A reunião solene foi realizada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 29, por iniciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). O parlamentar é o autor do requerimento aprovado por unanimidade na Câmara para lembrar o Dia Mundial do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O clube foi criado em 1950 para desenvolver atividades físicas, mentais e espirituais com crianças e adolescentes dos 10 aos 15 anos. “Com um programa dinâmico de reuniões semanais, eles aprendem a desenvolver seus talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza em acampamentos, caminhadas, escaladas”, destacou o vereador. A reunião foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB).
Nas salas de aulas das creches do Recife, além dos professores, outros profissionais são responsáveis pelo cuidado com as crianças de 0 a 3 anos. Eles são os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), trabalham nos Cemeis da cidade e exercem atividades semelhantes às de um professor. Por isso, querem que sua função seja reconhecida como cargo pedagógico. O assunto foi discutido nesta quinta-feira, 28, numa audiência pública que lotou o plenarinho da Câmara. A iniciativa do debate partiu do vereador Osmar Ricardo (PT).
Por causa do grau de excelência tecnológica investido na infraestrutura médico-hospitalar, que tem ajudado a salvar milhares de vidas, o Hospital Real Português foi homenageado em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 28, pela Câmara Municipal do Recife. “A motivação que me levou a pedir a realização dessa homenagem se deu em virtude do admirável e incansável trabalho do centenário Hospital Português em busca da eficiência no atendimento à saúde das pessoas, sem nunca medir esforços e investimento na modernização”, afirmou o vereador Marcos Menezes (DEM), autor da homenagem.
Mesmo fora da ordem do dia, o projeto de lei do Executivo nº 02/11, conhecido como o “Projeto da Reforma”, foi o assunto mais discutido da reunião desta quarta-feira, 27, na Câmara do Recife. A matéria que havia entrado na pauta de ontem está nas mãos da líder da Oposição, Priscila Krause (Dem). Ela pediu vistas ao projeto e tem até a próxima segunda-feira para devolvê-lo. Hoje, a vereadora Marília Arraes (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Casa, comunicou a retirada do antigo parecer sobre o projeto para que o grupo faça uma reanálise, desta vez, do substitutivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa.
Os 25 anos do Colégio Fazer Crescer foram celebrados na Câmara Municipal, na tarde desta quarta-feira, 27, por iniciativa do vereador Maré Malta (PPS). A solenidade reuniu alunos e ex-alunos, pais, professores, diretores e parte do corpo administrativo da instituição e teve apresentações musicais dos estudantes. A fundadora Ruth Vitalino e a diretora Gláucia Lira receberam uma placa comemorativa pela passagem da data. "Homenagear o Fazer Crescer não é só uma grande honra como um grande prazer. Falar deste colégio é falar de amor. Dr. Urbano e D. Ruth Vitalino são os grandes protagonistas desta linda história de amor, que hoje estamos aqui comemorando", destacou o parlamentar.
A notícia de um convênio entre a Prefeitura do Recife e os taxistas da cidade repercutiu na reunião desta quarta-feira, 27. O vereador Aerto Luna (PRP), que conversou com o prefeito João da Costa sobre a mudança, aproveitou para agradecer a confiança do gestor na categoria, que agora será convocada para identificar problemas na cidade e repassar as informações ao Executivo.
Durante a reunião desta quarta-feira, 27, os vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Múcio Magalhães (PT) prestaram homenagem ao dia dos Empregados Domésticos, profissão somente reconhecida no país em 1972 e cujos direitos foram ampliados em 1988 com a nova Constituição Federal. O trabalho doméstico é a atividade que mais ocupa mulheres, chegando a 15% o total de ocupação feminina.
A Comissão de Segurança Pública promoverá uma audiência pública para discutir a segurança dos bancos e as leis municipais elaboradas para o setor, mas que não são cumpridas. O encontro está marcado para a próxima quarta-feira, 04, às 9h30, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O assunto foi um dos destaques da reunião da comissão, presidida pelo vereador Maré Malta (PPS), na tarde desta quarta-feira (27), acompanhado pelos vereadores Almir Fernando (PCdoB) e Amaro Cipriano Maguari (PDT).
O vereador Edmar de Oliveira (PHS) informou que, apesar de ter não ter participado dos recentes debates em plenário, a partir de agora irá responder ao que considera uma "perseguição" ao prefeito João da Costa. "Fiquei chocado com a perseguição desenfreada da oposição. Daqui para frente não vou aguentar calado todas as provocações".
Marcos Menezes (DEM) deu entrada na tarde desta terça-feira 26 na Câmara do Recife a um pedido de informação ao prefeito João da Costa sobre o andamento do programa Reluz, cujo convênio foi assinado ainda na gestão do ex-prefeito João Paulo. O programa recebe verba do governo federal e serve para ampliação, melhoria e colocação de novos pontos de luz nas cidades conveniadas.