O prefeito João da Costa inaugurou na manhã desta quarta-feira, 21, Dia Nacional da Árvore, a requalificação da Praça Olavo Bilac, na Rua do Hospício. Participaram da solenidade o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), os vereadores Marcos Di Bria (PTC), Almir Fernando (PCdoB) e Inácio Neto (PT), além de vários secretários do governo municipal. Foram investidos na obra R$ 350 mil para elevação das calçadas nas paradas de ônibus, substituição dos pisos de cimentos por tijolos intertravados e pedra portuguesa, rampas de acesso, melhoria na iluminação, bancos, mesas, novo gramado, entre outros.
Quatro projetos de lei tramitam na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara presidida por Múcio Magalhães (PT), entre eles o que institui normas e procedimentos para o gerenciamento e destinação de lixo tecnológico. O vereador Alexandre Lacerda (PTC) será o relator da proposta de autoria do vereador Aerto Luna (PRP). Também participaram da reunião na manhã desta quarta-feira, 21, os vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Sérgio Magalhães (PTC).
Criar a Paraolimpíada Municipal na Cidade do Recife. Esse é o objetivo do Projeto de Lei n° 111/2011 que está tramitando na Câmara e tem como autor o vereador Gilberto Alves (PTN). A ideia do parlamentar visa fomentar e revelar talentos em diversas modalidades esportivas, incentivando-os a participar de provas e outras paraolimpíadas em Pernambuco, no Brasil, ou até mesmo no mundo.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) registrou a passagem do Dia Estadual do Educador Social, comemorado em 19 de setembro, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife de segunda-feira. Ele ressaltou que esses profissionais são mais que orientadores escolares. “Os educadores sociais trabalham coletando dados e dialogando com meninos e meninas de rua, dependentes químicos, atividades sócio-educativas para terceira idade, apoio a portadores de necessidades especiais, e as mais variadas pessoas que necessitam de assistência social. Esse contato com a população é importante para os governos municipais, pois só assim poderão identificar e atuar de forma precisa para melhorar a vida dos cidadãos. O que merece maior destaque no ofício do Educador Social são o trabalho humanizado e sensibilizador que não só identifica, mas também consegue perceber a melhor maneira de ajudar as pessoas”, disse.
Um ano e nove meses depois de fundada, a Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack comemora os avanços conquistados no sentido de criar uma agenda entre os poderes constituídos e a sociedade civil para estabelecer as políticas públicas que combaterão o uso da droga. O presidente da frente, vereador Luiz Eustáquio (PT), ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião ordinária de hoje, 19, para ressaltar que os trabalhos da equipe foram fundamentais na definição da política anunciada pela Prefeitura do Recife, no dia 16, criando a Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas.
O vereador Múcio Magalhães (PT) prestou homenagem, na tarde desta segunda (19), ao pensador e educador Paulo Freire, pelos seus 90 anos. “Com suas ideias e seu exemplo de vida, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores de todo o mundo”.
O vereador Maré Malta (PPS) trouxe a esta Casa, na tarde desta segunda (19), debate a respeito da Proposta de Emenda à Constituição, nº 300 (PEC 300), que estabelece que a remuneração dos policiais militares a nível nacional não poderá ser inferior à da polícia militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos bombeiros militares e aos inativos.
O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, nesta segunda-feira (19), repercutir nota que saiu no dia de hoje no Jornal do Commercio sobre o trânsito da Região Metropolitana do Recife, em especial sobre as lombadas eletrônicas colocadas recentemente na PE-15.
Está confirmado: nas eleições municipais do próximo ano, o Recife elegerá 39 vereadores, dois a mais que atualmente. O projeto de emenda à Lei Orgânica do Recife, que altera o número de vereadores, foi aprovado por unanimidade em segunda e última votação realizada na reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 19. O Recife é o primeiro município de Pernambuco que modifica a composição da casa legislativa, com base na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 58 que condiciona a quantidade de vereadores ao aumento populacional.
A Prefeitura do Recife renovou por mais um ano a portaria que permite aos taxistas circular nos corredores exclusivos para ônibus. Na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o vereador Aerto Luna (PRP) comemorou a decisão e parabenizou a categoria pelo bom cumprimento da norma. “Quero parabenizar o comportamento e a forma com que os taxistas se portaram durante este período experimental de 90 dias e também o prefeito, por respeitar e dar oportunidade à categoria trabalhar da melhor forma”.