Na tarde desta quinta-feira, 24, o presidente nacional de honra do PT do B, Antonio Rodriguez Fernandes, recebeu o título de Cidadão do Recife, em sessão solene promovida pelo vereador Osmar Ricardo (PT). Natural de Barcelona, na Espanha, o homenageado disse que fará de tudo para divulgar o Recife para o mundo.
Em reunião conjunta das comissões de Legislação e Justiça, e Finanças e Orçamento da Câmara, vereadores discutiram com secretários municipais ajustes que precisam ser feitos no projeto de lei 02/2011 de autoria do poder executivo enviado à Casa de José Mariano no último dia 15. O projeto cria a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, a Coordenadoria do Parque Dona Lindu, a Controladoria Geral do Município, além de novos cargos na Secretaria Especial de Relações com a Imprensa, Secretaria de Comunicação e Empresa de Urbanização do Recife (URB).
Por iniciativa do vereador Josenildo Sinesio (PT), a Arquidiocese de Olinda e Recife lançou na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara do Recife a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e Vida no Planeta com o lema “A criação geme em dores de parto”, uma alusão ao capítulo 8, versículo 22 dos Romanos. A Campanha deste ano fala sobre o meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, suas causas e conseqüências. O Arcebispo D. Fernando Saburido foi representado pelo padre Josenildo Tavares. O lançamento contou ainda com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais.
O vereador Almir Fernando (PC doB) pediu na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara do Recife que os vereadores refletissem melhor sobre a reforma política, alertando que eles são tratados como cobaias das mudanças propostas nestes processos. “Ninguém procurou nenhum vereador do Recife para saber qual a nossa opinião sobre as reforma que está sendo discutida em nível federal e estadual”.
A Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara do Recife também se reuniu na tarde desta quarta-feira, 23. Os vereadores discutiram alternativas para otimizar o fluxo de veículos nas Zonas Norte e Sul da cidade, em especial, dos ônibus. A criação de uma faixa exclusiva nas principais vias é uma das sugestões do grupo. A reunião foi coordenada pelo presidente da Comissão, vereador Romildo Gomes (Dem).
Na reunião plenária desta quarta-feira, a vereadora Aline Mariano (PSDB) pediu que ao Executivo Municipal providências em relação às casas de acolhida da cidade. A parlamentar disse que visitou vários equipamentos sociais e encontrou perfis diferentes de crianças e adolescentes na mesma casa de acolhida, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ela considerou a situação como uma falta de respeito e de atenção por parte do IASC e da secretaria municipal de Assistência Social.
O vereador Marcos Menezes (DEM) subiu à tribuna da Casa na tarde desta quarta-feira, 23, para criticar a gestão e o prefeito João da Costa, a quem chamou de "soberbo e arrogante". Ele disse que o Recife virou a capital das promessas e dos projetos mirabolantes, mas que não saem do papel. Obras como o Parque Dona Lindu, a Via Mangue, que teve a licitação adiada, e a duplicação do Viaduto Capitão Temudo também foram questionadas pelo parlamentar.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) repercutiu em plenário nesta quarta-feira, 23, a retirada dos comerciantes informais que trabalhavam no entorno do Hospital das Clínicas, ao lado da BR-101. A ação ocorreu no último dia 17, numa iniciativa da Prefeitura do Recife e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o apoio de Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O parlamentar foi questionado pelos comerciantes do papel da Câmara na proteção da categoria, e quer formar uma comissão para discutir as medidas com a diretora da Dircon, Maria José di Biase.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara deliberou sobre vários assuntos durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 23. Uma das principais preocupações do grupo é reduzir as zonas de risco da cidade, que são áreas abandonadas e mal iluminadas. “O pensamento do bandido é que um lugar escuro ou abandonado é mais fácil para ele praticar um delito que uma rua iluminada e movimentada. É nisto que precisamos trabalhar”, avaliou o presidente da Comissão, Maré Malta (PPS).
A limitação de tempo de espera nas filas de supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres do Recife foi tema de audiência pública que levou ao plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 23, empresários do setor varejista e representantes de instituições de defesa do consumidor. As discussões serviram para aperfeiçoar o projeto de lei de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento e agora aguarda votação em plenário.