Professor Mirinho lamenta dados sobre feminicídios em Pernambuco
De acordo com o parlamentar, o estudo feito durante o período de janeiro a maio deste ano, aponta que 16.614 casos de violência doméstica e familiar foram registrados em Pernambuco. A análise também demonstra que a cada quatro dias e meio, no Estado, foi registrado um caso de feminicídio. “Os casos envolvem violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação. O Brasil ocupa o quinto lugar no mundo de violência contra a mulher", lamentou.
Professor Mirinho citou a Medida Protetiva de Urgência (MPU), um mecanismo que a Lei Maria da Penha oferece para proteção à mulher. O parlamentar acredita que a Medida precisa ser revista diante dos números alarmantes. “O homem ameaça uma mulher. Ela vai à delegacia e é feita essa medida para que homem não se aproxime da vítima. E como é feita essa fiscalização para que esse homem não se aproxime? Essa Medida Protetiva de Urgência foi criada para garantir que as mulheres não sofressem violência e não fossem mortas brutalmente. Está na hora de rever esses conceitos porque mulheres continuam a morrer e nós estamos fazendo o quê para mudar essas estatísticas? Para que isso não aconteça mais, temos que mudar as nossas leis de prevenção”. Ele destacou a necessidade de cuidados efetivos para a mulher que denuncia o seu agressor "que pode ser um ex-namorado, ex-marido ou alguém que convivia com a vítima".
O vereador citou dois casos de feminicídios ocorridos recentemente na Região Metropolitana do Recife, e lamentou que as mulheres, muitas vezes, não têm coragem de denunciar. “Dois casos chamaram muita minha atenção nesse último final de semana, no Grande Recife, e foram registrados pela Polícia Civil. Nessa última sexta-feira, os casos foram de filhos que assassinaram as próprias mães de forma brutal. O primeiro caso aconteceu na Vila Velha, em Jaboatão dos Guararapes, quando um homem de 42 anos foi preso em flagrante após assassinar a própria mãe a facadas. A polícia investiga uma possível tentativa de estupro contra a mulher de 58 anos, que foi encontrada dentro de casa, despida e com perfurações pelo corpo. Um filho contra a mãe. Não tenho certeza, mas ele parece ter envolvimento com drogas. O outro caso foi em Paulista, onde o filho queimou a casa com a mãe dentro. Mais um caso típico de feminicídio, claro, e de ,também, envolvimento com drogas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 23.08.2022