Notícias

Tomaram posse no plenário da Câmara Municipal do Recife, o prefeito eleito João Campos (PSB) e a vice-prefeita Isabella de Roldão, com 447.913 votos. A solenidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º), foi presencial, com público restrito em virtude da pandemia, mas pôde ser acompanhada ao vivo pelo site da Casa José Mariano. João Campos é o prefeito eleito mais jovem da capital pernambucana, com 27 anos. Em seu primeiro discurso, depois da posse, o prefeito do Recife reiterou as promessas de campanha. Ele elegeu como prioridade a educação, mas quer que a capital pernambucana esteja entre as que mais vão crescer no país, e ressaltou que o Recife estará pronto para a vacinação contra a covid-19. “Vou governar para todos e todas desta cidade. Vou trabalhar para que o Recife tenha o melhor ensino público de todas as capitais do país”. A reunião Solene de posse foi presidida pelo novo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB).

Os novos integrantes da Comissão Executiva, que administrará a Câmara Municipal do Recife no primeiro biênio (2021-2022) da 18ª Legislatura, foram escolhidos na tarde desta sexta-feira (1º), na reunião solene de posse dos vereadores eleitos, transmitida pela internet, no plenário da Casa. Os dois maiores cargos são o de presidente e o de primeiro-secretário; e para ocupá-los foram escolhidos, por voto direto, os vereadores Romerinho Jatobá (PSB) e Eriberto Rafael (PP), respectivamente. A Comissão Executiva é o órgão máximo da Casa Legislativa e de acordo com o Regimento Interno, tem a função de examinar e executar os procedimentos administrativos e regimentais para garantir o funcionamento da Câmara enquanto instituição e também observar o processo legislativo.

Os vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal do Recife tomaram posse de seus mandatos nesta sexta-feira (1º), no plenário da Casa de José Mariano. A cerimônia foi transmitida via internet e conduzida, inicialmente, pelos três vereadores mais votados da capital: Dani Portela (PSOL) assumiu a presidência da Mesa Diretora; Andreza Romero (PP), a primeira-secretaria; e Júnior Tércio (Podemos), a segunda-secretaria. Os novos parlamentares cumprirão seus cargos entre janeiro de 2021 e dezembro de 2024.

Nesta sexta-feira (1º), às 15h, no plenário da Câmara do Recife, será realizada a reunião solene de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeita da cidade, além da eleição da Comissão Executiva que comandará o Poder Legislativo Municipal nos próximos dois anos. Diferente de outras cerimônias que contaram com a presença de um grande número de pessoas prestigiando o evento, neste ano será permitida apenas a entrada dos eleitos e de um número restrito de convidados. A medida é necessária em cumprimento ao protocolo de convivência com a covid-19, que tem o objetivo de preservar a saúde e a vida. O público poderá acompanhar a solenidade, ao vivo, pelo site da Casa.

A vereadora Aline mariano (PP), que já havia realizado discurso de despedida da Casa, fez questão de deixar mensagem para todos os vereadores reeleitos e os novos que estão chegando, para a próxima Legislatura. Ela iniciou seu pronunciamento afirmando que a vida é feita de ciclos e que ela estava encerrando este, que durou 12 anos, na Casa José Mariano. Frisou, durante Reunião Extraordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (29), que a convivência na Casa deixou marcas positivas.

Na reunião Extraordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (29), o vereador Augusto Carreras (PSB) fez um pronunciamento, via videoconferência, se despedindo da Casa de José Mariano. O parlamentar não conseguiu a reeleição e destacou que foram 16 anos de dedicação e trabalho à capital pernambucana. “Despedidas nunca são fáceis, mas deixo a Casa de José Mariano pela porta da frente, de cabeça erguida. Tenho certeza de que pude levar, por meio dos meus quatro mandatos, esperança, dignidade e qualidade de vida a milhares de recifenses”.

A vereadora Aline mariano (PP), que já havia realizado discurso de despedida da Casa, fez questão de deixar mensagem para todos os vereadores reeleitos e os novos que estão chegando, para a próxima Legislatura. Ela iniciou seu pronunciamento afirmando que a vida é feita de ciclos e que ela estava encerrando este, que durou 12 anos, na Casa José Mariano. Frisou, durante Reunião Extraordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (29), que a convivência na Casa deixou marcas positivas.

No último pronunciamento de seu mandato, o vereador Jayme Asfora (Cidadania) teceu comentários sobre a reforma administrativa do município, aprovada em segunda discussão nesta terça-feira (29), por via remota, na Câmara do Recife. Na ocasião, o parlamentar deu ainda continuidade à sua despedida do parlamento, iniciada com um discurso proferido na última segunda-feira (28). Ele agradeceu aos funcionários que trabalharam em seu gabinete e fez uma homenagem à participação feminina na política.

Os três projetos de lei de autoria do poder Executivo que originaram as reuniões Extraordinárias de ontem e hoje (29), foram aprovados em primeira e segunda votações, respectivamente, e eles agora seguirão para sanção do prefeito Geraldo Julio. São os de número 05/2020, que dispõe sobre o desmembramento e posterior ampliação da Zeis Ibura e Jordão; o 24/2020, que altera o artigo 15 A, da lei municipal nº 16.719 de 30 de novembro de 2001, flexibilizando as regras de definição das Zeis; e o 25/2020, que promove a reestruturação administrativa dos órgãos e entidades da administração direta e indireta do Município do Recife.

“Cheguei nesta Casa há quase trinta anos, pude aprender demais com todos os que passaram por minha vida enquanto vereador”, com estas palavras o presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), iniciou seu pronunciamento e fez um balanço de sua gestão, desde 2017. Ele destacou, na manhã desta terça-feira (29), durante reunião Extraordinária, por videoconferência, que, ao assumir, os jornais da época questionavam as dificuldades enfrentadas pela Comissão Executiva, onde direitos de servidores tiveram de ser contingenciados. Uma realidade que foi modificada ao longo dos anos. “Já em 2017 fechamos com economia de mais de R$ 3 milhões. Da mesma forma fizemos nos anos seguintes e hoje me orgulho em dizer que vamos fechar 2020 com uma economia de, aproximadamente, R$ 30 milhões”.