Notícias

Os 156 anos do Bongi, comemorados no último dia 6, foram lembrados pelo vereador Estefano Menudo (PHS) em discurso na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira (14). Com uma população de mais de 11 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o bairro sobrevive do comércio informal e de várias empresas de grande e pequeno porte localizadas nos arredores ou na própria comunidade. “Tenho muito orgulho de morar e participar do processo de transformação social e de infraestrutura do Bongi”.

Recentemente, o Poder Executivo sancionou a lei 17.636/10, que proíbe a retenção em hospitais de macas das ambulâncias dos serviços públicos, a exemplo do Samu. Autora da proposta, a médica e vereadora Vera Lopes (PPS) denunciou, nesta terça-feira, 14, durante a sessão plenária, que a lei, embora aprovada, não está sendo cumprida. “O Samu faz o transporte do paciente até a unidade de saúde e, quando não há leitos, a maca da ambulância fica retida, impedindo que ela retorne às bases para fazer outros atendimentos”, contou Vera.

A próxima escola a ser construída no Recife pode se denominar Professor Luiz Pinto Ferreira, de acordo com a proposta do projeto de lei número 99, encaminhado esta semana ao Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife. Ele é de autoria do vereador Romildo Gomes (DEM) e ainda irá tramitar nas comissões temáticas. “Além de prestar uma justa homenagem, é também o reconhecimento do povo pernambucano pelo cabedal de conhecimentos na área jurista deixado por este saudoso recifense”, justificou o vereador.

Conselheiros tutelares do Recife estiveram presentes à sessão plenária desta segunda-feira, 13, na Câmara de Vereadores. Eles vieram acompanhar o pronunciamento da vereadora Aline Mariano (PSDB) que cobrou aumento salarial para a categoria e melhoria na estrutura de trabalho. Os profissionais estão trabalhando em regime de plantão desde o dia 31 de agosto, e querem que o Poder Executivo cumpra com os acordos feitos anteriormente com a categoria. “Não é possível os conselheiros estarem passando pelo constrangimento de não ter uma estrutura física e técnica para dar prosseguimento ao seu trabalho”, lamentou a vereadora.

Uma investigação do Ministério Público de São Paulo aponta o Recife como uma das quatro capitais do País envolvida na máfia da merenda escolar. O fato publicado na imprensa paulista no último final de semana foi trazido ao plenário da Câmara pela líder da oposição Priscila Krause (DEM), na tarde desta segunda-feira (13). Segundo a parlamentar, a denúncia envolve pagamentos de propinas que variam de 1,6 a 15%. No Recife o pagamento seria de 7%. “Para minha tristeza e o meu profundo lamento, li a matéria no Estado São Paulo onde há acusações gravíssimas e que precisam ser esclarecidas".

Três pareceres de comissões temáticas para projetos de lei e propostas de homenagens a instituições recifenses serão votados na sessão plenária marcada para a tarde desta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal do Recife. Esta será a 12ª reunião ordinária deste semestre, que é considerado a quarta sessão legislativa dos vereadores eleitos em 2008. Além dos pareceres, também está prevista a discussão de diversos requerimentos com indicações de obras e realização de serviços – intensificação de patrulhamento, desobstrução de limpeza de esgotos, desratização de ruas etc - para diversos bairros recifenses.

Criada em 2005, a Associação de Amigos do Transplante de Medula Óssea - ATMO - pode se tornar uma entidade de utilidade pública. O projeto do vereador Jurandir Liberal (PT) está em fase de tramitação na Câmara do Recife e ainda não tem data definida para ser votado em plenário.

O vereador Marcos Di Bria (PTC) foi um dos escolhidos para receber o Prêmio Imprensa e Integração, que condecora personalidades e instituições que tenham se destacado em suas atividades. De acordo com o regulamento da premiação o processo de seleção e a escolha obedecem a critérios elaborados pelo cerimonial, com base em questionários enviados para diversas instituições de classe, políticos, educadores, secretários de estado, prefeitos, conselheiros e ministros para que façam sugestões de nomes de destaque em diversos segmentos.

O combate à poluição sonora, que vem despertando o interesse dos setores da sociedade preocupados com a qualidade ambiental, encontra um novo aliado num projeto de lei de autoria do vereador Estéfano Barbosa Menudo (PHS), que está tramitando nas comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife. O texto determina que uma placa de 21 por 29 centímetros seja instalada em local visível das casas de shows, espetáculos e eventos do Recife que ofereçam atrações musicais, ao vivo ou mecânicos, com a seguinte frase: “O limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB (decibeis). Acima disso, aumenta o risco de comprometimento auditivo”.

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara, vereador Jurandir Liberal (PT) distribuiu, na manhã desta quarta-feira (08), em reunião com a vereadora Marília Arraes (PSB), que também integra a comissão, 44 novos projetos de lei. Eles serão apreciados até a próxima reunião marcada para o dia 22 desse mês. “Apesar do período eleitoral, o trabalho na Comissão de Legislação e Justiça continua no ritmo necessário, com responsabilidade e respeitando os prazos”, garantiu Jurandir Liberal.