Notícias

A vereadora Aline Mariano (PSDB) vai entrar com um pedido de informação à Prefeitura do Recife e realizar também na Câmara uma audiência pública para obter informações sobre a situação dos ex-catadores de lixo do antigo Aterro da Muribeca, fechado em 2009. Na tarde desta segunda-feira, 11, ela repercutiu os números apresentados pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na semana passada.

O vereador Alfredo Santana (PRB) lamentou a situação dos moradores de comunidades do Recife, que sofrem com a falta de estrutura e chamou atenção para a necessidade de medidas urgentes. “O nome mudou. O que era chamado de favela, agora chamam de comunidade, mas elas não param de crescer. A cada dia aparece mais uma e isto deve ser evitado, porque até aluguel cobram para morar em uma área invadida”.

A tragédia do Realengo, ocorrida na última quinta-feira, 7, no Rio de Janeiro - quando um homem invadiu uma escola e matou 12 crianças - foi lembrada na Câmara do Recife no pronunciamento do vereador Maré Malta (PPS). Na reunião desta segunda-feira, 11, ele classificou o assassino como “louco e covarde”, e alertou para a necessidade de o país discutir alternativas para diminuir os riscos da violência nas escolas.

A realização de eventos na Praça Rio Branco, do Marco Zero, poderá ser regulamentada por lei caso seja aprovado o projeto de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM) a ser votado na sessão ordinária de hoje à tarde. A matéria já recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, porque “o Marco Zero vem sofrendo com maus tratos e insensibilidade administrativa, uma vez que não foi projetado para suportar a montagem de equipamentos para realização de eventos de massa”. A sessão está prevista para começar às 15h.

Políticos, empresários e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário – vários desembargadores, juízes e advogados – estiveram presentes na sessão solene realizada pela Câmara Municipal para entrega do título de Cidadão do Recife ao desembargador Jovaldo Nunes Gomes; e a Medalha do Mérito José Mariano ao também desembargador, Gustavo José Paes de Andrade. A solenidade, que lotou o plenário e as galerias, ocorreu nesta sexta-feira, 9, a partir das 10h e foi presidida pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PMN). A entrega das comendas foi feita pelo primeiro secretário da casa, vereador Augusto Carreras (PV).

Em reunião na manhã desta quinta-feira, 7, os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara declararam apoio aos médicos que realizam hoje paralisação de 24 horas no atendimento aos pacientes dos planos de saúde em protesto contra a baixa remuneração. A manifestação da categoria marca o Dia Mundial da Saúde. Participaram da reunião os vereadores Luiz Eustáquio(PT) , Dra. Vera Lopes (PPS) e Jadeval de Lima (PTN).

Para marcar os 13 anos do segundo jornal mais lido e mais vendido do Estado, a Folha de Pernambuco, os vereadores Maré Malta (PPS) e Sergio Magalhães (PTC) promoveram na tarde desta quarta-feira, 5, uma reunião solene no plenário da Câmara, onde o diretor executivo Paulo Pugliesi recebeu uma placa comemorativa pela passagem da data. A reunião foi presidida pelo vereador Edmar de Oliveira (PHS).

Amanhã, no Dia Mundial da Saúde, os médicos de Pernambuco farão uma paralisação de 24 horas e não irão atender os pacientes de planos de saúde. Apenas as urgências e emergências irão funcionar. A medida foi anunciada na reunião plenária desta quarta-feira, 6, pela vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica. A parlamentar disse que a categoria não tem motivos para comemorar, porque a saúde está sucateada.

Na reunião desta quarta-feira, 6, o vereador Sérgio Magalhães (PTC) criticou a gestão de João da Costa à frente da Prefeitura do Recife. Para ele, um dos problemas mais graves da cidade é o trânsito, que estaria caótico e sem fiscalização.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, em reunião nesta quarta-feira, decidiu marcar a data da audiência pública que será realizada no próximo dia 4 de maio, às 9 h, no plenarinho da Casa. O encontro servirá para analisar todas as leis municipais sobre bancos que tenham sido aprovadas, mas não são cumpridas nem fiscalizadas, bem como para encaminhar a discussão sobre novos projetos já em tramitação sobre o mesmo assunto.