Notícias

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), via videoconferência, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de discutir o projeto de lei de número 251/2019, de sua autoria, que institui o Banco de Medicamentos do Recife. Ele pediu o apoio dos demais parlamentares para a proposta que foi aprovada, nesta segunda-feira (19), em segunda discussão.

Prevenção, articulação e planejamento das ações para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Essas devem ser as principais atribuições do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Recife (NETPE/Recife) que pode ser criado na capital em breve. Nesta segunda-feira (19), a Câmara Municipal aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei nº 220/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que visa instituir o órgão.

A Comissão de Saúde da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), analisou 12 projetos de lei, dos quais 11 foram aprovados. Das propostas apresentadas apenas uma foi rejeitada. Também foram distribuídos outros quatro projetos de lei. Participaram do encontro, na tarde desta segunda-feira (19), por videoconferência, os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos) e Paulo Muniz (SDD) . A próxima reunião ficou marcada para o dia 26 deste mês.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) disse que fez um vídeo sobre as obras de requalificação da calçada de um prédio localizado na Rua Simão Mendes, no bairro da Jaqueira, Zona Norte, porque recebeu a reclamação de moradores. O material circulou nas redes sociais, com muita repercussão, na semana passada. “Fui ao local para conformar a denúncia que recebi e a calçada retirada era de fato igual à que estava sendo colocada”, afirmou, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada por videoconferência, nesta segunda-feira (22).

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu nesta segunda-feira (19), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, via internet, o requerimento nº 2477/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), indicando à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos para que providencie uma campanha permanente e ativa de efetivação do direito à tarifa social de energia elétrica, estabelecida pela lei federal 12.212 de 20 de janeiro de 2010.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (19) o requerimento nº 2493/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A matéria pede que a Prefeitura providencie a distribuição de cestas básicas, enquanto durar a pandemia da covid-19, aos motoristas e trabalhadores do transporte escolar que estão impossibilitados de exercer normalmente suas atividades. Durante a reunião Ordinária remota da Casa, a parlamentar fez uso da palavra para defender o pedido.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) presidiu, na sexta-feira (16), uma comissão representativa do setor de eventos sociais e corporativos, artistas, e bares durante reunião com a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. O encontro ocorreu na sede da entidade, com a presença da secretária Executiva da pasta, Ana Paula Vilaça, e o secretário de Articulação, Rodrigo Farias.

A partir da instalação do Espaço Criadouro, na Avenida Conde da Boa Vista, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) elogiou as ações da atual gestão da Prefeitura do Recife, que estaria comprometida, segundo ele, “com o processo de requalificação e ressignificação do centro da Cidade”. O espaço, que reocupa um prédio antigo, dando um novo uso ao imóvel que estaria sofrendo os desgastes do tempo, contribuirá para a manutenção do centro como espaço útil e frequentado pela população.

A vereadora Liana Cirne (PT), registrou a passagem do Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, parabenizando o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), pelo trabalho realizado com a população de rua na distribuição de alimentos orgânicos. Ela disse na manhã desta segunda-feira (19), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que o MST conduz em Recife o junto com o Armazém do Campo e a Brigada de Saúde, o projeto Mãos Solidárias. “São toneladas de alimentos distribuídos pelo MST, fazendo o papel do governo e prestando mais assistência do que o poder público”.

O assassinato do garoto Henry, de 4 anos, no Rio de Janeiro, foi tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP). “Um acontecimento que tem chocado o Brasil inteiro. Uma criança que faleceu no último mês, vítima de maus tratos e violência, segundo consta em laudos do IML”. O assunto foi levantado durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (19), via videoconferência.