Maria Lúcia Brito Ferreira recebe Medalha de Mérito José Mariano

A médica Maria Lúcia Brito Ferreira recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, numa solenidade promovida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). O plenário da Casa de José Mariano reuniu amigos, familiares e colegas de profissão. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a solenidade.

Maria Lúcia Brito possui graduação em Medicina e Residência Médica pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Neurologia pelo Queen Square Hospital (Londres, Reino Unido). Atualmente, é Neurofisiologista do Centro de Neurologia do Real Hospital Português, Neurologista do Ministério da Saúde, Supervisora do Programa de Residência Médica em Neurologia do Hospital da Restauração e Coordenadora do Centro Estadual de Referência para Atenção a Pacientes Portadores de Doenças Desmielinizantes do Hospital da Restauração (CRAPPDD-HR).

“Vimos o carinho, atenção e o respeito que os pacientes têm com Maria Lúcia. Os olhos dos pacientes brilham. Sabemos o quanto bem a doutora Lúcia faz ao próximo, o quanto ela se dedica ao próximo. Necessitamos de muito mais pessoas com esse quilate para defender a sociedade. A esclerose múltipla é uma doença que não é fácil. O tratamento é difícil e muitas vezes existe um certo preconceito. Parabéns, doutora Maria Lúcia”, disse o vereador Rinaldo Junior.

A mesa da solenidade foi composta pelos médicos Miguel Arcanjo, diretor do Hospital da Restauração e Adélia Maria de Miranda Henrique Souza.  Ambos fizeram uma homenagem à colega de profissão. “E estamos reunidos aqui hoje para consolidar um pouco do que Maria Lúcia Brito Ferreira representa para a neurologia de Pernambuco, do Brasil e do mundo. Filha de Euclides Ferreira Lopes e Maria Lúcia Brito Ferreira, tem 12 irmãos. Sei que a sua família, seus alunos e amigos têm enorme gratidão por tudo que a senhora transmitiu ao longo de sua linda trajetória”, disse Adélia de Miranda.

O vasto currículo da homenageada inclui diversos livros e  trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como títulos e prêmios recebidos. Graduada em medicina pela Universidade de Pernambuco (UFPE) em 1975,  fez residência médica entre 1976 – 1978. Dentre as especializações realizadas, constam em polissonografia, pela Escola Paulista de Medicina, em neurologia pelo Queen Square em Londres, Reino Unido, em pacientes internados e ambulatoriais no serviço de Neurologia Infantil,  da Universidade de San Francisco, Califórnia, EUA, dentre outras. Ela possui também  vários cursos de aperfeiçoamento dentre os quais, distúrbios do sono, esclerose múltipla, neurofisiologia, epilepsia, neurologia da gravidez, parkinsonismo, entre outros.

“Se um pesquisador de primeiro mundo vem para o Recife tomar a benção de doutora Lúcia, não é por acaso. Espero que ela continue por muitos anos. Doutora Lúcia, de coração, muito obrigado pelo seu legado deixado na neurologia.  Um grande cheiro no coração e parabéns para a senhora e todos os seus familiares que aqui estão presentes. Em nome do Hospital da Restauração só tenho uma palavra para dizer: muito obrigado”, ressaltou Miguel Arcanjo.

Maria Lúcia Brito Ferreira enalteceu que é preciso dar uma assistência da melhor forma possível, independente do paciente. “Se é um paciente pobre, se é um paciente que está com condição, o segredo para todos vocês é que eu prefiro trabalhar no serviço público. Pela necessidade que o paciente tem de haver uma assistência adequada, de qualidade. Gostaria agradecer de coração aquilo que eu fiz a minha vida toda e que devo continuar fazendo enquanto eu seja aceita na instituição que eu trabalho oferecendo à população, e aos pacientes que ali circulam, o melhor que eu posso dar: o conhecimento que eu aprendi a vida toda com os meus mestres”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2022