Dani Portela destaca carta-compromisso do Fórum de Mulheres de Pernambuco

Nesta terça-feira (30), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) destacou, na tribuna da Casa, uma carta-compromisso elaborada pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco. O documento trata do enfrentamento das desigualdades e da promoção e garantia de direitos para as mulheres.

“Venho aqui para falar de uma carta-compromisso. Uma das várias organizadas por movimentos sociais para fortalecer a disputa não de uma eleição, mas de um projeto de Estado, de País que nós queremos. Venho falar sobre o compromisso do Fórum de Mulheres de Pernambuco, uma entidade que atua desde o final da década de 1980, fortalecendo a luta das mulheres. Para enfrentar desigualdades e promover direitos e garanti-los, o Fórum elabora um documento que pede compromissos”.

A parlamentar detalhou itens que são estabelecidos na carta-compromisso que abrange as mais diversas populações. “O enfrentamento da desigualdade, através da legislação e da fiscalização do Executivo com compromisso para uma eleição este ano. O comprometimento com a defesa do estado democrático de direito, além de pedir a defesa intransigente de todas as formas de vida tradicionais, da natureza, dos saberes ancestrais, da população quilombola, povos indígenas e ciganos, das mulheres que vivem no campo, nas cidades, das mulheres pescadoras e que se organizam de diversas formas”.

O objetivo da carta, de acordo com a vereadora Dani Portela, é a ampliação da participação das mulheres na política tanto no parlamento, quanto no Executivo. “Entendendo que somos maioria da população e minoria nesses espaços. Entendendo que somos mulheres feministas e que o feminismo que defendemos é popular, pois somos plurais e diversas. As mulheres trabalham mais, ganham menos, representam maioria das pessoas desempregadas, de baixa escolaridade e que estão em trabalho informal", salientou.

Ela também enalteceu o seu compromisso com o Fórum de Mulheres de Pernambuco. "Eu me comprometo com o Fórum de Mulheres de Pernambuco, não com o movimento, mas com todos os princípios que perpassam o movimento que diz que nós, mulheres, somos como água: quando a gente se junta, cresce e se espalha.  Por mais participação de mulheres da luta feminista e antirracista para enfrentar e diminuir as desigualdades sociais ”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 30.08.2022