A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu seis requerimentos de sua autoria na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15). As solicitações da parlamentar dirigem-se ao prefeito do Recife, João Campos, e ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, sobre os centros de testagem da covid-19.
As vereadoras e os vereadores do Recife aprovaram, em plenário, o Plano Recife AMA Carnaval, nesta terça-feira (15). Trata-se do projeto de lei do Executivo nº 01/2022, que visa a socorrer participantes da cadeia produtiva carnavalesca neste ano, diante da continuidade da pandemia de covid-19. O texto foi aprovado em duas votações na Câmara Municipal, após ter tramitado nas Comissões em regime de urgência e segue para sanção do prefeito João Campos.
A Câmara do Recife concedeu nesta terça-feira (15) um voto de aplauso à jornalista Nathália Dielú e ao portal Marco Zero Conteúdo pela publicação da reportagem “O baculejo tem cor”, publicada no dia 3 de fevereiro. O texto, que aborda a questão do racismo nas abordagens policiais realizadas nas periferias da capital, chamou a atenção da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora do requerimento da homenagem. A parlamentar tratou do assunto na tribuna da Câmara durante a reunião plenária e discutiu, ainda, outros requerimentos que abordam o auxílio para as pessoas que atuam na cadeia produtiva do carnaval.
O vereador Renato Antunes (PSC) debateu e aprovou o requerimento de número 936/2022, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para que seja repassado o percentual de 33,23% ao piso salarial dos professores. “Faço um apelo para que o prefeito cumpra a Lei do Piso e aplique o que foi determinado pelo Governo Federal para o piso nacional dos professores”, disse, pedindo votação nominal, na reunião plenária híbrida, desta terça-feira (15) realizada pela Câmara Municipal do Recife.
Ao participar da discussão do requerimento número 844/2022, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), a vereadora Dani Portela (PSOL) disse que o racismo estrutural é um sistema social que desfavorece o povo negro e que se expressa no dia a dia. E citou como exemplo dessa discriminação a definição de um perfil de suspeitos policiais e o consequente medo expresso pelos jovens negros no cotidiano. “Esse racismo também se expressa no debate sobre a implantação de um projeto municipal de reconhecimento facial. Nós vamos fazer uma audiência pública para debater a implementação de relógios de reconhecimento facial na cidade do Recife”, informou.
A proteção dos direitos dos trabalhadores terceirizados da administração pública foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB) nesta terça-feira (15), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Na tribuna do plenário, o parlamentar ressaltou os avanços trazidos pela lei 18.626/2019, de sua autoria, que obriga empresas de terceirização a demonstrarem o pagamento de encargos trabalhistas e previdenciários para manterem seus contratos com o município. Ele defendeu, ainda, ações organizadas dos trabalhadores para garantir o cumprimento dos seus direitos.
Momentos antes da votação do projeto de lei que estabelece o reajuste do salário do servidor público municipal, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse que o prefeito João Campos precisa valorizar mais o funcionalismo. “Temos um acordo e por isso vamos votar o que será negociado. Tudo foi combinado, mas sabemos que não atende às necessidades”, disse,na reunião plenária híbrida, desta terça-feira (15) realizada pela Câmara Municipal do Recife.
O tema do racismo estrutural foi abordado no plenário da Câmara Municipal do Recife pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que tratou do assassínio de pessoas negras, citando especificamente a de Yago, um jovem de 21 anos, que foi morto em Niterói (RJ), por ter sido confundido com um marginal. O discurso do vereador foi feito na reunião plenária híbrida, desta terça-feira (15), quando ele aproveitou para relembrar outros casos de homicídio, inclusive o de uma criança negra de nove anos, na semana passada, na Zona da Mata de Pernambuco.
Uma ação que salvou um idoso no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, rendeu elogios a dois guardas municipais na Câmara do Recife, durante a reunião plenária desta terça-feira (15). Na tribuna do plenário, o vereador Fabiano Ferraz (Avante) destacou o trabalho de primeiros-socorros prestados pelos guardas Anderson Felipe Cunha e José Werversom de Santana a Arlan Ferreira, de 66 anos, que havia sofrido um infarto.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (15), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu o voto de aplausos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) à jornalista Nathália Dielú e ao portal de notícias Marco Zero Conteúdo, pela reportagem intitulada "Baculejo tem cor". O parlamentar falou de abordagens policiais com discriminação racial e disse que já foi vítima quando adolescente. "Não estou dizendo que apenas negros são abordados, mas sim que a maioria das pessoas abordadas são negras", salientou.