Dez anos sem o ex-vereador Luiz Vidal. Foi esse o tema de uma reunião solene realizada na Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira (10), no plenário da Casa. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), que trabalhou com o ex-parlamentar quando ele cumpria mandato no Poder Legislativo Municipal.
O fim da apuração das eleições para o Conselho Tutelar do Recife foi tema de um discurso do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) proferido na Câmara Municipal nesta quarta-feira (9). O parlamentar, que considerou demorada a divulgação dos resultados, voltou a tecer críticas ao processo eleitoral, como fez ao longo da semana.
Uma ideia que tem servido de inspiração para câmaras de outros municípios. O Parlamento Jovem do Recife foi motivo de uma visita do vereador Raphael Pessoa (MDB), do município cearense de Maracanaú, à Câmara do Recife nesta quarta-feira (9). Ele foi recebido pelo presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB).
Em alusão à Semana Nacional de Redução de Desastres, que segue até o dia 11 de outubro, o vereador Renato Antunes (PSC) repercutiu nesta quarta-feira (9) o pedido de informações que fez à Prefeitura do Recife em relação às ações preventivas do município. Na tribuna da Câmara Municipal, ele ressaltou que o requerimento se preocupa com os riscos de desmoronamento de encostas na capital.
A denominação de um parque público, que ainda não existe, com o nome do ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, levou o vereador Carlos Gueiros (PSB) a discutir a proposta de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD). De acordo com o projeto de lei 56/2019, o parque, a ser instalado na área aonde funcionava o Aeroclube de Pernambuco, deve ter o nome do ex-governador. No entanto, Carlos Gueiros explicou na tarde desta quarta-feira (09), na Câmara do Recife, que a proposta não deveria ser votada porque não se sabe ainda o que será feito naquele local e por já existir proposta semelhante do ex-vereador Wanderson Florêncio, dando nome ao parque quando este viesse a ser instalado. O autor Rodrigo Coutinho retirou o projeto de pauta para rever a proposta.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) defendeu a importância de se apoiar o futebol de várzea nas comunidades da periferia do Recife como forma de “construção da cidadania de grupos de vulneráveis”. Na reunião ordinária desta quarta-feira (9), ela disse que estava fazendo o pronunciamento porque há notícias de que a área reservada, atualmente, para o campo do Ferroviário, um clube localizado no bairro de Afogados, será desativada para construção de um conjunto habitacional.
O momento atual político e econômico da América Latina, especialmente nos países da América do Sul, rebatem na economia e política do Brasil e de nosso Estado, portanto do Recife. Esse acontecimento por si só já justifica a criação de uma Comissão de Relações Internacionais. Pelo menos é o entendimento do vereador João da Costa (PT), que frisou na tarde desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal, que vai dar entrada em um projeto de lei criando esta comissão na Casa.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) sugeriu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) federalize os futuros pleitos para escolha dos conselheiros tutelares. “Vimos um festival de desorganização nas eleições de domingo e a partir da federalização, a votação ocorrerá com mais estrutura e organização”, defendeu, na reunião ordinária desta quarta-feira (9), após o anúncio oficial do resultado das eleições de domingo (6).
Em dezembro de 2013, foi editada a Licença Prévia nº 054/2013 que consiste numa autorização ambiental para a construção do Parque Municipal da Tamarineira e desde então, segundo o vereador Jayme Asfora (sem partido), “o parque não saiu do papel. No ano de 2011, ocorreu uma licitação pública, mas a execução da concepção vencedora nunca se concretizou efetivamente”. O parlamentar, inclusive, propôs uma reunião pública na manhã desta quarta-feira (9), no plenarinho, para debater o assunto. “Alguns esclarecimentos sobre o Parque da Tamarineira devem ser tecidos para que, enfim, essa importante área do Recife seja disponibilizada integralmente para a população”.
Climatização completa das 309 unidades de ensino público municipal do Recife até o fim de 2019. É isso que prevê o Programa Novo Clima, iniciativa da Prefeitura para dar conforto térmico às escolas e creches da capital. A ação foi tema de um discurso do vereador Renato Antunes (PSC) na Câmara do Recife nesta terça-feira (8). Citando o caso de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que recebeu a instalação de aparelhos de ar-condicionado que não funcionam, ele cobrou a aplicação efetiva do programa.