Michele Collins defende voto de repúdio a Ivan Moraes

A vereadora Michele Collins (PP) defendeu o requerimento de número 4514/2022, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), concedendo “voto de repúdio à incitação, realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), e à legalização da maconha por meio de outdoors espalhados na cidade do Recife”. Ela pediu voto nominal, mas o requerimento terminou sendo rejeitado com 22 votos contrários e oito favoráveis. “Sei que o outdoor não foi uma atitude legislativa, pois a peça publicitária não ficou dentro da Câmara, mas fora dela. Mesmo assim, como militante há 25 anos contra as drogas, não tenho como ser contra o requerimento”.

O requerimento foi votado na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (25). “Eu sempre tive uma opinião formada sobre este tema, mas diante de tantas posições, quero me posicionar em favor do requerimento. Todos sabem que tenho militância há 25 anos contra as drogas e, inclusive, eu tive a oportunidade de ver esse problema dentro de minha casa. Sei o mal que a maconha causa”.

A vereadora disse que quando viu o outdoor instalado por Ivan Moraes, na Avenida Caxangá, na altura do bairro da Várzea, ficou impactada. “No mesmo instante em que eu estava vendo, um rapaz que estava no outro lado da rua me disse que o outdoor foi uma afronta para a comunidade. Ele afirmou que lá há jovens com até 14 anos que fumam maconha; e aquilo era terrível. O rapaz meio que me pediu socorro”. A vereadora afirmou que seu posicionamento “é de quem trabalha do outro lado da questão da maconha”, mas que, apesar do voto de repúdio proposto por Fred Ferreira, “nada tem contra o vereador Ivan Moraes”.

Michele Collins também falou que é contra o uso recreativo da maconha, mas que faz concessões ao uso terapêutico. “Eu concordo desde que o canabidiol (óleo com fins medicinais feito a partir de um derivado da maconha) seja feito em laboratório e aprovado pela Anvisa e esteja no SUS”.

A vereadora censurou, em seguida, a empresa de outdoors Bandeirantes, que produziu a peça publicitária paga por Ivan Moraes e instalada na Avenida Caxangá. “Nunca pensei que a Bandeirantes iria se meter num negócio desses. De toda forma, quero ressaltar que o requerimento de Fred Ferreira não repudia o vereador Ivan Moraes, mas uma iniciativa do vereador, que fez a incitação ao uso e à legalização da maconha. Foi uma incitação à cidade ou à comunidade para fazer isso. Está bem claro”, disse Michele Collins.


Em 25.04.2022.