Notícias

O destino do terreno onde funciona o Hospital Ulysses Pernambucano, mais conhecido como Hospital da Tamarineira, voltou a ser tema de debate na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (2). Um projeto de lei autorizativo do vereador Gilberto Alves (PTN) quer desapropriar a área para impedir construções, mas a votação da matéria, que precisaria de 19 votos favoráveis, acabou sendo adiada para a próxima segunda-feira. “Esse projeto não pode ser votado sem a participação expressiva da maioria dos vereadores”, justificou o autor da iniciativa. O terreno de 91 mil metros quadrados, propriedade da Santa Casa de Misericórdia, foi alugado por 50 anos para a Empresa Realesis que pretende erguer um shopping center. Outras duas unidades de saúde, o Hospital Infantil Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Alcoolismo – CPTRA, também funcionam no local.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, reunida na manhã desta quarta-feira (2), deu parecer favorável ao Projeto de Lei 53/2010 do vereador Estefano Menudo (PHS) instituindo a Semana Municipal do Movimento Cultural Hip Hop e Mangue Beat. O evento, que entra para o calendário cultural do Recife, é também uma homenagem ao cantor e compositor Chico Science. “O movimento trouxe uma nova identidade fonográfica para o Recife e ficou conhecido como um gênero musical exclusivo da nossa cidade”, destacou o autor.

A Rede de Combate ao Crack, lançada recentemente pelo Governo de Pernambuco, foi tema de pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS) na sessão plenária desta terça-feira (01). O parlamentar destacou a importância das ações que vão reunir a colaboração da sociedade civil organizada, universidades, meios de comunicação, igreja e outras entidades. Em parceria com o Governo Federal, as ações incluem prevenção, tratamento do usuário e repressão ao tráfico.

Na tarde desta terça-feira (1), o vereador Estefano Menudo (PHS) iniciou um pronunciamento parabenizando o Governo do Estado pelo lançamento da Rede de Combate ao Crack. Mas o assunto acabou revelando outro problema: a insatisfação da bancada oposicionista que reclama de não estar sendo recebida pelo prefeito João da Costa. Tudo começou com os integrantes da Frente Parlamentar de Combate ao Crack que aguardam uma audiência com o prefeito. “Fomos a cinco Secretarias Municipais, a Minas Gerais e Porto Alegre para observarmos a política já desenvolvida pelos prefeitos e governos estaduais. Espero que o prefeito possa receber essa frente porque isso ainda não se concretizou e não adianta formar frente parlamentar se o prefeito não receber os vereadores. Peço aos líderes que agilizem esse encontro, porque vamos cobrar publicamente”, declarou Aline Mariano (PSDB), integrante do grupo.

1 de junho é o Dia da Imprensa e o vereador Romildo Gomes (DEM), que presidiu a sessão ordinária desta terça-feira (01), lembrou a passagem da data parabenizando os profissionais e destacando a importância deles para a sociedade . O parlamentar pediu ainda mais reconhecimento da categoria. “A imprensa deveria ser melhor apreciada pelos empresários, com salários mais robustos, porque se faz necessário. Sabemos do dia a dia e do risco que os profissionais correm ao divulgar as notícias. Em meu nome pessoal e em nome da Câmara Municipal do Recife quero me congratular com todos vocês”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) criticou uma declaração do candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra. Ele teria dito que, se eleito, iria fortalecer a Sudene. “Porque ele faria aquela afirmação, se todos sabem que quem assinou a extinção da Sudene foi o presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, tendo como vice o atual senador Marco Maciel”, questionou Jurandir. “Na época, Jarbas Vasconcelos era governador do Estado e Serra, ministro da Saúde. Desde que ela foi extinta, nada foi colocado em seu lugar. Este tipo de mentira não cabe para as pessoas que têm o menor senso das coisas. Quem acredita numa afirmação como esta, acredita em Papai Noel”.

Já seguiu para sanção do prefeito o projeto de lei do Executivo de reajuste salarial dos servidores do Recife. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal por 23 votos favoráveis, na tarde desta segunda-feira (31), apesar do protesto de quatro vereadores da bancada de Oposição que se retiraram do plenário, a pedido do líder Gustavo Negromonte (PMDB). A matéria também foi aprovada em segunda discussão, numa sessão extraordinária instalada pelo presidente Múcio Magalhães (PT) que teve a presença de vários servidores municipais.

O vereador e delegado especial Gilvan Cavalcanti (PMN) pediu o apoio da Casa, nesta segunda-feira (31), em relação a um caso envolvendo dois policiais militares. Eles foram flagrados fazendo necessidades fisiológicas no muro do presídio Aníbal Bruno, durante uma vistoria no local. A foto foi publicada pelo jornal Folha de Pernambuco, na última sexta-feira (28). Diante do fato, o secretário de Ressocialização do Estado Humberto Viana considerou o comportamento inadmissível e disse que irá analisar as imagens para tomar providências.

No último sábado (29) foi inaugurada a terceira Unidade de Pronto Atendimento do Recife, a UPA Dulce Sampaio, que atenderá às comunidades do Vietnã, Coréia, Torrões, Roda de Fogo, San Martim e Ceasa. Durante a sessão desta segunda-feira (31), o vereador Estefano Menudo (PHS) parabenizou a iniciativa da Prefeitura e do Governo do Estado. A UPA tem atendimento 24 horas e, ao acolher casos de pequena e média complexidade, ajuda a diminuir a demanda nas emergências nos grandes hospitais.

A discussão do Projeto de Lei Federal 122/2006, que define os crimes resultantes de preconceitos, inclusive a homofobia, lotou o plenarinho da Câmara na manhã desta segunda-feira (31) com representantes de diversas igrejas evangélicas e dos grupos de orientação LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros). A audiência pública foi realizada por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele esclareceu que a reunião era para debater o projeto de lei e não a questão de uma pessoa optar por esta ou aquela linha de vida. “Vamos debater ideias”.