Esclerodermia é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, ligada a fatores autoimunes. Sua principal característica é o endurecimento (esclero) da pele (dermia), que se torna mais espessa, brilhante e escura nas áreas afetadas. Muitas pessoas dependem do medicamento para tratar a doença que, além de controlar a inflamação, alivia os sintomas e retarda a evolução. Segundo a vereadora Aimée Carvalho (PSB), os remédios estão faltando no estado e a parlamentar convocou uma audiência pública, na manhã desta terça-feira (28), para discutir o assunto tendo como tema: “Esclerodermia: problemas com a falta de medicação”. Entidades, familiares e pacientes compareceram ao Plenarinho e deram seus depoimentos.
Se dependesse apenas do mérito, o projeto de lei número 360/2017, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), teria sido aprovado sem precisar de discussões. “O grande debate se deu sobre o que era possível e o que não era possível colocar em prática”, disse o vereador Aerto Luna (PSB), presidente da Comissão de Legislação e Justiça, na reunião ordinária desta segunda-feira (27). Na reunião, os vereadores aprovaram por unanimidade o substitutivo 01/2019, do vereador Samuel Salazar (PRTB), ao projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de equipamento de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do município do Recife.
Ao analisar 13 projetos de lei que aguardavam a emissão de pareceres, a Comissão de Legislação e Justiça aprovou seis, rejeitou quatro e pediu vistas dos outros três. Na reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (27), o colegiado também distribuiu outros 34, para análise dos relatores. Participaram da reunião os vereadores Aerto Luna (PSB), presidente do colegiado; Almir Fernando (PCdoB), Samuel Salazar (PRTB) e Renato Antunes (PSC).
O vereador Ricardo Cruz (PPS) destacou o Maratona Verde – iniciativa da Prefeitura do Recife destinada ao plantio de 10 mil mudas de árvores. “Um projeto lançado com entusiasmo pelo prefeito Geraldo Julio. Vamos mobilizar toda a cidade. Pessoas que, como eu, são militantes da causa ambiental”, disse o parlamentar. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (27), ele destacou que esteve no lançamento do Maratona Verde durante a manhã.
A Casa de José Mariano aprovou nesta segunda-feira (27), em segunda discussão, o substitutivo ao projeto de lei nº 360/2017, que torna obrigatória a climatização dos ônibus que operam linhas do Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife. A matéria, que segue agora para a análise do Poder Executivo, prevê a instalação de equipamentos de ar-condicionado em toda a frota da capital em até quatro anos a contar de outubro de 2019.
O vereador Jayme Asfora, atualmente sem partido, considerou que a Câmara viveu um dia histórico nesta segunda-feira (27). “Foi duplamente histórico. Primeiro porque aprovou a obrigatoriedade de instalação de ar condicionado nos ônibus que circulam no Recife. E segundo, porque fez aquilo que o Consórcio Grande Recife devia ter feito e não fez”, disse, na reunião ordinária. Pela unanimidade dos vereadores presentes em plenário, foi aprovado o substitutivo 01/2019, do vereador Samuel Salazar (PRTB), ao projeto de lei 360/2017, de autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de equipamentos de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do Recife.
Nesta segunda-feira (27), 13 viaturas da Guarda Municipal do Recife foram apreendidas em cumprimento a uma medida liminar da 18ª Vara Cível da Capital. A decisão é resultado de uma ação movida por um banco contra a locadora dos veículos. Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido pelo vereador Renato Antunes (PSC), que fez questionamentos a respeito do contrato do serviço.
O vereador Chico Kiko (PP) abordou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), o encontro que teve com o prefeito Geraldo Julio na inauguração da Praça do Jiquiá, na Zona Oeste da cidade. O parlamentar disse também ter visitado a avenida Recife e o terreno onde será construído o Hospital do Idoso.
Uma conquista para os jornalistas. Foi assim que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) definiu a formalização da Cooperativa de Jornalistas do Estado de Pernambuco, ocorrida no dia 22 de maio. A parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (27) para repercutir o tema.
O vereador Jayme Asfora (sem partido) comemorou o Dia do Procurador do Município do Recife, instituído em dia 27 de maio, por uma lei de sua autoria, a de número 18302/17. “Temos que registrar essa data. A categoria presta um grande serviço à administração pública municipal. Sua atuação fortalece a advocacia pública, zela pelo controle da legalidade e da moralidade dos atos públicos e defesa do patrimônio público. O que garante a transparência e a probidade administrativa”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira (27).