Quando assumiu a presidência da Câmara Municipal do Recife, em janeiro de 2009, Múcio Magalhães (PT) enfrentou dois desafios: exercer o mandato parlamentar e, ao mesmo tempo, dirigir a Casa. Secretário de Governo durante as duas gestões do ex-prefeito João Paulo, Múcio Magalhães foi eleito vereador pela primeira vez em 2008, com 9.990 votos. “Tive que aprender a ser vereador e a ser presidente de uma vez só e de forma rápida”, comentou ele, acrescentando que sempre teve muita colaboração dos funcionários da Câmara. “Foi uma experiência positiva e gratificante”, resumiu.
Líder do PSDB na Câmara, a vereadora Aline Mariano falou na sessão plenária desta terça-feira, 28, do papel da oposição em 2010 e disse que o grupo, apesar das cobranças sistemáticas, tem ajudado o Governo no que é de interesse da população. “Não fazemos uma oposição de o quanto pior melhor. Também não considero que o prefeito esteja bem, infelizmente, nem politicamente, nem administrativamente e nem na área social, mas torcemos para que no próximo ano aconteçam as coisas na nossa cidade”.
Líder do Partido Trabalhista Brasileiro na Câmara, Carlos Gueiros defendeu a alternância de poder, durante o discurso de balanço de 2010 na sessão plenária desta terça, 28. O vereador, que preside há 10 anos a Comissão de Finanças e Orçamento, falou da importância da participação e do rodízio das pessoas em todas as funções. Ele é autor de projeto de lei, em tramitação na Câmara, que trata sobre o assunto.
Na última sessão legislativa de 2010, realizada na manhã desta terça-feira, 28, o discurso de despedida do vereador Múcio Magalhães (PT), como presidente da Câmara do Recife, foi de agradecimentos. Ele destacou a honra e o orgulho de ter conduzido os trabalhos da Casa de José Mariano e disse que vai continuar o mandato de parlamentar da bancada do governo, mas que defenderá, acima de tudo, a independência do Poder Legislativo.
A líder da oposição na Câmara do Recife, Priscila Krause (Dem) iniciou seu último pronunciamento do ano citando os números da pesquisa Datafolha que fez um ranking para a avaliação de prefeitos de oito capitais brasileiras. João da Costa aparece com 24% de aprovação, o que lhe garantiu uma das piores colocações na pesquisa, o antepenúltimo lugar. Para ela, os números refletem o sentimento da população nas ruas. “Ao contrário do que declarou o prefeito recentemente, estes dois anos foram de muita promessa e poucas realizações. A cidade esperava mais do prefeito e de sua equipe”.
“A hora é de realização e 2011 será o ano da virada da gestão”. Foram as palavras do vice-líder do Governo na Casa, Inácio Neto (PT), em defesa do prefeito João da Costa e da atual gestão, no discurso de encerramento das atividades plenárias na manhã desta terça-feira, 28. O parlamentar, que exerce o primeiro mandato como vereador do Recife, falou ainda da sua atuação como representante do legislativo municipal e disse que termina o ano realizando o sonho de entrar no Partido dos Trabalhadores. O vereador foi eleito pelo PMN mas, desde novembro, integra a bancada petista na Câmara.
Líder do PHS, o vereador Jairo Britto foi outra voz em defesa da gestão do prefeito João da Costa à frente da Prefeitura do Recife. Durante a sessãod e encerramento desta terça-feira, 28, ele agradeceu o apoio dos parlamentares – em especial aos colegas de partido Estefano Menudo e Edmar de Oliveira. – e, avaliou positivamente o trabalho do prefeito nos últimos dois anos.
A única representante do PPS na Câmara do Recife falou em nome de seu partido durante a sessão de encerramento dos trabalhos legislativos de 2010, nesta terça-feira, 28. A Doutora Vera Lopes agradeceu o apoio dos colegas, da imprensa e da sociedade ao seu trabalho de defesa da saúde. “Venho de um PSF, atuo nas urgências de média e alta complexidade. Atendo à população, faço políticas sociais na saúde e sei da necessidade que ela tem. Apesar da criação das UPAS, as clínicas e policlinicas estão sobrecarregadas e não dão conta do número de atendimentos. A espera chega a oito horas”.
Um misto de tristeza e alegria. Assim definiu Daniel Coelho o sentimento do último discurso como vereador na tribuna da Casa de José Mariano, na manhã desta terça-feira, 28. O parlamentar, já diplomado como deputado estadual, tomará posse em fevereiro na Assembleia Legislativa. Após seis anos ocupando uma cadeira na Câmara do Recife, ele despediu-se emocionado e agradeceu o apoio dos colegas. “Saio da Câmara com a sensação de dever cumprido e com muita vontade de continuar provando, a cada gesto, que existe na prática um projeto independente de política sendo construído. Obrigado ao meu Pernambuco pela confiança dada ao nosso trabalho”.
Na última sessão legislativa de 2010, realizada na manhã desta terça-feira, 28, o discurso de despedida do vereador Múcio Magalhães (PT), como presidente da Câmara do Recife, foi de agradecimentos. Ele destacou a honra e o orgulho de ter conduzido os trabalhos da Casa de José Mariano e disse que vai continuar o mandato de parlamentar da bancada do governo, mas que defenderá, acima de tudo, a independência do Poder Legislativo.