A 1ª Conexão Recentro, realizada no início de fevereiro pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Sudene e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi repercutida pela vereadora Flávia de Nadegi (PV), durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). O evento teve como objetivo reunir empresários e investidores interessados em imóveis multiusos no Centro do Recife. “São investimentos que serão dados à nossa população com o custo mais baixo, sempre com o objetivo de fazer com que o Centro do Recife volte a ter vida própria. É importante trazer essa informação aqui, na tribuna, para que a gente entenda que vários setores da sociedade estão preocupados em dar vida e voltar a fazer com que o Centro pulse os três turnos do dia, não só com moradias, mas com geração de emprego, economia”, destacou.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), a vereadora Kari Santos (PT) manifestou “voto de repúdio” ao ex-presidente Jair Bolsonaro que está em visita a Pernambuco. Segundo ela, trata-se “do maior negacionista da história” do País, e também o responsável pela compra tardia da vacina para combater o vírus da covid-19. “Ele tentou ainda dar um golpe de estado e fez planos para matar o presidente Lula, o seu vice (Geraldo Alckmin) e um ministro do STF (Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes)”.
O vereador Júnior de Cleto (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, para discutir dois requerimentos de sua autoria que se encontravam em votação. Na ocasião, a Casa aprovou ambos os pedidos do parlamentar. Nas matérias, ele solicita do poder público municipal a limpeza e a contenção de uma encosta no bairro de Dois Unidos, bem como o cálculo de um subsídio para atingir o equilíbrio econômico-financeiro das linhas interbairros do Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP). O vereador Agora é Rubem (PSB) defendeu a iniciativa.
A reunião de instalação da Comissão de Políticas Públicas da Juventude foi promovida na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (18), com a presença de todos os seus membros efetivos. Na ocasião, os parlamentares que compõem o colegiado elegeram o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) como presidente do grupo para o biênio 2025-2026. Já o vereador Felipe Francismar (PSB) ficou com a vice-presidência da Comissão.
A convocação de diversos secretários municipais à Câmara do Recife gerou debate entre parlamentares no plenário, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18). O assunto é tema do requerimento número 215/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que defendeu a medida para esclarecer a recente reforma administrativa da Prefeitura, aprovada em janeiro na Casa de José Mariano e sancionada pelo Executivo. Além do autor, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Eduardo Moura (Novo) também discutiram o assunto. Em votação nominal, o requerimento foi rejeitado, com 22 votos contrários, cinco votos favoráveis e duas abstenções.
Locais de atendimento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissional de apoio para acompanhar essas crianças nas escolas. Estas são propostas feitas através de dois requerimentos do vereador Paulo Muniz (PL) aprovados pelos parlamentares na tarde desta terça-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O autor da proposta, além das vereadoras Liana Cirne (PT) e Ana Lúcia (Republicanos) debateram as matérias antes da votação.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (18), a vereadora Natália de Menudo (PSB) criticou o Governo de Pernambuco pela desapropriação do terreno onde funcionava o Colégio Americano Batista, localizado em um prédio histórico na área central da cidade. Segundo a parlamentar, o processo, feito em fevereiro de 2023, custou R$ 80 milhões de reais, valor que poderia ser usado para a construção de cinco escolas técnicas estaduais. “A promessa foi de construir um centro educacional majoritariamente para o jovem do Recife (...) Já que o valor foi aplicado, que esse prédio se transforme rapidamente no que foi prometido”.
Preocupada com o agravamento das mudanças climáticas e seus efeitos intensos, especialmente na população periférica do Recife, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) disse, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (18), que vai apresentar um plano municipal de prevenção às enchentes. Segundo a parlamentar, ele será elaborado a partir de visitas em várias comunidades da cidade, através da escuta dos moradores e do levantamento de dados. “A gente tem que ter um plano de contenção, monitoramento e prevenção, antes que aconteça. E essa é a nossa proposta”. A vereadora falou ainda sobre a importância cultural e popular do carnaval, além do impacto financeiro da festa. “Ele é fonte de renda dos trabalhadores informais, dos fazedores de cultura e do setor turístico. São famílias inteiras que têm seu sustento garantido pelo carnaval”, defendeu.
O vereador Agora é Rubem (PSB) debateu o requerimento número 517/2025, de sua autoria, dirigindo indicação ao Grande Recife Consórcio de Transporte para determinar a gratuidade da passagem de ônibus no dia 1º de março de 2025, que é o dia do desfile do Galo da Madrugada. A medida, de acordo com o requerimento, funcionaria no horário da meia noite às cinco da tarde. “Estive no Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco e o presidente Roberto Carlos me falou da importância da gratuidade do transporte público no dia do Galo. Os rodoviários têm grande dificuldade de controlar o valor das passagens e por muitas vezes são agredidos pelos vândalos, que depredam o patrimônio público”. O vereador entende que essa medida pode trazer tranquilidade para os passageiros e motoristas de ônibus. Votado na reunião plenária desta terça-feira (18), da Câmara Municipal do Recife, o requerimento foi aprovado.
Autora de quatro requerimentos que apresentam votos de aplausos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Flávio Dino; à ex-ministra do STF, Rosa Weber; ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e ao vice-presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) debateu as proposições na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18). Todos os requerimentos destacam o papel das autoridades “na preservação da democracia”. Outros parlamentares como a vereadora Liana Cirne (PT), Eduardo Moura (PL), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL), Rinaldo Junior (PSB), Luiz Eustáquio (PSB) e Osmar Ricardo (PT) também debateram os requerimentos.