Na tarde desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Andreza Romero (PP) repercutiu dois requerimentos de sua autoria que tratam de beneficiar as mães recifenses. A proposição de nº 2164/2021 solicita vaga em creche para criança cuja mãe tenha sido vítima de violência doméstica; já a de nº 2165 pede a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o número de brasileiros pobres saltou de 9,5 milhões em agosto de 2020 para mais de 27 milhões em fevereiro de 2021. Os dados foram abordados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (6), via videoconferência, pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB). “Isso é muito sério e grave. Você sente esse efeito quando olha para a sociedade”, lamentou.
A vereadora Liana Cirne (PT) é autora do requerimento nº 2152/202, aprovado na Câmara do Recife, solicitando a entrega imediata do cartão alimentação para alunos novatos da rede municipal de ensino. Na justificativa a vereadora afirmou, na manhã desta terça-feira (6), durante reunião Ordinária, por videoconferência, que, com as aulas presenciais suspensas, a Prefeitura ofereceu aos estudantes matriculados o cartão de alimentação no valor de R$ 60,00. Ela ponderou que a entrega está atrasada para os novatos e a fome pede urgência.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (6), transmitida via videoconferência, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu requerimento de sua autoria, de número 2123/2021, que dirige indicação ao prefeito do Recife para determinar a inclusão dos profissionais da imprensa, que atuam na cobertura da pandemia, no plano municipal de imunização contra a covid-19.
No último dia 2 foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de enfatizar a data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O assunto foi abordado nesta terça-feira (6), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência.
Estabelecer diretrizes para a implementação de ações de prevenção e controle do diabetes e da hipertensão arterial em crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 32/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), cujo parecer positivo foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. O colegiado promoveu uma reunião nesta terça-feira (6), de forma virtual.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (6) dois requerimentos de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) para a realização de eventos propostos pela parlamentar. Um deles, de nº 2159/2021, pede que a Casa promova uma reunião solene no dia 13 de maio em virtude do Dia Nacional de Luta contra o Racismo. O outro, de nº 2160/2021, solicita a realização, no dia 18 de maio, de uma reunião pública para tratar do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
A vereadora Michele Collins (PP) discutiu e aprovou quatro requerimentos de sua autoria, na reunião Ordinária, que a Câmara Municipal realizou por meio de videoconferência, nesta terça-feira (6). Um desses foi o de número 2184/2021, que dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, no sentido de criar, por decreto, um Comitê de Transparência do Enfrentamento ao Coronavírus.
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu dois requerimentos de autoria da vereadora Andreza Romero (PP) que tratam de apoio às mães que estejam retornando da licença maternidade. Ambos os requerimentos, que foram aprovados, são dirigidos ao prefeito João Campos. O de número 2164/2021 pediu para providenciar a disposição de vaga em creche para criança cuja mãe tenha sido vítima de violência doméstica. E o outro, de número 2165/2021, solicitou a instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos.
Solicitar à Prefeitura um estudo de impacto financeiro para a criação do Porto Jurídico, um projeto de incentivo à instalação de sociedades desse setor no Recife Antigo. É disso que trata o requerimento nº 2120/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (6). Segundo o parlamentar, a sugestão – similar à do Porto Digital, já existente – visa movimentar economicamente o centro histórico da capital.