Notícias

A melhoria na infraestrutura urbana de ruas localizadas nas comunidades de Nova Morada, no bairro da Várzea, e também no bairro da Caxangá, ambos na Zona Oeste da cidade, foi destacada pelo vereador Davi Muniz (PSB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O parlamentar informou que serviços de terraplanagem, limpeza e capinação estão sendo realizados através de solicitações feitas por ele e atendidas pelo prefeito João Campos (PSB).

O vereador Joselito Ferreira (PSB) lamentou, na tribuna da Casa de José Mariano, a falta d’água em bairros do Recife e a qualidade dos serviços realizados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, nesta segunda-feira (3), durante a reunião plenária.

O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a vereadora Michele Collins (PP) fez questão de destacar a data, na tribuna, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3). “É uma data especial e nós precisamos obter melhorias na qualidade de vida dessas pessoas com espectro autista, por meio de políticas públicas e campanhas. É muito importante para que essa Casa se debruce sobre esse tema para mostrar que nós não estamos alheios ao que está acontecendo", afirmou.

Duas datas comemorativas do calendário oficial do Recife foram celebradas nesta quarta-feira (29), em uma reunião solene realizada pela Câmara Municipal. Festejados respectivamente nos dias 20 e 22 de março, o Dia do Contador de Histórias e o Dia do Historiador motivaram homenagens a profissionais dessas duas áreas durante o evento, promovido por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O vereador Felipe Francismar (PSB) presidiu a solenidade.

Com a finalidade de homenagear o bicentenário do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (28). Trata-se de uma instituição missionária com fins pedagógicos e que tem como principal representante na cidade a Rede Damas Educacional. “Eu tenho orgulho de dizer que sou ex-aluno Damas. É uma grande comunidade, a quem cumprimento. São dois séculos de existência e muitas histórias para contar. São muitas lembranças para comemorarmos. Se fosse escrever um livro com todos os dias, seria de 73 mil folhas. É uma história de educação na fé”, afirmou Tadeu Calheiros.

Celebrado mundialmente em 26 de março, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia – conhecido como Dia Roxo ou Purple Day – foi marcado na Câmara do Recife com uma audiência pública realizada nesta terça-feira (28). No evento, que ocorreu por iniciativa da vereadora Pretas Juntas (PSOL), parlamentares e membros da sociedade civil discutiram os desafios das pessoas que vivem e convivem com epilepsia. O uso de substâncias medicinais derivadas da maconha foi um dos temas principais do debate.

A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (28) para analisar e aprovar dez projetos de lei Ordinária (PLO), além de distribuir mais um para análise e posterior emissão de parecer. A reunião foi conduzida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), que também preside o colegiado, e contou com a presença dos vereadores Zé Neto (Pros) e Doduel Varela (PP).

O espaço ocupado por uma estação de aluguel de bicicletas na avenida Beiro Rio, no bairro da Madalena, foi tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). Na ocasião, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) subiu à tribuna da Casa para discutir o requerimento nº 2399/2023, de sua autoria, que pede a retirada e realocação da estação localizada em frente à praça Domingos Giovanetti, sob a alegação de que o espaço utilizado por ela deveria ser destinado ao estacionamento de veículos automotivos individuais. A solicitação foi retirada de pauta por Cardoso após apelos dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) respondeu ao discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que o antecedeu na tribuna na Casa. Ele discutiram sobre uma suposta irregularidade na compra de instrumentos musicais, no valor de R$ 10 milhões de reais, realizada pela gestão passada da Prefeitura do Recife, há dois anos.