Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife, cria a Semana da Orientação Profissional para o Primeiro Emprego nas escolas públicas municipais, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), pretende ajudar na profissionalização de jovens. O evento deverá ser realizado todos os anos no mês de novembro para alunos do nono período do ensino fundamental.
Segundo a Lei do Piso do Magistério, todo professor tem direito a dedicar 1/3 de sua carga horária à chamada hora-atividade – ou seja, a atribuições sem educandos. Na Câmara do Recife, a hora-atividade foi defendida nesta segunda-feira (20) pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Segundo a parlamentar, esses períodos são importantes para o estudo e planejamento dos professores.
Cobrar soluções para os problemas enfrentados pela rede pública municipal de ensino do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (20). O parlamentar criticou a ocorrência de situações já levadas ao plenário anteriormente por ele, como a falta de servidores e o desabastecimento de materiais de higiene.
O vereador André Régis (PSDB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (20), que está concluindo um projeto de reestruturação da rede municipal de ensino com o objetivo de torná-la “mais eficiente”. É um projeto que ele e a equipe do seu gabinete elaboraram após a visita e fiscalização de diversas escolas, nas quais identificaram problemas que já foram publicados na plataforma virtual chamada “raio- x das escolas”.
O Dia do Estagiário foi comemorado no último dia 18 e a Câmara Municipal do Recife promoveu na manhã desta segunda-feira (20) um evento direcionado aos jovens que cursam nível superior e estão desenvolvendo atividades na Casa. A ação foi uma parceria ente os setores de Psicossocial, Divisão de Pessoal e o de Estágio que deram as boas-vindas aos estudantes. O objetivo do encontro foi o de passar conhecimentos que auxiliem no cotidiano dos jovens.
A mais alta comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue na manhã desta sexta-feira (17) à educadora Elza de Andrade Lima, 71, por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PRTB). “A educação é o maior patrimônio que podemos ter. Sem ela, não existe cidadania”, é o lema da homenageada, que trabalhou como professora e gestora escolar durante 34 anos na Zona Norte do Recife. Ela é mentora e fundadora da Escola Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como “a escola de Dona Elza”, no Córrego do Jenipapo.
Para discutir a obrigatoriedade de fonoaudiólogo no ambiente hospitalar, a vereadora Aline Mariano (PP) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (16). “Atualmente, a cidade do Recife conta com 13 redes hospitalares privadas e filantrópicas, das quais apenas duas unidades contém fonoaudiólogos como parte integrante de sua equipe de funcionários efetivos”, informou. Ela é autora do projeto de lei 142/2018, que está tramitando na Câmara Municipal do Recife, e que tem o mesmo objetivo do tema proposto pelo debate. “O trabalho desse profissional no hospital, assim como numa UTI, é pouco conhecido pela maior parte da população, apesar da sua importância”, ressaltou.
Representantes da União dos Vereadores do Brasil (UVB) estiveram na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira (15) para entregar o convite da posse da diretoria da seccional Pernambuco, que ocorrerá amanhã (16). A entidade é um espaço de debate que tem uma pauta municipalista e está empenhada em defender um novo Pacto Federativo, que garanta os poderes do município e de suas câmaras.
Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (15), o vereador André Régis (PSDB) relatou a visita que fez ao ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, para fiscalizar a reforma que está sendo realizada no local. Ele lamentou o descumprimento dos prazos indicados em placa que só pode ser lida com dificuldade. “Está totalmente apagada. É preciso pintar novamente. Há uma indicação do início do serviço em 2013 e termino em 2015, mas é muito difícil para ler”.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se nesta quarta-feira (15) para analisar e emitir pareceres a vários projetos de lei de autoria de diversos parlamentares. A presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB), e a vereadora Aimée Carvalho (PSB) estiveram presentes. Este foi o primeiro encontro da Comissão após o recesso de julho. “Embora seja um ano de eleição, fizemos o primeiro trabalho de retomada da Comissão de Educação e não vamos parar”, enfatizou Ana Lúcia.