O vereador Ivan Moraes (PSOL) congregou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, a todos os democratas a se unirem neste segundo turno das eleições presidenciais, em 28 de outubro, em torno do projeto democrático. Para ele, o pleito se configura como uma disputa entre democracia e fascismo "e por isso todos devem se unir para combater um perigo real".
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu na tarde desta terça-feira (9) para analisar e dar parecer a proposições em tramitação no colegiado. Na ocasião, foram discutidos cinco projetos, destes, quatro foram aprovados e um rejeitado. Outros 16 foram distribuídos entre os membros do grupo. Dentre as medidas aprovadas está o projeto de lei número 122/ 2018, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal do Recife.
Gestor de carreira, o vereador Renato Antunes (PSC) elogiou com ressalvas a realização de concurso público para cargos de analistas de gestão e planejamento. No entanto, lamentou na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife, que tenham sido abertas apenas 25 vagas quando a necessidade seria de cerca de 600. “Essa pauta foi assunto de minha primeira e única reunião que tive com o Prefeito do Recife ao longo de meu mandato. Na ocasião cobrei dele um olhar mais profissional para a gestão municipal. O concurso é bom, mas deixa a desejar”.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a sanção da lei municipal 18.519/2018, que transforma a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) em Patrimônio Cultural Imaterial, e disse esperar que o ato do Poder Executivo venha a ser “apenas o início de um tratamento diferenciado para com um equipamento que nos orgulha”. Ela fez o comentário durante a reunião ordinária desta terça-feira (9), uma vez que é autora do projeto de lei 74/2018 que originou a proposta. “Foi um reconhecimento, mas é preciso que o poder público tenha um novo olhar para a cultura”, acrescentou.
Com uma pergunta que reflete a atribuição parlamentar de fiscalizar as contas do Poder Executivo, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira (9) para questionar: “Pra onde vai nosso dinheiro?”. O foco do interesse eram as verbas orçamentárias referentes às políticas de comunicação da Prefeitura do Recife. A previsão inicial da Lei Orçamentária Anual de 2018, aprovada no ano passado pela Câmara Municipal do Recife, era de R$ 10,9 milhões com gastos referentes à Coordenação, Supervisão e Execução das Políticas de Comunicação e Relações Institucionais. “Entretanto, ao longo do ano de 2018, em apenas oito meses, houve suplementações de crédito bastante significativas na rubrica”, esclareceu o vereador.
Um dia após as eleições, nesta segunda-feira (8), a vereadora Ana Lúcia (PRB) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para destacar o desempenho do Partido Republicano Brasileiro (PRB). “Nós não seremos mais chamados de partido nanico. Elegemos 30 deputados federais”, comemorou. O resultado, segundo a parlamentar, é fruto da visão estratégica do grupo. “O partido traz pessoas como eu, uma professora. Surgiu trazendo pessoas anônimas, fazendo o porta a porta, buscando o eleitor”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu o resultado das eleições nacionais e estadual e disse, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (8), que o partido ao qual é filiado tem um jeito diferente de fazer política. “Nós temos um jeito diferente de dizer as coisas. Elegemos aqui em Pernambuco o primeiro coletivo formado por cinco mulheres para a Assembleia Legislativa. Muitas pessoas estão se perguntando como esse mandato irá funcionar, pois têm curiosidade sobre como será a atuação de cinco mulheres ocupando o mesmo mandato”, afirmou.
Integrante do Partido Progressista (PP) na Câmara do Recife, o vereador Romero Albuquerque será agora deputado estadual. Ele foi eleito, no último domingo, com 29.262 votos para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativo de Pernambuco (Alepe), a partir de janeiro do próximo ano. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), o parlamentar comemorou a vitória em nome da causa animal.
O primeiro-secretário da Câmara do Recife, vereador Marco Aurélio (PRTB), agradeceu na tarde desta segunda-feira (8) a votação recebida dos pernambucanos e recifenses. A partir do próximo ano, o parlamentar vai atuar na Assembleia Legislativa do Estado para um mandato de quatro anos.
No último dia 27, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou uma audiência pública externa no Instituto de Cegos- Instituto Antônio Pessoa de Queiroz, sobre o "Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência". Logo no início, foi exibido um vídeo com audiodescrição sobre experiências das pessoas com deficiência e suas dificuldades para acessarem direitos básicos e exercerem funções simples na sociedade. Após a exibição do material, o vereador Ivan Moraes apresentou questionamentos à mesa, especialmente aos representantes da Prefeitura do Recife sobre políticas públicas para a população com deficiência no Recife.