O vereador André Régis (PSDB) vai iniciar mais uma ação de fiscalização, dessa vez nos pontos turísticos da cidade para levantar a situação do lixo depositado nesses locais. A fiscalização deverá ser feita durante dois meses e usará metodologia avançada. Para ele, nenhum turista gosta de visitar uma cidade suja, "um dos problemas graves das cidades que não conseguem manter seus equipamentos limpos". Por isso destacou na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara do Recife, as ações para verificar a poluição causada pelo lixo.
O vereador Renato Antunes (PSC) leu parte de um editorial publicado na imprensa dando conta de um aluno que esfaqueou um professor, que veio a falecer. O fato se deu em sala de aula e ele aproveitou para chamar atenção sobre essa ocorrência. Ele disse na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara do Recife que o Brasil é líder no ranking de violência contra docentes e o Recife não está fora desse mapa.
O crescimento do número de casos de sarampo no Brasil e em Pernambuco levaram a vereadora Ana Lúcia (PRB) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (4). Em seu discurso, a parlamentar lembrou que um projeto de sua autoria, que visava obrigar apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula na rede municipal de ensino, foi vetado pela Prefeitura.
Três ações promovidas pelos governos municipal e estadual foram destacadas nesta quarta-feira (4), na Câmara do Recife, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ao subir à tribuna da Casa, o parlamentar disse ter comparecido a eventos da Prefeitura relativos à celebração do decreto do Programa de Letramento do Recife (ProLer) e ao Programa Chegando Junto. Ele repercutiu, ainda, a realização da 3ª Rodada do Seminário Todos por Pernambuco, pelo Governo do Estado.
Na próxima sexta-feira, dia 6, às 10h, a Câmara Municipal do Recife prestará homenagem ao Dia do Repórter Fotográfico. A iniciativa parte do vereador Hélio Guabiraba (sem partido) que subiu à tribuna da Casa, nesta quarta-feira (4), para convidar a todos. Ele destacou que na ocasião entregará o Prêmio Alexandre Severo a diversos profissionais da fotografia.
O plenário da Câmara aprovou em primeira votação, o projeto de lei número 129/ 2019, de autoria do vereador Gilberto Alves. A medida dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação de bombeiros civis de acordo com os requisitos mínimos estabelecidos na Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) nº 14.608/2007, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Na tarde desta terça-feira (3), diante das galerias repletas de profissionais, o parlamentar pediu o apoio dos demais vereadores à iniciativa.
O Serviço de Transporte Complementar de Passageiros do Município do Recife (STCP) vai passar a funcionar com novas regras. As mudanças foram introduzidas pelo projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 23/2019, aprovado em primeira e segunda discussões nesta terça-feira (3), na Câmara Municipal. Antes da votação, o tema foi levado à tribuna do plenário pelo vereador Davi Muniz (PATRI).
O vereador Ivan Moraes (PSOL) convocou a população a se engajar em partidos políticos e influir nos rumos do país e do mundo. Para ele, a política é um modo transformador da sociedade. Disse na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, que de quinta-feira até domingo passado, pessoas do Brasil e de diversos países, estiveram no Recife participando do encontro "Ocupa Política", para debater como a sociedade poderia mudar a forma de se fazer política, sempre igual, com grupos se alternando no poder. “Essas pessoas que vieram até aqui estão indignadas com esse modo de fazer política”.
A vereadora Michele Collins (PP) fez veemente apelo na tarde desta terça-feira (3), na Câmara do Recife, exortando a população a tomar a vacina contra o sarampo e se imunizar contra a doença. Lembrou que há 19 anos não se registrava casos de sarampo em Pernambuco, mas recentemente foi registrado o óbito de uma criança em Taquaritinga do Norte, a primeira do Estado e a quarta do país. “Alguns casos, cerca de quatro, foram de pessoas que tiveram contato com infectados em uma excursão à Bahia. Mas a doença está em quase todo território nacional. A população precisa atender ao chamado da vacinação. É muito sério e pode matar. Ao todo foram registrados 337 casos em Pernambuco”.
Preocupado com a situação dos canais que cortam o Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) chamou a atenção para a ocupação desordenada às margens desses locais. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (3), ele afirmou que casas e outras construções irregulares dificultam a limpeza e desobstrução dos canais.