Prazo de 18 meses. Essa é a informação sobre o término da reforma do Teatro do Parque que os cidadãos que passam pelo imóvel, na Boa Vista, obtêm da placa da obra instalada no local. Para o vereador Ivan Moraes (PSOL), que repercutiu o assunto na Câmara do Recife nesta segunda-feira (27), os dados são insuficientes. Para se adequar à lei municipal nº 15.690/2003, o informativo precisaria ser mais preciso – ou seja, declarar as datas de início e conclusão da obra.
Instituído pela lei federal 4.116/62, o Dia Nacional do Corretor de Imóvel é comemorado anualmente no dia 27 de agosto. Por isso, o vereador Jayme Asfora (PROS) fez questão de homenagear essa categoria na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (27). Ele disse que são mais de oito mil profissionais só aqui em Pernambuco.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu providências para o abastecimento de água na Zona Norte do Recife. Ele disse na tarde desta segunda-feira (27), na Câmara Municipal, que já fez audiências públicas, debates, protestos e pedidos à Compesa, órgão competente sobre o assunto. “A empresa informou que entre julho e agosto haveria o início das obras, e até o momento não há nenhuma movimentação nesse sentido, para melhoria do abastecimento daquelas comunidades”.
A Câmara do Recife realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (27) para discutir as intervenções urbanas que podem afetar a comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. A proposta do debate partiu do vereador Renato Antunes (PSC), que subiu à tribuna da Casa à tarde, durante a reunião plenária, para repercutir o assunto. O parlamentar criticou a ausência de representantes do Poder Executivo na ocasião.
Os moradores da comunidade de Caranguejo Tabaiaraes, localizada entre os bairros da Ilha do Retiro e Afogados, estão aflitos diante da possibilidade de centenas de famílias serem transferidas para o habitacional do Barbalho, a sete quilômetros de distância da área, porque a Prefeitura do Recife pretende fazer a revitalização do Canal do Prado, às margens do qual elas residem atualmente. Foi para debater esse problema que o vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública, na manhã desta segunda-feira (27), para discutir sobre o tema: “Caranguejo Tabaiaraes: futuro e definições”.
Uma acessibilidade que vai além das rampas, dos intérpretes de Libras, da escrita em Braille. A luta pela acessibilidade atitudinal busca ultrapassar uma barreira que não é física e nem de comunicação: a barreira dos preconceitos e dos comportamentos em relação às pessoas com deficiência. Para discutir o assunto, a Câmara do Recife sediou no plenarinho uma reunião pública nesta quinta-feira (23). A iniciativa do debate partiu do vereador Ivan Moraes (PSOL).
Um ex-jogador venerado pelos torcedores do Clube Náutico Capibaribe. Ele foi o responsável por nada mais nada menos do que o gol que deu ao alvirrubro o hexacampeonato, título que ostenta até hoje. Um feito inesquecível. A homenagem partiu do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) para o João Reinaldo Ramos. A solenidade de entrega do Título aconteceu na tarde desta quinta-feira (23), no Plenário da Câmara do Recife. A reunião solene foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).
Com cerca de 10 mil moradores distribuídos em três bairros – Santo Antônio, São José e parte da Boa Vista - o centro do Recife recebe todos os dias uma população circulante de, aproximadamente, 1 milhão de pessoas. É a principal área demográfica de confluência da cidade. Exatamente por isso, nessa região é onde se apresentam graves problemas de limpeza e iluminação públicas, de ordenamento urbano, há falta segurança, de incentivos à ocupação comercial e de moradia. Esse conjunto de fatores termina prejudicando o fomento de atividades empresariais e serviu de base para a audiência pública que o vereador Jayme Asfora (PROS) realizou na manhã desta quinta-feira (23) para debater o ordenamento e a situação econômica e urbanística do centro do Recife.
Os problemas dos serviços de saúde da capital pernambucana foram alvo de uma audiência pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (22). O debate, que aconteceu por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), lotou o plenarinho da Casa com profissionais de saúde – principalmente médicos – e gestores do setor. Questões de financiamento, recursos humanos, abastecimento e segurança estiveram entre os temas discutidos na ocasião.
Dois votos de aplauso de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) motivaram o parlamentar a dirigir-se à tribuna na manhã desta quarta-feira (22). Um foi o requerimento de 4536/2018 que parabeniza os 90 anos do compositor pernambucano, Onildo Almeida. O outro, de nº 4537/2018, formula voto de aplauso à jornalista e editora Monyse Ravenna pelo recebimento do 13º Troféu Mulher Imprensa.