Renato Antunes aprova requerimento pedindo repasse de 33,23% ao piso salarial dos professores
Renato Antunes defendeu que o prefeito repasse o aumento dado pelo Ministério da Educação, mas entende que ele não quer pagar o mesmo percentual a todos os níveis de servidores que formam a cadeia da educação da rede municipal. “O prefeito quer dar um aumento baseado apenas com base na tabela, permitindo que os salários fiquem achatados. Os professores não merecem esse tratamento”, disse. Ele reforçou que o prefeito tem que seguir “o que foi proposto pelo Governo Federal, que concedeu o maior aumento para a categoria dos professores desde que foi criada a Lei do Piso”, disse.
Como o discurso foi feito antes da votação do requerimento, o vereador disse ter certeza da aprovação de sua proposta porque “os 39 vereadores não se omitem de sua responsabilidade” e que “a Casa de José Mariano está do lado professores, pois não aceita outra discussão que não seja o pagamento dos 33% para o piso”. Renato Antunes conclamou a todos para apoiar o requerimento “deixando de lado as bandeiras ideológicas, pois somos do lado dos professores”.
O vereador Felipe Alecrim PSC) pediu um aparte e afirmou que “todos os professores da rede municipal aguardam o aumento proposto pelo Governo federal”. Ele lembrou que, na rede estadual, o reajuste dado foi 35%, mas que era uma contradição da Prefeitura do Recife não seguir o próprio Estado. Segundo ele, além de não dar um reajuste condizente com o que foi proposto pelo Governo Federal, a prefeitura também não dá prioridade à Educação quando se observa a estrutura física das escolas e creches municipais.
O líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Samuel Salazar (MDB), garantiu que o prefeito João Campos vem cumprindo a Lei do Piso. “O que vossa excelência quer é que o reajuste seja pago a todas as categorias da Educação. Que os 33% sejam dados a todos os níveis. Da forma como Vossa Excelência diz é como se a Prefeitura do Recife não estivesse cumprindo a lei. E isso não é verdade”.
Em 15.02.2022.