Notícias

Em reunião na tarde desta terça-feira (06), a Comissão de Segurança Pública discutiu sobre a criação da Academia da Guarda Municipal do Recife e decidiu fazer um requerimento à Prefeitura solicitando um estudo técnico aprofundado a respeito do assunto. Participaram do encontro os vereadores Maré Malta (PPS), presidente da comissão, Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB).

O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, na tarde desta terça-feira (06), falar sobre o Observatório do Mercado de Trabalho. “Esta ferramenta é responsável por fazer o acompanhamento e gestão das diretrizes estabelecidas no Programa de Governo, especialmente no Eixo de Desenvolvimento Econômico”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) repercutiu, na tarde desta terça-feira (06), a Lei Municipal nº 17.490/08, de autoria do vereador Antônio Luiz Neto (PTB), que trata da estabilidade pública financeira. De acordo com a parlamentar, a lei não está sendo cumprida em totalidade pela Prefeitura da Cidade do Recife, que tem dado tratamento diferenciado aos servidores.

O líder do governo, vereador Luís Eustáquio (PT), repercutiu, na tarde dessa terça-feira (06), a reunião que o prefeito João da Costa (PT) junto com o governador Eduardo Campos (PSB) tiveram com a equipe do Ministério do Planejamento, em Brasília, na tarde de ontem (05). O encontro teve como objetivo negociar investimentos do governo federal destinados à área de mobilidade urbana para Pernambuco, vindos do PAC Mobilidade.

Neste sete de setembro, quando se comemora o aniversário da Independência do Brasil, o bairro do Bongi, na zona oeste do Recife, está duplamente em festa: a comunidade comemora 158 anos de existência. A data foi lembrada pelo vereador Estéfano Menudo (PHS), na reunião ordinária desta terça-feira, 6. “A luta por melhores condições de sobrevivência inicia-se em 1853, com a migração de algumas pessoas advindas do interior de Pernambuco e até mesmo de outros Estados, com a intenção de encontrar na comunidade melhores condições de vida. Comemoramos nesta festa a conquista da posse da terra e dos desafios vencidos durante todos esses anos de convivência de uma comunidade que age como personagem principal da história de vida do Recife”, afirmou o vereador.

Pioneira nas regiões Norte e Nordeste e a terceira do Brasil, a unidade de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) atingiu o número de 500 procedimentos cirúrgicos dessa complexidade realizados em Pernambuco. O fato foi comemorado no plenário da Câmara Municipal do Recife pelo vereador Múcio Magalhães (PT), que fez o anúncio durante a reunião ordinária desta terça-feira, 6. “Esse feito, realizado num hospital-escola público, é um exemplo de que os poderes constituídos, as lideranças políticas e a população precisam estar sempre prontos para fazer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que é uma conquista histórica do povo brasileiro”, disse, em discurso.

O líder do governo, Luiz Eustáquio (PT), combateu os argumentos da vereadora Priscila Krause (DEM), na reunião plenária de ontem, ressaltando as qualidades do Plano de Mobilidade Urbana enviado pelo Poder Executivo para apreciação da Câmara Municipal. “A proposta do Poder Executivo busca priorizar o transporte público de passageiros e facilita o deslocamento de pessoas e bens, a partir da infraestrutura viária”, afirmou. Ele ressaltou que esta é a primeira vez que o Recife tem de fato um plano semelhante e criticou os governos anteriores ao do PT, que não propuseram soluções. “As pessoas tiveram tanto tempo para fazê-lo e não o fizeram. Agora, é como se todas as pessoas tivessem soluções prontas”, disse.

A líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereadora Priscila Krause (DEM), criticou, hoje (05), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, de autoria do Poder Executivo, que tem como principais objetivos promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população. “É inacreditável que o prefeito tenha enviado um plano mirabolante a partir de um estudo técnico, que não foi realizado pela Prefeitura. Citar a navegabilidade do Rio Morno, por exemplo, é uma brincadeira com o povo do Recife”, disse. Segundo a vereadora, o correto seria a elaboração da proposta com base em pesquisa de origem-destino que identificaria as necessidades de mobilidade no Recife e Região Metropolitana.

Na próxima legislatura, que tem início em 1º de janeiro de 2013, o Recife empossará dois vereadores a mais que a quantidade atual. Em vez dos 37 em exercício, o limite do número de parlamentares será de 39, porque a população do município é maior que 1 milhão e 500 mil habitantes e menor que 1 milhão e 800 mil. A composição da Câmara Municipal do Recife será modificada em observação ao critério populacional, nos termos da previsão constante do artigo 29, da Constituição Federal, que ganhou nova redação dada pela emenda constitucional número 58, de 23/09/2009.

O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, na tarde desta segunda-feira (05), fazer um apelo ao governador Eduardo Campos (PSB) por melhorias no atendimento do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE).