Notícias

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, um requerimento de voto de repúdio formulado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) contra o deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos). O pedido ocorre após o vazamento de áudios em que o parlamentar paulista, que viajou à região do conflito entre Rússia e Ucrânia, diz que mulheres ucranianas "são fáceis porque são pobres".

O projeto de lei nº 291/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), foi aprovado em segunda votação no plenário da Câmara Municipal do Recife. A proposta pretende tornar obrigatório o uso de símbolo identificador da pessoa idosa, livre de conteúdo depreciativo e pejorativo, em todos os locais e serviços que priorizam o atendimento do idoso no Recife. O autor da proposição ressaltou, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (8), que a matéria foi fruto de uma escuta realizada com o Conselho do Idoso do Recife. O projeto segue para sanção do prefeito João Campos.

“Estamos cansadas de sermos guerreiras. Queremos simplesmente viver sem o ônus de precisar defender, a toda hora, a necessidade de sermos respeitadas”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) expressou na tribuna da Câmara do Recife as suas impressões sobre o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8). O discurso, proferido durante a reunião plenária do Poder Legislativo, tratou do tema da persistência das desigualdades de gênero.

Sete requerimentos de votos de aplauso, todos direcionados em referência ao 8 de março, foram elaborados pela vereadora Dani Portela (PSOL) e a parlamentar fez questão de discuti-los na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8). As instituições homenageadas foram: Fórum de Mulheres de Pernambuco; Grupo Asa Branca de Criminologia; Coletivo Liberta Elas; Marcha Mundial das Mulheres; Centro das Mulheres do Cabo; Articulação de Mulheres Negras Brasileiras e Setorial de Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (8), as vereadoras compuseram a Mesa dos trabalhos em alusão ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A vereadora Dani Portela (PSOL), em seu discurso, salientou estar muito feliz “por uma Mesa composta por mulheres" e defendeu a luta "por mais mulheres em vários espaços, no Executivo, Legislativo, Judiciário, cargos de chefia, seja onde elas estiverem”.

Na tarde desta segunda-feira (7), três Comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife promoveram reuniões para analisar e dar o parecer pela aprovação ao projeto de lei do Executivo número 06/2022. Trata-se do AME Carnaval do Recife 2022, que concede benefício financeiro aos comerciantes informais e catadores de reciclável que atuam no Carnaval da cidade e preencham os demais requisitos previstos na lei, diante da impossibilidade de realização de eventos carnavalescos nesse ano. A proposição segue agora para votação em plenário.

O SESC- Serviço Social do Comércio trabalha para ampliar e qualificar o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, bem como da população em geral. Em Pernambuco, o órgão iniciou sua função social em 5 de março de 1947 na Rua Nova, coração do Recife, e completa 75 anos em 2022. Em comemoração, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene na Câmara, nesta segunda-feira (7). O primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

Na reunião Ordinária desta segunda-feira (7), da Câmara Municipal do Recife, o vereador Júnior Tércio (Podemos) criticou votos de aplausos que a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) concedeu, a grupos e organizações feministas. A vereadora apresentou dez requerimentos a instituições como Casa da Mulher do Nordeste, União Brasileira de Mulheres, Grupo Mulher Maravilha, SOS Corpo, Mana a Mana, Centro de Referência Clarice Lispector, Grupo Curumim, Fórum de Mulheres de Pernambuco, Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, Mulheres do Brasil.

O vereador Renato Antunes (PSC) cobrou, nesta segunda-feira (7), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, que a Prefeitura conceda o aumento de 33,23%, anunciado pelo Governo Federal, aos professores da rede municipal. Na ocasião, o parlamentar também repudiou a atitude do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val, pelo conteúdo de áudios vazados na última semana.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o voto de repúdio, de sua autoria, em relação "às declarações ofensivas e desrespeitosas feitas pelo deputado Arthur do Val (Podemos/SP), às mulheres ucranianas". O assunto foi tema do pronunciamento da parlamentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (7).