Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado amanhã, o vereador Almir Fernando (PC do B) fez um discurso no plenário nesta quarta-feira, 6, para ressaltar a importância da categoria. Ele lamentou o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, desde 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal, e disse que apoia a mobilização nacional a favor da volta do diploma.
Durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje, 6, que começa às 15h, a Câmara Municipal do Recife vai homenagear a Folha de Pernambuco pela passagem dos 13 anos de existência, comemorados no dia 3. A iniciativa é do vereador Maré Malta (PPS), para quem o jornal “sempre esteve a serviço das grandes aspirações coletivas de Pernambuco e do Brasil, informando precisamente seu leitor e afirmando-se, no curso de sua trepidante existência, como um jornal de claros posicionamentos liberais e defensor das franquias democráticas e do Estado de Direito”. O jornal foi fundado em 1998, pelo Grupo bEQM, comandado por Eduardo de Queiroz Monteiro.
A lei municipal 17.669/2010 obriga as agências bancárias a instalar divisórias entre as filas, nos guichês dos caixas. O objetivo é impedir que assaltantes observem quando os clientes sacam dinheiro. Mas a medida de segurança não vem sendo adotada e esse desrespeito à lei de autoria do vereador Alexandre Lacerda (PTC) prejudica a população. “É inadmissível que os usuários de serviços bancários continuem sendo vítimas de assaltos de saída de banco quando a legislação exige a instalação de equipamentos que impediriam esses crimes”, lamentou o vereador.
Pelo menos cem moradores da comunidade 27 de Novembro, na UR 3, Ibura, estiveram na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 5. Eles vieram pedir o apoio do legislativo municipal para intermediar a negociação com o governo do Estado no que diz respeito à construção de suas casas. Uma comissão composta por sete representantes foi recebida pelos vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Vera Lopes (PPS), Maré Malta (PPS), Jairo Brito (PHS), Estéfano Menudo (PHS) e Sérgio Magalhães (PTC).
A maioria dos parlamentares da Câmara do Recife demonstrou na tarde desta terça-feira, 5, preocupação com os rumos da reforma política em andamento no Congresso Nacional. O vereador Maré Malta (PPS), um dos primeiros a discutir o assunto na Casa, alertou aos colegas que os vereadores de todo o país estão sendo usados como cobaias da mudança. “A Comissão Especial do Senado acabou de aprovar a lista fechada para as próximas eleições proporcionais. Isso significa dizer que o povo escolherá o partido e os ”donos do partido” escolherão quais os que serão “eleitos” e representarão a sociedade”.
Depois de quase seis anos de experiências, o ex-presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Josenildo Sinesio (PT), afirmou na tarde desta terça-feira, 5, na Câmara do Recife que o órgão é hoje uma realidade crescente não apenas no Recife, mas em todo o país. Ele informou que ainda esta semana, João Pessoa inaugura sede própria e terá a primeira reunião do ano. A entidade já existe em Natal (RGN), Salvador (BA) e o estado de Santa Catarina está discutindo a ideia. “Isso demonstra que a ação do vereador não pode mais ser isolada em sua cidade”.
Dos 850 ex-catadores e catadores de lixo do Aterro da Muribeca, que ficaram sob a responsabilidade do Recife, 226 já foram empregados e 611 ainda aguardam postos de trabalho, porque apenas 274 fizeram cursos e 489 ainda aguardam capacitação. Os dados foram trazidos ao plenário pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na reunião desta terça-feira, 5. O parlamentar repercutiu a denúncia feita ontem pela vereadora Aline Mariano (PSDB) de que a Prefeitura do Recife não estaria cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito em 2008. O Aterro da Muribeca foi interditado um ano depois por ordem judicial.
O vereador Estefano Menudo (PHS) fez um apelo ao prefeito do Recife durante a tarde desta terça-feira, 5. O motivo foi a licitação publicada no Diário Oficial do dia, a concorrência de número 01/2011, da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer, que cria na cidade onze Centros Municipais de Educação Infantil - Cemeis. Segundo Menudo, ele já havia feito a solicitação para que o antigo Centro Social Urbano da Mustardinha fosse transformado em Cemei, mas o espaço não foi contemplado na licitação.
Tramita na Câmara do Recife projeto de lei do vereador Maré Malta (PPS), que pretende reduzir no Recife um tipo de crime cada vez mais comum em todo o país, o arrombamento de caixas eletrônicos. Da tribuna, o autor defendeu a proposta que quer implantar nas máquinas da cidade uma tecnologia que irá inutilizar as cédulas no caso de qualquer intervenção não autorizada. “Tenho certeza que o projeto sensibiliza esta Casa, já que todos, sem exceção, têm interesse em contribuir para a melhoria da segurança”.
Um projeto de lei do vereador Amaro Cipriano (Maguari), do PDT, estabelece que os hospitais e maternidades públicas e privadas do Recife sejam obrigados a identificar os recém-nascidos através de uma pulseira com sensor eletrônico sonoro que só seria retirada após a alta médica, na presença da mãe ou do responsável. De acordo com o parlamentar, a proposta tem o objetivo de reduzir os casos de sequestros e troca de bebês nas unidades de saúde.