Um é delegado e ex-vereador do Recife. O outro, pastor evangélico e deputado federal por Pernambuco. José Antônio da Silva, hoje delegado especial aposentado, nasceu em 1940, em Nazaré da Mata. Já Francisco Eurico da Silva, o deputado Pastor Eurico (PATRI), foi registrado em 1962 no município paulista de Presidente Prudente. Nesta quinta-feira (21), ambos receberam da Casa de José Mariano os títulos de cidadãos do Recife.
O vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) recebeu uma turma de estudantes de ensino fundamental e os acompanhou durante visita realizada à Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, (21). Eles estiveram na sede do Legislativo Municipal para saber como o Poder funciona, seus objetivos e qual a importância de se eleger representantes do povo num regime democrático. “As crianças me fizeram muitas perguntas, estavam interessadas, queriam saber o que faz um vereador e como elaboramos as leis”, disse.
Para fortalecer a participação cidadã na política e incentivar o envolvimento popular nas tomadas de decisões, a Câmara Municipal do Recife retoma o Projeto Câmara nos Bairros, iniciado no ano passado, com a realização de uma reunião ordinária fora dos muros do prédio sede. Ela ocorrerá no dia quatro de julho, às 10h, às vésperas do encerramento do atual período legislativo. O local é o salão de eventos da sede social do Santa Cruz Futebol Clube, bairro do Arruda, onde receberá a população dos bairros que compõem a Região Político Administrativa 2 (RPA 2).
Um dia certamente é muito pouco para lembrar a todos a luta que a sociedade precisa travar contra o encarceramento de jovens negros, na maioria das vezes injustamente. Mas, ainda assim é melhor do que não haver dia algum para protestar e lembrar a luta. Como faz a lei municipal 18.407/17, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), que instituiu 20 de junho como Dia Municipal de Luta contra o Encarceramento da Juventude Negra. O Brasil tem, de acordo com o Infopen - levantamento nacional de informações de penitenciárias - de 2014, a quarta maior população carcerária do mundo e mais de 40% desse total são presos provisórios, sem serem julgados definitivamente. Recife foi a primeira capital a aprovar essa lei. O Rio de Janeiro aprovou em seguida lei semelhante proposta pela vereadora Marielle Franco, assassinada há três meses. A solene para marcar esta data aconteceu na noite desta quarta-feira (20) e foi conduzida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara do Recife.
A primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Helena Caúla Reis, recebeu o título de Cidadã do Recife na manhã desta quarta-feira, (20), por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PROS). “Por sua trajetória profissional e por seu pioneirismo feminino em áreas, até hoje, dominadas pelos homens, Helena Caúla Reis é um dos grandes exemplos do Recife e merece todas as homenagens, inclusive a de se tornar, oficialmente, uma cidadã recifense”, disse. O vereador reconheceu que a mulher brasileira está aquém da sua importância na política e no serviço público, e que a homenageada é uma personalidade brilhante no judiciário, na magistratura, no Tribunal de Justiça, além de ter sido uma excelente educadora.
Principais representantes da chamada arte da dança de bandas marciais e fanfarras, os coreógrafos foram homenageados em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, através do vereador Eriberto Rafael (PTC), na noite desta terça-feira, (19). Um grupo de 17 profissionais que se dedicam a dar plasticidades visual às apresentações musicais, receberam diplomas, como forma de reconhecimento pelo trabalho que vêm executando através do Fórum de Coreógrafos de Bandas e Fanfarras de Pernambuco. “Venho à tribuna registrar a importância desses artistas para preservar e perpetuar nossa cultura e tradição. É por isso que fazemos aqui um reconhecimento ao trabalho e à dedicação desses coreógrafos”, disse.
O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, Rodrigo Coutinho (SD), anunciou durante reunião na tarde desta terça-feira (19), que o colegiado promoverá encontro para discutir questões referentes a três locais da cidade: o Cais José Estelita, o terreno do antigo Aeroclube do Pina e a Vila Naval. “São três frentes urbanas que estão paradas e têm condições de gerar empregos e dar um novo visual ao Recife”.
Um requerimento que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Federal para investigar a venda de proteção em delações premiadas no contexto da Operação Lava Jato repercutiu na Câmara do Recife. Ao subir à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (19) para tratar do assunto, o vereador André Régis (PSDB) se posicionou contra a CPI – e demonstrou, também, seu apoio à operação da Polícia Federal que investiga um esquema de corrupção envolvendo a Petrobras.
O vereador Rodrigo Coutinho (SD) cobrou solução para o trânsito do Pina, informando que não foi apresentada nenhuma solução após as visitas realizadas por parlamentares e conversas com a CTTU. Ele disse que a implementação da Faixa Azul, bastante criticada à época de sua implantação, não teve colocada uma alternativa viável para melhorar a condição de trafegabilidade na área. O assunto foi levado à tribuna nesta terça-feira (20).
Relatório do Conselho Federal de Psicologia publicado em Brasília sobre comunidades terapêuticas gerou críticas da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta terça-feira (19) na Câmara do Recife. Na condição de Assessora de Articulação Social das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil e Assessora de Políticas Públicas da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas ela afirmou que o conteúdo apresentado não é verdadeiro.