Para homenagear o dia mundial dos escoteiros, comemorado em 23 de abril, dia de São Jorge, patrono do movimento, o vereador Aerto Luna (PRP) concedeu uma placa comemorativa ao dia, em reunião solena na Câmara do Recife. Ao todo, existem no Estado 30 grupos de escoteiros, sendo 11 no Recife, contando com um total de 1.418 registros em Pernambuco e 519 no Recife.
Dois projetos de lei, sendo um de 2010 e outro deste ano, foram discutidos na reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 23. A abordagem das matérias é diferente entre si, mas o assunto é conflitante e por isso vai exigir uma anáilise mais profunda antes de receber o parecer do relator. Um dos projetos é da vereadora Priscila Krause (DEM), que altera a Lei das Calçadas por transferir para o poder público a responsabilidade na manutenção das calçadas do Recife e o outro é de autoria de Aline Mariano (PSDB), que estabelece critérios técnicos e parâmetros para a construção dessas vias públicas.
Militantes do Partido dos Trabalhadores, partidários do prefeito João da Costa, lotaram na tarde desta terça-feira 22, o plenário da Câmara do Recife e impediram com gritos e vaias vereadores petistas, contrários ao prefeito, de terminar seus discursos. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi o primeiro a falar sobre o resultado das prévias do PT. Ele faz parte da tendência Alternativa Socialista Democrática, que apoia o prefeito, e foi aplaudido durante seu discurso a favor do resultado. No entanto, o vereador Josenildo Sinesio (PT), contrário a João da Costa, foi impedido de discussar pelos gritos e vaias da plateia. A sessão foi suspensa a pedido do vereador Augusto Carreras (PV), primeiro secretário da Casa, e acatado pelo presidente Jurandir Liberal (PT).
A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu a tribuna da Câmara no pequeno expediente desta tarde, para repercutir mais uma vez, a situação da reforma do Teatro do Parque. Segundo ela, mesmo após ter realizado uma denúncia há um mês, o local ainda encontra-se em situação de abandono e isso se dá devido a um problema em relação a uma emenda parlamentar do deputado Maurício Rands.
A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que entrou com um Pedido de Informação à Prefeitura do Recife, junto com o Presidente do PPS, Raul Jungmann. “Queremos saber quantos cargos comissionados e salários a Prefeitura possui, quais são as empresas terceirizadas, os nomes dos empregados, onde estão atuando e o valor de cada contrato. E, ainda, qual é o total de concursados e seus respectivos salários. As licitações feitas pela PCR e os contratos que não foram feitos através de licitações também deverão ser esclarecidos”, disse.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) criticou a Marcha da Maconha ocorrida ontem (20), no Recife. “Mais uma vez houve a marcha que faz apologia ao uso de drogas, ao crime. Estamos numa epidemia de drogas, de crack, e nós que temos compromisso não podemos aceitar que esse tipo de coisa aconteça na nossa sociedade. Sabemos muito bem como isso tem prejudicado nossas famílias, que perdem pessoas queridas”, disse.
O vereador Múcio Magalhães (PT) falou sobre a prévia do Partido dos Trabalhadores (PT), que escolheria qual candidato disputaria a prefeitura do Recife, ocorrida ontem (20). Segundo o parlamentar, o resultado ainda não está concluído. “Estamos sem resultado definido porque as circunstâncias que marcaram a prévia são preocupantes, são fatos que ultrajam a democracia do PT. Não tem um vencedor, não existe um candidato do PT a prefeito do Recife”,disse.
Na tarde desta segunda-feira, 21, o vereador Alfredo Santana (PRB) discursou na tribuna da Câmara em defesa de melhor qualidade de vida para os idosos. “Mesmo com o Estatuto que os defendem, ainda há situações de desrespeito, preconceito, exploração e violência contra os idosos do Brasil. É nossa obrigação promover os direitos humanos dessa parcela da população”, destacou.
As lojas de alimentação rápidas (fast-foods) instaladas no Recife serão obrigadas a informar aos consumidores a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio, bem como o valor calórico contido nos alimentos comercializados. Isso ocorrerá se for aprovado o projeto de lei número 64/2012, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ele aguarda emendas, enquanto é analisado, para emissão de pareceres, pelas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Defesa dos Direitos Humanos e de Higiene, Saúde e Bem Estar Social.
Dois irmãos, o desembargador Fausto de Castro Campos, e o juiz Luciano de Castro Campos, foram contemplados com títulos de Cidadão do Recife, concedidos pelos vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Gilvan Cavalcanti (PSD), respectivamente. Os dois títulos foram concedidos em uma única solene na Câmara do Recife, nesta tarde, por se tratar de irmãos. Os dois são baianos, mas estudaram no Recife e aqui fizeram carreira jurídica.