A nomeação de professores da rede municipal de ensino, aprovados no último concurso, e que fazem parte da lista reserva foi o apelo feito à Prefeitura do Recife por vários parlamentares durante a reunião plenária desta segunda-feira (4). O assunto foi apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT) e participaram da discussão as vereadoras Ana Lúcia (Republicanos), que também é presidente da Comissão de Educação; Michele Collins (PP) e os vereadores Paulo Muniz (PL) e Felipe Alecrim (Novo). Representantes do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere) acompanharam os debates, nas galerias.
No retorno à Casa de José Mariano nesta segunda-feira (4), a vereadora Michele Collins (PP), durante reunião plenária, analisou o período em que esteve na Câmara dos Deputados assumindo temporariamente a vaga da deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE). “Tive a oportunidade de apresentar, em quatro meses, 120 proposições. E um dos projetos que eu gostaria de destacar é relacionado à tentativa de retirada de direito dos alunos das escolas municipais estaduais de Pernambuco de exercerem a sua liberdade religiosa”.
O vereador Almir Fernando (PSB) abordou três temas durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (4): o primeiro foi a falta de água potável nos bairros da Zona Norte. “Por enquanto, a abertura de poços no Alto José Bonifácio, por parte da Compesa, ainda está nas promessas”. Em seguida, ele criticou o fechamento das delegacias de polícia nos finais de semana, o que impacta na sensação de falta de segurança nas comunidades. “Onde fazer denúncias?”. O outro tema foi educação. “O prefeito João Campos ampliou o número de escolas e creches, o que exige contratação de pessoal”, disse.
Patrimônio cultural imaterial do Recife, o espetáculo Caixa de Natal recebeu uma homenagem na Câmara Municipal nesta sexta-feira (1º). A cerimônia, realizada no plenário da Casa de José Mariano, ocorreu por iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PV) e homenageou os dez anos do evento, que se completam neste ano. O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a reunião solene.
Ele tem 85 anos e ainda trabalha como prático de portos, exercício que desempenha ao longo de 60 anos. A vida e as contribuições dadas pelo recifense Luiz Augusto Correia de Araújo são motivos de orgulho e exemplo para os cidadãos locais, de acordo com o vereador Gilberto Alves (PRD). O parlamentar o homenageou em reunião solene, na tarde desta quinta-feira (31), com a entrega da Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife.
Como forma de valorizar e preservar a cultura musical recifense, a Câmara Municipal realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (30), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PSB) para homenagear a banda Som da Terra, pela passagem do seu 49º ano de carreira. Durante sua trajetória, o grupo musical se tornou um dos mais tradicionais da música pernambucana, com um estilo que pode ser definido como MPB de sotaque regional.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (29), o vereador Amaro Cipriano Maguari (PP) repercutiu o resultado do segundo turno das eleições em Olinda e em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). “Eu quero parabenizar as duas grandes vitórias desse segundo turno, de Mirella Almeida, em Olinda, e de Ramos, em Paulista. Parabenizo a governadora Raquel Lyra, que deu apoio a eles, e desejo que eles façam um grande governo em favor do povo de Olinda e Paulista”, afirmou. Ele também falou sobre questões relacionadas à saúde municipal.
A Câmara do Recife aprovou, em segunda e última votação, por unanimidade, o projeto de lei nº 184/2024, que visa a declarar de utilidade pública a Associação Nação Cidadã. A matéria, de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB), segue agora para a sanção do prefeito da capital.
Em reconhecimento à importância da cultura afro-brasileira e visando a legitimação da manifestação religiosa, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei número 126/2024, que declara Patrimônio Cultural de natureza imaterial do povo recifense o candomblé, a partir de uma iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). A aprovação ocorreu em segunda votação durante a reunião plenária desta terça-feira (29) e agora seguirá para sanção do prefeito João Campos.
Na próxima quarta-feira (30), os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz vão a júri popular pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson. Na Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) tratou do assunto nesta terça-feira (29), durante a reunião plenária da Casa. A parlamentar destacou a relevância do julgamento e pediu que a Justiça responsabilizasse também os supostos mandantes do crime, os políticos Chiquinho e Domingos Brazão. “Perder Marielle foi um baque para todas e todos nós. E amanhã, o julgamento e, seguramente, a condenação dos seus assassinos, vão ser um passo para que a gente possa retomar a justiça no nosso país”.