Notícias

Na tarde desta terça-feira (20), a Câmara do Recife aprovou, em primeira e em segunda discussões, cinco projetos de lei do pacote de propostas enviadas pelo poder Executivo na semana passada. Foram votadas as matérias de autoria da Prefeitura de números 15/2017, 18/2017, 25/2017, 31/2017 e 32/2017, que tramitavam na Casa com dispensa de prazo para recebimento de emendas parlamentares. Os projetos 22/2017 e 23/2017, que receberam o mesmo tratamento, foram retirados de pauta pela vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo na Câmara.

“Como todos sabem, durante grande parte da minha vida exerci trabalhos sociais, muitos deles por meio da igreja da qual sou membro, a Assembleia de Deus em Pernambuco. Tive a oportunidade de trabalhar em várias comunidades e deste modo, identificar as necessidades das pessoas. Minha forma de fazer política é fruto dessas experiências que adquiri”, afirmou a vereadora Aimée Carvalho (PSB) que na tarde desta terça-feira (20), durante reunião plenária, falou sobre o trabalho que exerce pela população do Recife.

Na manhã de hoje (20), no Plenarinho, foi realizada uma audiência pública que tratou do tema “Contra a criminalização do comércio informal”. A iniciativa foi do vereador Ivan Moraes (PSOL) e o parlamentar dirigiu-se à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira, para repercutir o evento.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na tarde desta terça-feira (20), na Casa de José Mariano, a perspectiva de recuperação de um trecho de 30km da BR-101 na região metropolitana do Recife. Em seu discurso, o parlamentar frisou a necessidade de requalificar a rodovia que, segundo ele, é de grande importância para o município. “Naquela via já houve vários acidentes, mortes, danos físicos e materiais.”

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao pastor Aurivan Marinho, na manhã desta terça-feira, 20. A autora da proposição, vereadora Michele Collins (PP), justificou a honraria destacando que se trata de “um ato de reconhecimento a um líder religioso que tem realizado um importante trabalho de evangelização na cidade”. Elencou as atividades desenvolvidas pelo homenageado como conferencista em congressos nacionais, presidente da Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil (AIECB) - “colaborando com cerca de 300 igrejas, congregações e campos missionários de vários estados”, afirmou a vereadora.

Dois meses e meio depois da primeira audiência pública com os ambulantes do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSol) voltou a reunir a categoria no plenarinho da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira, 20, desta vez para debater o tema “Contra a criminalização do comércio informal”. Assim como na primeira vez, essa foi originada por um pleito do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Comércio Informal (Sintraci). Há muita contestação sobre a forma com que com os fiscais da Prefeitura do Recife agem nas ações de fiscalização, com apreensão de mercadorias. Os ambulantes reclamam de falta de transparência no processo e de muita truculência em cada investida.

O vereador Rinaldo Júnior (PRB ) solicitou ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, a retirada do projeto de lei do Executivo 04/ 2017, enviado à Câmara na semana passada em regime de urgência. O projeto ainda será analisado nas Comissões da Casa e “dispõe sobre a remuneração dos servidores pertencentes ao quadro permanente do Grupo Ocupacional Magistério da Administração Direta Municipal”. Na tribuna da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 19, o parlamentar afirmou que “o projeto camufla um falso aumento a que pouco menos de 300 professores terão direito e deixa de fora mais de seis mil profissionais, além de mais de 1.700 aposentados”.

A Comissão de Legislação e Justiça analisou, no final da tarde de hoje (19), sete Projetos de Lei do Executivo. Além das matérias, 23 proposições foram distribuídas entre os membros do colegiado. Estiveram presentes os vereadores Wanderson Florêncio (PSC), Romero Albuquerque (PP), Aerto Luna (PRP), Marília Arraes (PT), Aline Mariano (PMDB), Renato Antunes (PSC), Rinaldo Júnior (PRB), Aimée Carvalho (PSB) e Carlos Gueiros (PSB).

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (19), em primeira votação, um projeto de lei de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) que institui no município o Mês de Mobilização de Todos pelo Fim da Violência contra as Mulheres, conhecido também como Campanha do Laço Branco. A iniciativa, que deve acontecer sempre em dezembro, lembra o Massacre de Montreal, quando um ataque antifeminista vitimou 14 mulheres numa universidade canadense, e visa sensibilizar todas as pessoas para esse tipo de violência. Durante a votação, diversos parlamentares portavam laços brancos em prol da campanha.

A guerra do tráfico é responsável pela maior fatia de violência no Estado, de acordo com pesquisa divulgada por um jornal da cidade. O resultado apresentado foi repercutido pela vereadora Michele Collins (PP), cujo mandato é identificado com trabalho de prevenção ao uso de drogas ilícitas. De acordo com a pesquisa, a violência é cometida predominantemente praticada pelos usuários de crack. “É preciso que os pais tenham cuidados especiais com os filhos pré e adolescentes que entram nesse mundo especialmente pela curiosidade”.