Notícias

Ao repetir várias vezes que “isso é uma vergonha”, durante o seu discurso, o vereador Junior Tércio (Podemos) discutiu o requerimento de número 10384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela e Ivan Moraes, ambos do PSOL. A matéria, que foi aprovada, concede voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional de Pernambuco, em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição. Em outro momento, o parlamentar também teceu comentários a um requerimento apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT).

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) elogiou a Prefeitura do Recife por ter aberto uma consulta pública para instalação de 108 relógios digitais em vários espaços da cidade. Na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26), o parlamentar disse que ouvir a população para instalação desse serviço, através de uma Parceria Público Privada (PPP), mostra que “estamos no caminho certo, rumo ao desenvolvimento”.

Em audiência pública realizada por videoconferência na tarde desta segunda-feira (25), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal tomou conhecimento das contas da Prefeitura do Recife referentes à pasta da Saúde no segundo quadrimestre de 2021. Quem fez a apresentação das atividades realizadas entre os meses de maio a agosto foi a secretária municipal Luciana Albuquerque e a equipe de secretários executivos, em cumprimento ao que determina o artigo 104 do Regimento Interno do Poder Legislativo Municipal, o dispositivo da Lei Complementar 141, e de resolução do Conselho Nacional de Saúde.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) realizou, nesta segunda-feira (25), na Câmara do Recife, uma audiência pública com o objetivo de conhecer o projeto de desapropriação e indenização dos moradores atingidos pela execução da obra da Ponte Monteiro-Iputinga (Ponte Engenheiro Jaime Gusmão). Participaram, além de representantes da comunidade de Vila Esperança-Cabocó, os vereadores Ivan Moraes (PSOL), Tadeu Calheiros (Podemos) e Zé Neto (Pros), a deputada estadual Priscila Krause (DEM) e representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Secretaria de Habitação do Recife.

“O Brasil de Bolsonaro é o país da fome”. Com essas palavras, a vereadora Dani Portela (PSOL) deu início a um discurso proferido na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (25), durante a reunião plenária remota. Na ocasião, a parlamentar fez uma reflexão sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no aumento da miséria, do desemprego, da violência e da insegurança alimentar no país.

O debate sobre o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a vários trechos do projeto de lei federal nº 4968/2019, de autoria da deputada Marília Arraes (PT), chegou à Câmara do Recife nesta segunda-feira (25). A proposta tinha como objetivo criar o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para assegurar a oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos a diversos públicos, como estudantes de baixa renda, mulheres em situação de rua ou privadas de liberdade. Durante a reunião plenária remota da Casa de José Mariano, os vereadores aprovaram, um voto de repúdio formulado pela vereadora Dani Portela (PSOL) ao veto do presidente.

Na última segunda-feira (18), a Câmara do Recife aprovou o requerimento nº 10892/2021, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB) que indica ao prefeito da capital a criação do programa “Domingo na Rua é Arretado”. A proposta, encaminhada em anexo ao Poder Executivo como uma sugestão de projeto de lei, tem como objetivo destinar trechos de vias, praças e largos para atividades de lazer, esporte e cultura. Com a repercussão da ideia na imprensa, Rinaldo Junior discursou na tribuna virtual da Casa durante a reunião plenária remota desta segunda-feira (25) para abordar o tema.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) enfatizou o requerimento de sua autoria que solicita a implantação de uma área de lazer no Parque de Exposição de Animais do Cordeiro, localizado na Zona Oeste da cidade. O discurso foi feito na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (25), e o parlamentar pontuou que a solicitação é para uma área similar ao projeto do Parque da Jaqueira.

Na reunião Ordinária virtual desta segunda-feira (25), da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) destacou o requerimento de sua autoria que faz moção de repúdio ao deputado estadual Frederico D'Avila (PSL-SP) pelo discurso de ódio contra o Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. De acordo com a parlamentar, o deputado estadual utilizou adjetivos desqualificados em referência às autoridades eclesiásticas.

A vereadora Michele Collins (PP) discutiu, na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, desta segunda-feira (25), o requerimento de número 10990/2021 da vereadora Dani Portela (PSOL), que concede voto de repúdio ao veto do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, à previsão de distribuição gratuita de absorventes femininos para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua. Na ocasião, Michele Collins ressaltou a importância do projeto, mas pontuou que a iniciativa deveria partir da gestão, não do legislativo.