Os vereadores Maré Malta (PPS) e Josenildo Sinesio (PT) participaram hoje de um fórum sobre segurança bancária promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e repercutiram o evento na reunião plenária desta terça-feira, 16. Ambos têm leis sancionadas para melhorar a segurança nas instituições financeiras. Para eles, a Câmara do Recife também tem dado a sua contribuição através dos projetos de lei que tratam do assunto e das leis.
O vereador Aerto Luna (PRP) saudou na tarde desta terça-feira, 16, os dois anos de arcebispado de Dom Fernando Saburido à frente da Arquidiocese de Olinda e Recife. “Ele vem cumprindo sua missão de forma extraordinária, com estilo conciliador e um perfil que busca o diálogo e a aproximação da igreja com o povo. O arcebispo prega a unidade e por isso colhe frutos na reestruturação organizacional da entidade, implantando os vicariatos episcopais que descentralizam a administração das paróquias”.
A quantidade de acidentes de motos, que levam à morte uma pessoa por hora em todo o país, mobilizou na tarde desta terça-feira, 16, os vereadores da Câmara do Recife. Vera Lopes (PPS) considera esses acidentes como uma verdadeira epidemia, lotando as Utis dos hospitais e aumentando o rombo da previdência social. A vereadora está convocando uma audiência pública, dia 15 de setembro, para discutir os acidentes com motos e a falta de fiscalização no trânsito.
O vereador Estéfano Menudo (PHS) foi à tribuna, nesta terça (16), informar sobre o resultado
da reunião realizada ontem na comunidade do Vietnã. Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT), Erivaldo da Silva (PTC) e Jadeval de Lima (PTN) também participaram do encontro onde foram levantadas diversas discussões em torno da busca para melhorias daquela comunidade, junto com lideranças comunitárias, religiosas e agentes de saúde.
Com pareceres favoráveis das comissões temáticas de Segurança Pública, Defesa dos Direitos Humanos, Defesa do Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente, o projeto de lei 36/2011, do vereador Maré Malta (PPS), vai a segunda votação na reunião plenária desta terça-feira, que começa às 15h. O projeto obriga todas as instituições bancárias que são autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, todos os correspondentes bancários, bem como todas as empresas especializadas no transporte e na guarda de numerários (valores de moeda corrente) que utilizam “carro-forte”, e estabelecidas no Recife, a utilizar equipamento de segurança tipo malote que contenham dispositivo interno que inutilizem as cédulas nos casos de arrombamento ou de abertura não autorizada.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, as doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão lidera as estatísticas de morte provocadas pelo câncer. Os dados foram trazidos ao plenário na tarde desta segunda-feira, 15, pelo vereador Alfredo Santana (PRB), que se mostrou preocupado com o aumento e as consequências do consumo do cigarro.
O sucesso do evento Recife sem Drogas, desse final de semana no Parque Dona Lindu, foi para o vereador Luiz Eustáquio (PT) o pontapé inicial de uma longa caminhada. Ele disse na tarde desta segunda-feira, 15, que fez a distribuição de camisas e adesivos para incentivar a sociedade a se engajar na luta, que deve ser sem tréguas. Além da Prefeitura do Recife, a ONG Oásis da Liberdade, participou ativamente do evento. Ele lembrou a criação da Frente Parlamentar contra o Crack, que já realizou diversas audiências públicas e viagens a outros estados para conhecer a realidade e como eles tratam a questão. “Essas experiências foram proveitosas e nos ajudaram a aprofundar a luta contra as drogas”.
O vereador Estéfano Menudo (PHS) comemorou na reunião plenária desta segunda-feira, 15, o início das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil no Centro Social Urbano da Mustardinha (Cmei). Ele disse que vem travando essa luta desde o início de seu mandato. “A Prefeitura implantou o `Programa Primeira Escola para melhorar a qualidade do ensino, garantindo acesso a crianças d e0 a 5 anos. Para isso, foram propostos os centros de educação infantil, os Cmeis, com projeto próprio para atender a esta clientela”.
Os vereadores da Comissão Especial de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara se reuniram na manhã de hoje, 15, com o presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Milton Botler, para discutir o projeto de lei do Poder Executivo que institui o Plano de Mobilidade Urbana para o Recife. Botler explicou aos parlamentares a proposta da prefeitura. “Observei que existe integração com o plano de mobilidade estadual, o que vai facilitar a implantação”, afirmou Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.
Foi enviado ao Executivo Municipal para efeito de sanção da lei e publicação no Diário Oficial, o projeto de autoria do vereador Marcos di Bria (PTC), que declara de utilidade pública, no âmbito municipal, o Projeto Barnabé, hoje uma associação civil sem fins lucrativos. A matéria foi aprovada em duas votações realizadas na semana passada na Câmara Municipal do Recife e o prefeito João da Costa terá 15 dias úteis, a partir do dia em que receber o projeto, para analisá-lo. O prazo está previsto na Lei Orgânica do Recife, artigo 34, o qual determina que se a autoridade do Executivo não se pronunciar, haverá automaticamente uma sanção tácita.