Notícias

Antes da líder do governo Aline Mariano (PMDB) solicitar o adiamento da discussão referente ao projeto PLE 4/2017, a vereadora Ana Lúcia (PRB) defendeu, hoje (26), a retirada da matéria que dispõe sobre a remuneração dos servidores pertencentes ao quadro permanente do grupo ocupacional Magistério da Administração Direta Municipal.

“Isso é feminicídio.” É com esse mote que uma campanha promovida em Pernambuco busca incluir nos boletins de ocorrência (B.O.) o subtítulo ‘feminicídio’ para designar casos de homicídio que vitimem mulheres por motivações de gênero. A ação foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (26) pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

Recentemente, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) visitou as obras na Upinha da Vila Santa Luzia, localizada no bairro da Torre, e o parlamentar fez questão de comentar o assunto hoje (26), na Câmara. Ele pediu ao prefeito Geraldo Julio e à secretaria de Saúde que todas as questões pendentes sejam resolvidas o mais breve possível para que a unidade seja inaugurada. “ É um pedido que faço em representação a todos os moradores da Comunidade da Vila Santa Luzia, e também de regiões próximas como o Sítio do Cardoso, os moradores do Conjunto Habitacional do Cordeiro e da Torre”.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 26, para repercutir as obras de requalificação da BR 101. Ele destacou os benefícios que os serviços devem trazer para motoristas e pedestres que utilizam a via, e lembrou que cumprirá o seu papel de fiscalizador.

Fazer uma defesa do seu mandato como vereador da Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Romero Albuquerque (PP) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária do poder Legislativo municipal. O parlamentar teve seu mandato cassado na última na última quinta-feira (22) pela juíza Maria Thereza Paes de Sá Machado, da 1ª Zona Eleitoral, que julgou haver irregularidades na sua candidatura.

No esforço concentrado para analisar os projetos de lei do Poder Executivo que estão tramitando em regime de urgência, as comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento apreciaram, na manhã desta segunda-feira, 26, diversas matérias que estão prontas para serem votadas em plenário. Todas receberam pareceres finais favoráveis, embora os vereadores de oposição, durante os debates, tenham apresentado votos contrários. Foram aprovados os projetos de números 4, 5, 7, 8, 9, 10, 11, 12 , 13 e 23, todos de 2017.

Para homenagear a responsabilidade social, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) entregou à Uninassau, que há 14 anos promove ações sociais e inclusivas para pessoas com deficiência, uma placa em reunião solene na Câmara do Recife por seu desempenho e projetos. “A instituição realiza várias ações muitas delas estimulando cursos de atividades de cidadania, educação, cultura, esportes, enfrentamento da violência e inclusão social”.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (22) a última reunião ordinária do primeiro semestre deste ano. Na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, os vereadores distribuíram projetos de lei para análise e votaram pareceres dos relatores a matérias legislativas. A vereadora Michele Collins (PP), presidente da comissão, distribuiu ainda um balanço das atividades semestrais do grupo.

A Câmara promoveu mais uma reunião com representantes da Prefeitura e vereadores para analisar projetos do Executivo que tramitam em regime de urgência. O primeiro, de nº 9/2017, autoriza a abertura de crédito especial ao orçamento de 2017, alterando a LOA, o PPA e a LDO com o objetivo de ajustar o Fundo Municipal de Desenvolvimento da Economia Popular e Solidária – Fundo Recife Sol, além de criar o Fundo Municipal de Fomento ao Empreendedorismo – Recife Acredita. A segunda proposta, de nº 4/2017, dispõe sobre a remuneração dos servidores do quadro permanente do Grupo Ocupacional Magistério da Administração Direta Municipal.

Já está no ar a Rede Legislativa de TV Digital que vai transmitir a multiprogramação da TV Câmara (canal 28.1), TV Alepe (canal 28.2), TV Senado (canal 28.3) e TV Câmara Recife (canal 28.4). A solenidade de inauguração ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, 22, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a presença do secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Márcio Marinho (PRB-BA) e da coordenadora da Rede Legislativa, Evelin Maciel. A diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Éden Pereira, representou a Câmara Municipal do Recife.