Notícias

No último domingo, dia 5 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi lembrada nesta quarta-feira, 8, pelos vereadores. O primeiro a falar no assunto foi Romildo Gomes (Dem), que sugeriu uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, fazendo melhor uso da água, reduzindo o desmatamento e a emissão de poluentes. “Embora sejamos um país rico em recursos naturais, os problemas que enfrentamos se devem a um mau planejamento e à falta de educação quanto ao seu uso”.

Para oficializar e protocolar as denúncias feitas em plenário na tarde de ontem, integrantes da bancada de Oposição estiveram na manhã desta quarta-feira, 8, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Aline Mariano (PSDB) e Maré Malta (PPS) representaram os demais integrantes da bancada nos dois encontros.

Na tarde desta quarta-feira, 08, a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou parecer favorável ao projeto de lei que obriga as escolas públicas e privadas do município a terem detectores de metais nas entradas. A proposta, de autoria do vereador Vicente André Gomes (PC do B), estabelece que o ingresso de qualquer pessoa em estabelecimento de ensino, sem exceções, está condicionado à passagem pelo equipamento. Quem se negar, não estará autorizado a entrar nas instituições, que terão 90 dias para se adequarem às mudanças.

O vereador Aerto Luna (PRP) presidiu, na manhã desta quarta-feira, 8, a reunião pública de instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida. Ele é o autor do projeto de resolução que cria a frente. “A finalidade é propor e discutir ações para enfrentar todas as manifestações contrárias à vida, entre elas o aborto”, explicou vereador. Na reunião, também foi discutido o estatuto da frente parlamentar que será presidida por Aerto Luna. Os vereadores André Ferreira (PMDB) e Amaro Cipriano Maguari (PDT) foram escolhidos vice-presidentes.

As tradicionais sacolas de plástico distribuídas no comércio, que já estão proibidas em algumas capitais, começam a ser combatidas pela Câmara Municipal do Recife. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, na reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 8, o projeto de lei que obriga os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres do Recife a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis para o acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas. Com isso, a matéria ganha força para ser votada nas próximas sessões, em plenário.

Os vereadores da Oposição Maré Malta (PPS) e Aline Mariano (PSDB) repercutiram na reunião plenária desta terça-feira, 07, a suspeita de fraude na compra de títulos públicos realizada com o dinheiro da previdência dos servidores municipais – Reciprev - durante a gestão do ex-prefeito João Paulo. Os parlamentares apresentaram dados de reportagem publicada na imprensa sobre o relatório do Tribunal de Contas do Estado. Uma auditoria especial do Banco Central revelou um prejuízo de R$ 4,6 milhões aos cofres públicos, resultado de superfaturamento na compra. Maré Malta disse que já encaminhou ao Executivo um pedido de informação para saber se a atual gestão também realizou operação semelhante.

Em campanha salarial e em greve há dois dias, servidores municipais da Saúde como enfermeiros, auxiliares e técnicos de saúde bucal participaram da reunião plenária desta terça-feira, 07. Eles receberam o apoio da vereadora Vera Lopes (PPS) e ouviram respostas por parte do líder do Governo Josenildo Sinesio (PT).

A Doutora Vera Lopes (PPS) discutiu nesta terça-feira, 7, o parecer de rejeição da Comissão de Legislação e Justiça a um projeto de lei de sua autoria. Ela quer instituir no Recife as eleições para diretores e vice-diretores de hospitais municipais, clínicas, postos de saúde e policlínicas – tal como acontece com as escolas da rede pública – mas foi alertada pelos colegas sobre a inconstitucionalidade da proposta.

Para incentivar a assistência à criança e ao adolescente, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em desenvolvimento, um projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB) será votado na sessão de hoje à tarde, prevista para começar às 15h, na Câmara Municipal do Recife. O projeto chega ao plenário fortalecido pelos pareceres de aprovação das comissões de Defesa dos Direitos Humanos; Educação e Cultura; Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento.

No último sábado, o Diario de Pernambuco publicou uma reportagem sobre a possível expulsão do vereador Vicente André Gomes do Partido Comunista do Brasil. Exercendo o sexto mandato parlamentar na Câmara do Recife e há dez anos militando no PC do B, o parlamentar disse na reunião plenária desta segunda-feira, 06, que leu a matéria com uma profunda mágoa e que não foi comunicado oficialmente da decisão. Ele recebeu apoio de vários colegas.