Inácio Neto (PT), obriga os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis. Finalmente, o quarto, do vereador Maré Malta (PPS), estabelece horário para todos os estabelecimentos educacionais e órgão públicos, localizados no Recife.
As atividades parlamentares da Câmara Municipal do Recife retornam nesta segunda-feira, 1º de agosto, com o final do recesso que durou 26 dias. Os debates e as votações dos projetos voltarão a ocorrer a partir das 15h, com a realização da primeira reunião ordinária do semestre. Quatro projetos de lei estarão sendo examinados em plenário pelos vereadores, que também encaminharão requerimentos ao Poder Executivo para encaminhar ações de melhorias nas comunidades.
Um projeto de lei de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB) torna obrigatório, nas escolas municipais do Recife, a instituição de um Programa de Incentivo à Doação de Sangue para jovens entre 16 e 17 anos de idade, desde que sejam consentidos formalmente por seu responsável legal. O texto está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; Higiene, Saúde e Bem Estar Social; Educação, Cultura, Turismo e Esportes; Defesa dos Direitos Humanos, do Contribuinte e do Consumidor, além da Comissão de Finanças e Orçamento.
Uma comissão formada por sete auditores fiscais reuniu-se com quatro vereadores da Câmara Municipal do Recife, no final da manhã desta quarta-feira, 27, para buscar uma solução ao impasse da categoria que está em estado de greve, no momento em que tramita o projeto de lei 11/2011 do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores efetivos e comissionados da administração direta, autarquias e fundações do Recife. A Câmara está em recesso parlamentar, mas o vereador Carlos Gueiros (PTB) prontificou-se em apoiar os fazendários e procurar secretários municipais e o prefeito João da Costa para intermediar uma solução que atenda aos interesses dos servidores.
O vereador Josenildo Sinésio (PT) apresentou o projeto de lei que institui a Semana Municipal da Família, propondo que ela seja realizada anualmente, a partir do 2º domingo de agosto, até o domingo subsequente. A proposta foi solicitada pela Pastoral Familiar da Arquidiocese de Olinda e Recife, segundo justificativa do parlamentar, “para celebrar a existência da maior instituição criada por Deus, conscientizando e alertando a sociedade e nosso povo sobre a importância da família, sendo ela a forma mais básica de organização”. No mesmo texto, ele também propõe a criação do Dia Municipal da Família, 20 de agosto, que passará a constar no calendário oficial de Datas e Eventos do Município.
É impossível imaginar o funcionamento da Câmara Municipal do Recife sem eles. Levam a trazem documentos, recolhem assinaturas, fazem entregas de materiais, transportam pessoas. Os motoristas, que enfrentam os perigos e as dificuldades do trânsito para resolver as pendências dos vereadores e dos departamentos da Casa de José Mariano têm hoje, 25 de julho, a data comemorativa. Na verdade, é de todas as pessoas que conduzem veículos enfrentando as inseguranças do trânsito nas ruas e nas estradas com o objetivo de cumprir seus deveres.