Ana Paula de Oliveira Vilaça recebe Medalha de Mérito Olegária Mariano

A Medalha de Mérito Olegária Mariano, concedida às mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade do Recife, foi entregue na noite desta terça-feira (23), à coordenadora o Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula de Oliveira Vilaça Leal. Por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), ela recebeu a condecoração em solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal, que contou com a presença de familiares, amigos, empresários e políticos. “O que nos reúne aqui, e fico muito feliz por isso, é fazer homenagem a uma grande mulher, que se destaca na nossa cidade. Assim como Olegária Mariano, esposa do patrono desta Casa Legislativa, foi crucial nos ideais libertários, Ana Paula também é uma mulher à frente do seu tempo. Nada mais justo, portanto, do que homenageá-la”.

A reunião solene foi conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), que também é presidente da Câmara Municipal do Recife. Ele compôs a mesa com a homenageada; o vereador autor do Decreto Legislativo; o secretário municipal de Educação, Frederico da Costa Amâncio; a desembargadora Margarida Cantarelli, presidente do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco; o diretor presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Ricardo Essinger; e o presidente da Câmara de Diretores Lojistas, Frederico Pena Leal. Ana Paula Vilaça foi, recentemente, secretária executiva de Atração de Investimentos e Estudos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco. Desde dezembro de 2021, coordena o Gabinete do Centro do Recife, que tem a missão de implementar importantes projetos para revitalização e modernização da área central do Recife.

Após a execução do Hino Nacional, de praxe nessas solenidades, Romerinho Jatobá convidou o vereador Marco Aurélio Filho para ocupar a tribuna. “Ana Paula Vilaça consegue aliar duas qualidades: ela é técnica e política ao mesmo tempo. A gente se aproximou há pouco tempo e, logo, deu sinergia. Isso ocorreu na época do Plano de Retomada Econômica, no tempo de lockdown da pandemia de covid-19. Todo mundo lembra de Ana Paula, a responsável pelo nosso Turismo, que garantiu vários prêmios para o Recife, e também da executiva que criou as ciclofaixas. Mas ser secretária executiva naquele tempo de pandemia foi desconfortável e, no mínimo, desafiador. Na época eu dizia: todo gestor que passar por esta pandemia, merece o nosso respeito. E aqui estendo os parabéns a todos os gestores, prefeitos, secretários e governador que superaram aquele momento”.

De acordo com Marco Aurélio Filho, a pandemia foi marcada por muitas pressões da sociedade, de artistas, do setor de eventos. “Ana Paula sempre tinha um jeito político de enfrentar aqueles momentos e sabia dar respostas negativas quando não tinha soluções”. Ele disse que, na Câmara Municipal, ele tentava ajudar e dar alternativas. “Assumimos a presidência da Comissão de Grandes Eventos, e com apoio do presidente Romerinho Jatobá, conseguimos nossas contribuições e assim me aproximei de Ana Paula naquele momento de dificuldades. Mesmo em momento difícil, ela nos ajudou a contornar os problemas”.

Para finalizar, ele disse que existem pessoas que são necessárias na sociedade. “E nós estamos precisando disso, de gente assim, no momento que o nosso País está tão dividido. São pessoas que fazem a diferença. E ela é uma dessas pessoas necessárias de estarem onde precisam estar”. O vereador lembrou que, recentemente, Ana Paula Vilaça assumiu a plataforma de elaboração do programa da Frente popular, na campanha de Danilo Cabral. Segundo contou, um jornalista ligou para saber sua opinião sobre essa escolha da Frente Popular. “Eu disse ao jornalista que Ana Paula é necessária para o êxito de qualquer missão. Ela é necessária como também o foi Olegária Mariano”. Após o discurso, o vereador entregou a medalha e o diploma à homenageada e, em seguida, a cantora Gerlane Lops cantou o Hino de Pernambuco.

Ana Paula - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Paula de Oliveira Vilaça Leal é bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP-SP) e mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No Poder Público, já atuou nas esferas Federal, Estadual e Municipal, com experiências em Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Dentre as funções, foi técnica concursada de duas instituições: do Ministério da Agricultura e do Abastecimento; e do Procon, ambos em São Paulo. Em Pernambuco, já esteve na Presidência da Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), vinculada à Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, e, em seguida, foi Secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, à frente de vários projetos de impacto para a cidade, como Ciclofaixa, Academia Recife, Recife Antigo de Coração e Colorindo o Recife.

No discurso de agradecimentos, Ana Paula Vilaça disse que era uma alegria “enorme e um orgulho maior ainda vir a esta casa, que é do povo inteiro do Recife”, para receber a homenagem. “A paixão por essa cidade, que nos ensina, apaixona e desafia todos os dias, eu também partilho com o vereador Marco Aurélio Filho, a quem hoje, chamo de amigo. Conheci Marquinho em um momento difícil para todos nós, que foi a pandemia e desde então, celebro uma parceria constante e pra lá de produtiva, de dois aficionados por trabalho e apaixonados pela cidade onde vivemos. Sem dúvidas, você é um dos principais parceiros que tenho hoje, e sei que posso sempre contar com você para tudo. Na pauta do turismo, cultura, comércio, eventos, você é um grande defensor, bem como dos nossos artistas da nossa cultura popular”.

Ela também fez referência ao presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá, que presidiu a reunião solene. “Romerinho foi meu primeiro diretor na Empetur e, desde então, sempre estivemos alinhados, nos propósitos e proposições para fazer o Recife avançar e abraçar novos tempos. Acompanho sua trajetória desde sua primeira eleição em 2012, onde por menos de 50 votos não foi eleito. Você persistiu e hoje, é um dos vereadores mais votados e está no seu segundo mandato como presidente da Câmara, defendendo com bastante firmeza, as melhores propostas para o povo do Recife”.

Ana Paula Vilaça disse que fazia “questão ainda de celebrar, do fundo do coração e do alto da posteridade deste honroso púlpito, os tantos parceiros, colaboradores e entidades que têm caminhado comigo por todos esses anos, na minha trajetória profissional e minha vida, com destino a um recife melhor, mais forte, mais justo e mais feliz para todos e todas que aqui vivem. Por isso convidei muita gente para compartilhar comigo esse dia tão especial, amigos e familiares, com quem, divido essa conquista”. Ela encerrou dizendo que “o caminho até essa tribuna foi tão comprido e bonito, que me comovo. E quase canso em refazê-lo, mas tento sem incansável”. E encerrou o discurso, afirmando, em tom poético: “Caminhei tanto. Sempre entre os melhores. E ressalto, mais uma vez a emoção e felicidade em receber essa medalha pelas mãos de duas grandes lideranças políticas e verdadeiros amigos: Marquinho e Romerinho”.

Clique aqui 
e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 23.08.2022.