Notícias

Numa iniciativa da vereadora Aline Mariano (PMDB), o desembargador Nildo Nery recebeu, na manhã de hoje (15) na Câmara, a Medalha do Mérito José Mariano, em reconhecimento à seriedade, à dedicação e o compromisso com as causas sociais. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.

O coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST) em Pernambuco, Jaime Amorim, é o mais novo cidadão do Recife. Ele recebeu a comenda por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PT), em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14. “O Brasil é um país de dimensões continentais. E igualmente imensas são disparidades e desigualdades sociais que marcam a realidade do País. Foi neste universo que nasceu, cresceu e se tornou um grande líder o nosso homenageado“, ressaltou a vereadora. O Auditório Tobias Barreto, da Faculdade de Direito do Recife, onde ocorreu a solenidade, estava lotado por militantes do movimento e do Partido dos Trabalhadores, que vestiam roupas na cor vermelha e portavam bandeiras de ambas as agremiações. O prédio da escola superior, localizado no Parque 13 de Maio, é também símbolo de históricas lutas democráticas no Recife.

Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana se reuniu na sede da Câmara do Recife para discutir sete projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Após a votação dos pareceres, foram distribuídos outros 15 projetos aos relatores, cinco deles de autoria do Poder Executivo. De acordo com o vereador Gilberto Alves (PSD), presidente da comissão, o grupo deve organizar uma reunião com gestores da Prefeitura para debater essas matérias.

Os acordes das sanfonas deram o tom na reunião solene que homenageou o Dia do Forrozeiro, realizada na tarde de hoje (14), numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). As galerias da Casa de José Mariano receberam vários artistas que cantam e encantam o público com suas canções de forró.

Uma reunião realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (14) instalou a Comissão de Políticas Públicas da Juventude do Legislativo municipal, que deve analisar e emitir pareceres a projetos relacionados à área. Na ocasião, foram eleitos a presidente e o vice-presidente do grupo, cargos que serão ocupados pelos vereadores Natália de Menudo (PSB) e Fred Ferreira (PSC), respectivamente. Também compareceu ao encontro o vereador Romerinho Jatobá (PROS), membro efetivo da comissão.

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se reuniu nesta quarta-feira (14), na Casa de José Mariano, para discutir e votar pareceres a projetos de lei. O encontro – o último antes do recesso parlamentar que se inicia em julho – também contou com a presença do vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente do grupo. Na ocasião, os parlamentares se debruçaram sobre cinco projetos e definiram os dias em que a comissão deve se reunir no próximo semestre.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) elogiou o primeiro dia de atendimento no Hospital Veterinário inaugurado semana passada pela Prefeitura do Recife. Ele disse que somente em dia foram 101 consultas e 30 cirurgias de castração. “Estive lá na inauguração e vi pessoalmente o atendimento. As pessoas humildes chegavam trazendo seus animais em carros de mão. Foi uma efetiva solução para animais que estão nas ruas. Novembro teremos máquinas para diagnósticos por imagem. O hospital coloca Recife à frente da demais capitais”.

A elaboração de projeto de lei que traga mais transparência para as comunidades terapêuticas estão nos planos do vereador Ivan Moraes (PSOL). Segundo ele, as comunidades são dirigidas, a maioria, por entidades religiosas, muitas das quais conveniadas com a Prefeitura, em geral não são fiscalizadas pelo poder público. “É preciso saber quantas vagas existem, quem são as pessoas internadas. Há indícios de que algumas delas são internadas contra a própria vontade. Por isso é preciso transparência, regulamentar conselho antidrogas e as políticas para usuários de crack”.

Um projeto de lei disciplinando o funcionamento dos equipamentos disciplinadores de trânsito como lombadas, pardais, fotos sensores, radares entre outros, foi aprovado em segunda discussão na Câmara do Recife. O autor da proposta, vereador Marco Aurélio (PRTB), agradeceu aos pares pela aprovação, afirmando que se tratava de uma contribuição para melhoria das condições de mobilidade da cidade. “Já me posicionei aqui outras vezes argumentando por sou contra multas através de câmeras e determinados equipamentos que provocam enorme retenção de veículos”.

A Câmara do Recife aprovou, nesta terça-feira (13), um requerimento de voto de aplauso de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) direcionado ao presidente do Conselho Municipal de Educação da capital, Francisco Luiz dos Santos. O motivo da homenagem foi a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OJE), plataforma digital de aprendizagem lançada pela Prefeitura no mês passado.