A Câmara do Recife deve votar na próxima terça-feira (15) o projeto de lei nº 62/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e que institui no calendário oficial do Recife o dia 14 de março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas. Na tribuna da Casa, Portela defendeu nesta segunda-feira (14) a aprovação da matéria, que constava na pauta da reunião plenária, mas teve a sua discussão adiada por falta de quórum.
Um filme de humor disponível em uma das principais plataformas de streaming foi alvo de críticas do vereador Júnior Tércio (Podemos) durante a reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (14). De acordo com o parlamentar, “Como se tornar o pior aluno da escola” traz cenas que podem ser interpretadas como crimes sexuais. Ele disse que vai pedir a o Ministério Público Federal que investigue o caso.
O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14), durante a reunião plenária, para defender a greve dos professores da rede municipal de ensino, deflagrada no dia 7 de março. Os docentes reivindicam que a Prefeitura promova o reajuste para toda a categoria de acordo com a lei do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica, estabelecido em fevereiro deste ano.
A memória de Marielle Franco foi exaltada em discurso feito pela vereadora Dani Portela (PSOL) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (14). Ela lembrou os quatro anos do assassinato da então vereadora da cidade do Rio de Janeiro e do motorista Anderson Gomes, mortos a tiros, num atentado, no centro da capital fluminense. A parlamentar cobrou das autoridades respostas para o crime, indagando: "Quem mandou matar Marielle e Anderson?".
O anúncio feito pela Prefeitura da licitação para as obras de uma ciclovia em uma das principais avenidas da cidade levou o vereador Luiz Eustáquio (PSB) à tribuna do plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (14). A Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães terá quatro quilômetros e vai ligar as Zonas Norte e Sul da capital pernambucana.
Com a aproximação do período chuvoso, mas ao mesmo tempo em que as precipitações ainda são leves, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que já é possível encontrar no Recife ruas e casas alagadas. “Nem choveu tanto, mas é comum receber vídeos e fotos de pessoas mostrando ruas onde elas moram e trabalham. É impressionante, mas já estão inundadas”, disse, na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14). “Apresentamos estes requerimentos como congraçamento àquelas e àqueles que mudam a vida das pessoas. Eles e elas mudam através da luta contra a violência, contra o feminicídio, assim como mudam ao subir num palco para apresentar a sua arte”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) alertou que os professores da rede municipal de ensino estão muito organizados, bastante unidos, e fortalecidos para continuarem o movimento de greve geral, que já dura uma semana, exigindo o pagamento do Piso Salarial Nacional da categoria. “O que me traz a esta tribuna é a esperança de que a Prefeitura do Recife apresente uma proposta positiva para eles”,disse o parlamentar, na reunião plenária que a Câmara Municipal do Recife realizou, de forma híbrida, na manhã desta segunda-feira (14).
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) denunciou o atraso do pagamento dos salários de 80 merendeiras da RC Nutri, empresa contratada pela Prefeitura da cidade. Ela cobrou atuação de fiscalização dos órgãos competentes. "Um grupo de mulheres que estão neste dia de hoje sem receber seus salários, mais uma vez. É preciso que os órgãos competentes, o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria da Prefeitura acionem essa empresa. É abuso. Todos os meses a mesma coisa, essas mulheres já têm o contrato perverso, intermitente, que só recebe no dia que trabalha", explanou.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (14), o vereador Fabiano Ferraz (Avante) discutiu um requerimento de sua autoria que pede ao prefeito da cidade para analisar a possibilidade de contar em dobro o tempo de serviço para os servidores públicos municipais que fizeram parte dos trabalhos essenciais durante o período da pandemia da covid-19.