Notícias

Com 38 anos de atuação, a Rádio Recife FM recebeu homenagens do vereador Aerto Luna (sem partido) pela passagem do aniversário e atuação na cidade. A Rádio foi fundada em 23 de março de 1981 e ao longo desses anos se destaca pela diversificação de conteúdo regional e em especial da valorização da música nacional e internacional.

“Faço a abertura deste discurso em homenagem a um ilustre teatrólogo nascido no Recife, porque hoje é o Dia Mundial do Teatro. E o teatro é um motivo de orgulho para todo o recifense”. Foi celebrando a memória de Nelson Rodrigues, considerado o maior teatrólogo da história do Brasil e ao Dia Mundial do Teatro, comemorado nesta quarta-feira (27), que o vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Casa. O parlamentar aproveitou para cobrar à Prefeitura algumas obras paradas na cidade, como a do Teatro do Parque.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para repercutir uma reunião que teve com o secretário de Educação, Bernardo D’Almeida. Na conversa, foram esclarecidas demandas sobre a conclusão da Escola do Córrego do Euclides, bem como pela conclusão da climatização de algumas escolas no Alto José do Pinho e do Córrego no Jenipapo.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife promoveu uma reunião nesta quarta-feira (27), na sede do Poder Legislativo, para discutir pareceres a 12 projetos que tramitam na Casa. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo aprovou dez dessas matérias. Dentre elas, estava o projeto de lei nº 20/2019, que busca obrigar a instalação de placas biográficas e explicativas em unidades municipais de ensino e saúde a respeito da denominação dada a elas.

Diante das numerosas queixas que o seu gabinete recebeu de pessoas insatisfeitas com o aumento, deste ano, do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), o vereador Jayme Asfora (sem partido) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira (27) para discutir os critérios de majoração desses tributos em índices superiores à inflação. Os reajustes anuais da Prefeitura do Recife são baseados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em torno de 4.55% no período mas, de acordo com o vereador, houve aumento de até 33.5%. “São dezenas de casos de reajuste nesse padrão e as pessoas estão indignadas. Alguns contribuintes nos telefonaram pedindo orientação porque querem judicializar o aumento. Nós entendemos que os princípios básicos do Direito Tributário foram descumpridos”, afirmou Asfora. A audiência pública foi realizada em conjunto com o vereador Samuel Salazar (PRTB).

O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) reclamou dos vetos do Executivo aos projetos de lei produzidos pela Câmara do Recife, por conterem argumentação frágil como “proposta com pouco conteúdo”. Citou que cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Nova Iorque, Londres entre outras possuem leis semelhantes a uma proposta, que foi vetada, e que obrigava instituições de saúde a colocar telefones de órgãos de defesa dos consumidores em local visível. “Prefeito atual e antecessores vetam parcialmente ou totalmente propostas do Legislativo, deixando a cidade para trás, porque leis importantes deixam de viger”.

Parabenizar foi palavra de ordem do vereador Almir Fernando (PCdoB), nesta terça-feira (26) ao subir à tribuna da Câmara do Recife. O parlamentar destacou a comemoração dos 97 anos de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que aconteceu ontem (25), no Teatro Beberibe, no Centro de Convenções, em Olinda.

De acordo com o vereador André Régis (PSDB), o Tribunal de Contas de Pernambuco detectou pelo menos 60 obras paralisadas no Recife. Ele disse na tarde desta terça-feira (26), na Câmara do Recife que não há na cidade nenhuma área que não tenha uma obra sem conclusão. Citou a Upinha D, no Poço da Panela, Zona Norte, construída sem recuou de margem do rio e que acabou sendo embargada pela Justiça.

O vereador João da Costa (PT) repercutiu na tarde desta terça-feira (26) a audiência pública que debateu a Reforma da Previdência do governo federal, na manhã de ontem, na Câmara do Recife. A discussão, promovida por ele, girou em torno da extinção do BPC – benefício de proteção continuada – destinado aos mais pobres, elevação da idade mínima entre outros aspectos. "A reforma é considerada um preço muito alto para a sociedade. O encaminhamento adotado pelo encontro foi levar o debate para as comunidades".

Foi para repercutir sua ida à solenidade dos 50 anos das Comunidades Terapêuticas no Brasil, em Brasília, que a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (26). O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de março, na Câmara dos Deputados. De acordo com a parlamentar, existem hoje 10.833 vagas entre as 496 instituições do país.