Notícias

A abertura dos trabalhos legislativos de 2025, na Câmara do Recife, ocorreu na manhã desta segunda-feira (03), marcada pela instalação da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, que corresponde ao primeiro dos quatro anos que compõem a Legislatura iniciada este ano. A reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), contou com a presença do prefeito João Campos e de todas as vereadoras e vereadores.

Na próxima segunda-feira (3), às 10h, uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife marcará a retomada das atividades parlamentares na Casa. A solenidade de instalação da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura contará com os pronunciamentos do prefeito do Recife e dos vereadores líderes das bancadas de oposição e de governo.

Atendendo a diversas reivindicações realizadas pelos moradores do bairro do Jordão, Zona Sul do Recife, o vereador Júnior Bocão (PSB) apresentou, na Câmara Municipal, vários requerimentos que pedem a melhoria da localidade. Iluminação, recuperação de escadaria, de canaleta e implantação de lombadas integram as demandas enviadas pelo parlamentar para a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e para a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A inclusão, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, da celebração da Igreja Católica que encerra o ano litúrgico – a Festa de Cristo Rei – está em tramitação na Câmara Municipal, por meio do projeto de lei Ordinária nº 190/2024, de autoria do vereador Wilton Brito (PSB). A festa foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925, para celebrar a fé "mesmo em meio a ditaduras e perseguições à igreja".

Fragilidade dos órgãos, principalmente do cérebro, baixo peso, maior risco de deficiências motoras e infecções respiratórias crônicas. Essas são algumas das consequências que o parto prematuro pode gerar ao bebê. Por isso, com o objetivo de garantir a prevenção do parto prematuro e os direitos dos bebês prematuros e das famílias, a lei nº 19.350/2025, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB), foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB). A lei institui a “Semana Municipal de Cuidados à Prematuridade” no Calendário Oficial de Eventos do Recife, a ser celebrada anualmente no dia 17 de novembro, data que coincide com o Dia Mundial da Prematuridade.

No Recife, a figura do pescador é celebrado com uma data reservada no calendário oficial do município: o dia 29 de junho. A homenagem surgiu com a aprovação do projeto de lei nº 23/2023, que deu origem à lei municipal nº 19.075/2023. O vereador Samuel Salazar (MDB) é o autor da legislação.

Nesta quarta-feira (15), última reunião plenária deste período extraordinário instalado na Câmara Municipal, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 01/2025 foi aprovado pelos vereadores do Recife. A segunda votação da medida, que dispõe sobre as competências dos órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal, obteve 25 votos favoráveis e seis contrários. O PLE segue para sanção do prefeito João Campos.

Na última reunião plenária deste período de convocação extraordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira (15), foram destacadas benfeitorias realizadas pela Prefeitura em vários bairros da cidade. Também foi ressaltado o trabalho de diversos secretários municipais, alguns que deixaram a gestão e outros, que assumiram novas pastas. As ações da gestão foram trazidas à tribuna da Casa de José Mariano pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) e contou com diversos apartes.

Durante a reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (15) na Câmara Municipal do Recife, os vereadores discutiram os resultados de visitas de fiscalização à Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, no Ibura, na Zona Sul, bem como na Maternidade Barros Lima, na Encruzilhada. Foram elencados vários problemas. Além disso, outros assuntos foram abordados, como transtornos causados pelas recentes chuvas na cidade e o desabastecimento de água por conta de uma obra pública.

“É importante salientar que a oposição não tem a missão de criar a teoria do caos”. A afirmação foi feita pelo líder da bancada de oposição na Câmara Municipal do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo), ao iniciar o seu discurso durante a reunião extraordinária da Casa nesta quarta-feira (15). Ele criticou as políticas públicas e cobrou a divulgação de dados sobre pessoas em situação de rua, reclamou de questões relacionadas aos habitacionais entre outros assuntos.