O vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife na tarde desta segunda-feira (11), para reforçar que “os vereadores do Recife são representantes do povo e que merecem respeito”. Cobrou mais atenção da Prefeitura, afirmando que “diariamente recebemos as demandas da população e cobramos as melhorias do Executivo”.
Aproveitando a passagem do Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no 8 de março, o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou números da violência cometida contra mulheres e o projeto de lei de autoria dele Lei Maria da Penha vai às Escolas, com objetivo de conscientizar crianças e adolescentes da necessidade de respeitar mulheres e especialmente não praticarem violência contra elas.
O trabalho realizado pelos taxistas durante o carnaval foi elogiado pelo vereador Aerto Luna (sem partido), pelo atendimento dispensado ao público que foi às ruas nos festejos. “As cidades, Recife e Olinda, estavam repletas de turistas e moradores locais que brincaram o carnaval. Basicamente não aconteceram incidentes e todos foram muito bem atendidos”.
O vereador Aerto Luna (sem partido) destacou a Campanha da Fraternidade deste ano, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que tem o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. O parlamentar, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (11), lembrou do lançamento oficial na quarta-feira de cinzas, que dá início ao período da Quaresma. Segundo o vereador, o objetivo é estimular a participação dos cristãos em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum.
Destacar a importância do Carnaval como um momento cultural, político e de consagração de liberdades. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (11), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu uma publicação polêmica a respeito da festa feita pelo presidente Jair Bolsonaro na rede social Twitter.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (11) para falar sobre o Dia Internacional da Mulher. “O Dia da Mulher foi comemorado na última sexta-feira (8), quando não temos reunião plenária. Mas esta é uma data que não pode passar em branco aqui na Casa. Principalmente quando, nos últimos anos uma onda de violência tem atingido cruelmente as mulheres brasileiras.”
Após a folia, chega o momento em que o Recife faz uma avaliação do Carnaval que passou. Divulgado ainda na semana passada, o balanço da Prefeitura sobre o Carnaval 2019 foi comentado pelo vereador André Régis nesta segunda-feira (11). Segundo o parlamentar, que se pronunciou na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária, é preciso melhorar os rendimentos associados à festa.
As obras na rodovia BR-101, mais precisamente no trecho de acesso ao Recife, foram elogiadas pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) nesta segunda-feira (11). Em discurso realizado na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar afirmou que o investimento na área já traz benefícios para a capital pernambucana.
A Comissão de Educação analisou e aprovou 15 projetos de lei e distribuiu mais seis para análises de seus membros. Na reunião, a vereadora Ana Lúcia (PRB) destacou dois projetos que considera importante. “Todos os projetos são voltados para a melhoria da vida da população, mas alguns podem se tornar mais do que programas de governo, em políticas públicas permanentes”.
Serão em número de seis, e não quatro, as audiências públicas para debater o Plano Diretor do Recife que também seguirão a organização proposta por temas da Conferência Municipal e não mais pelo que ficou definido anteriormente, que seria de acordo com os segmentos sociais. As alterações na condução dos trabalhos foram definidas na reunião realizada pela Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, na manhã desta quarta-feira (27). Os temas a serem discutidos atendem aos seis cadernos que compõem o projeto de lei do Executivo número 28/2018, que apresenta a proposta do plano. “Acredito que será um trabalho mais democrático”, avaliou o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente da Comissão.