Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu três projetos de lei de sua autoria na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (20). São eles: o Estatuto da Liberdade Religiosa no Município do Recife; a lei que autoriza a prestação de assistência religiosa de matriz africana e afro-indígena nos estabelecimentos civis de internação coletiva do município; e o uso da musicoterapia como procedimento terapêutico no tratamento de pessoas. “É com alegria que subo nesta última reunião de 2022 para defender esses três projetos. Eles falam da nossa dignidade e da nossa constituição subjetiva, que são a fé e a música”.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que a Câmara Municipal do Recife encerra o ano legislativo “com um saldo positivo em relação aos moradores do Recife e fazendo jus aos votos que nos foram confiados”. Ela fez a declaração na reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (20) e aproveitou a presença, nas galerias, de moradores da comunidade do Bode, localizada no bairro do Pina, que compareceram para reivindicar o direito à moradia popular. “A luta de vocês é a nossa também”.

Ao ocupar a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (20), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) abordou três temas, pelos quais parabenizou a Prefeitura do Recife: a redução em 60% do Imposto sobre Serviços (ISS) para produtores de eventos e artistas locais; a iluminação de Natal na avenida Agamenon Magalhães e a valorização do movimento brega, no dia em que se recorda os nove anos da morte do cantor Reginaldo Rossi. “Antes de tratar desses assuntos, porém, quero me despedir da vereadora Dani Portela (PSOL) e dos vereadores Renato Antunes (PL) e Pastor Júnior Tércio (PP), que ontem foram diplomados deputados estaduais”.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de analisar o requerimento número 12634/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao Prefeito do Recife para que sejam nomeados os músicos selecionados no processo de seleção simplificada para a Orquestra Sinfônica do Recife. O assunto foi destacado durante a reunião plenária, da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (20).

O vereador Júnior Tércio (PP) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (20), para se despedir da Casa de José Mariano. O parlamentar foi o candidato mais votado em Pernambuco com 183.735 votos para deputado estadual, nas eleições realizadas no último mês de outubro.

Refletir a respeito da emergência climática na capital pernambucana, escutar a sociedade civil e apontar soluções sobre a questão. Os desafios foram postos como basilares durante a implantação da Frente Parlamentar pelo Clima do Recife, instalada na Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (19). A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foi eleita como presidente do colegiado e a vice-presidência ficou com o vereador Alcides Cardoso (PSDB). A primeira reunião contou com explanações da secretária Estadual de Meio Ambiente, Inamara Melo, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.

Estatuto da Liberdade Religiosa; assistência religiosa de matriz africana e afro-indígena nos hospitais e a presença de acompanhantes às pacientes em consultas e exames ginecológicos. Assuntos de três projetos de lei Ordinária que foram analisados e aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, durante reunião extraordinária na tarde desta segunda-feira (19). O vereador Samuel Salazar (MDB) relatou as proposições em análise e conduziu a reunião, com a participação dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Aderaldo Pinto (PSB).

Celebrar os 60 anos do Rotary Largo da Paz, no bairro Afogados, considerado um dos mais tradicionais do Recife, foi o objetivo da reunião solene realizada na tarde desta segunda-feira (19), na Câmara Municipal, sob a iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento. A mesa da solenidade foi composta por Anneliese Ferreira de Albuquerque, presidente do Rotary Largo da Paz, e por Mário de Oliveira Antonino, ex-diretor do Rotary.

O projeto de lei do Executivo nº 46/2022, que tramita na Câmara do Recife, foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária desta segunda-feira (19). A matéria, que foi retirada da pauta de votação na semana passada após um pedido de vista do parlamentar, trata da venda de 15 imóveis de propriedade da Prefeitura – a maior parte deles no terreno do antigo Aeroclube do Pina. De acordo com Moraes, a operação afronta a legislação municipal e o interesse público.

A Prefeitura do Recife lançou, na última quinta-feira (15), o Plano Recife Matriz da Cultura Popular (MCP), que inclui ações de valorização e preservação das tradições culturais recifenses. Na Câmara do Recife, a iniciativa recebeu elogios da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (19), durante a reunião Ordinária, para tratar do plano.