Notícias

Um requerimento de voto de aplauso ao ministro da Educação, Mendonça Filho, foi alvo de discussão no plenário da Câmara do Recife nesta segunda-feira (12). A matéria, de iniciativa do vereador Carlos Gueiros (PSB), louvava o recolhimento de 93 mil exemplares do livro de contos ‘Enquanto o Sono Não Vem’. Uma das histórias da obra, distribuída pelo Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAC), retrata o desejo de um rei de casar-se com uma de suas filhas. No requerimento nº 4918/2017, Carlos Gueiros também saúda Mendonça Filho pela revisão de “todo o processo de seleção de livros aprovados durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff.”

Na próxima quinta-feira (15), a Câmara do Recife vai realizar uma audiência pública para discutir com diversos órgãos municipais a questão do saneamento básico na capital pernambucana. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que falou sobre o tema durante a reunião plenária desta segunda-feira (12).

Na tarde desta segunda-feira (12), durante reunião plenária, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez um voto de menção honrosa à educadora Katia Marcelina de Sousa, que faleceu aos 57 anos e durante 30 dedicou-se a prática de serviços pedagógicos. “Ela foi secretária da Associação Nacional de História (ANPHU), função da qual se orgulhava muito. E nesse período contribuiu na formulação de iniciativas que possibilitou uma aproximação maior entre os professores da rede pública de ensino do Recife com o debate nacional e internacional no campo historiográfico, em 1995”.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) fez questão de parabenizar, hoje (12), os serviços realizados nos bairros da Torre, Prado e Cordeiro. De acordo com o parlamentar, as ruas Austro Costa e Oscar Raposo, no bairro do Prado, tinham um grande problema nas canaletas. “As canaletas viviam estouradas com drenagem deficitária nestes períodos chuvosos. Fazia muito tempo que estávamos reivindicando esse serviço e gostaria de agradecer o presidente da Emlurb, Roberto Gusmão, e o prefeito Geraldo Julio pela sensibilidade".

Hoje, 12 de junho, é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Em Pernambuco, segundo a vereadora Aimée Carvalho (PSB), existem 109 mil crianças e adolescentes nesta situação. O assunto foi mencionado na tribuna nesta segunda-feira e a parlamentar lamentou os números e frisou que “ainda não podemos comemorar a erradicação desta terrível prática”.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (12) para discutir pareceres e distribuir projetos para a análise dos relatores. O encontro – o penúltimo deste semestre – debateu oito projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Dentre as matérias que receberam parecer pela aprovação, duas propunham medidas de prevenção: uma ao alcoolismo e outra ao suicídio.

Nas principais ruas do Recife, crianças e adolescentes pedem dinheiro ou vendem pipoca e balas nos semáforos de trânsito. Além da exposição aos riscos da via pública, ficam vulneráveis a sofrer vários tipos de abusos. Com essa justificativa a vereadora Marília Arraes (PT) aproveitou a passagem do Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil e realizou audiência pública, nesta segunda-feira, 12, para debater junto com a Prefeitura do Recife, o Ministério Público e a sociedade civil organizada o tema “A exploração do trabalho infantojuvenil nos semáforos do Recife”. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever da família, da sociedade e do poder público assegurar todos os direitos básicos a todas as pessoas que se incluem na faixa etária de criança até os 18 anos. Mas, essa é uma premissa que não consegue ir além das intenções.

Temas como a formação de conselhos municipais, eleições da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife, a possibilidade de recondução dos eleitos para esses cargos, funções de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e funcionamento de tribuna popular foram debatidos na reunião realizada pela Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município na manhã desta sexta-feira, 9. “Estamos num ritmo bom de trabalhos, pois agilizamos muito a análise das emendas. Entramos na admissibilidade jurídica das emendas e não precisamos analisar o mérito”, disse o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PSB).

O vereador Benjamim da Saúde (PEN) entregou o título de Cidadã do Recife à enfermeira Fabiana Roberta Ribeiro de Vasconcelos Lucena, em reunião solene ocorrida nesta sexta-feira, 9. “Gostaria de reforçar aqui a satisfação em prestar essa homenagem a Fabiana que, além de ser uma excelente profissional, é uma grande amiga e tem presença constante na comunidade da Vila do SESI, no Ibura”, disse.

Petrúcio Antônio de Amorim nasceu em Caruaru, no bairro do Vassoural. Intuitivamente, aos nove anos de idade, juntava sons e palavras e fazia suas primeiras canções. Com o passar do tempo, o seu forró único foi encantando multidões. E como reconhecimento ao seu trabalho, o artista recebeu, na tarde de hoje (8), a Medalha do Mérito José Mariano da vereadora Aline Mariano (PMDB), em nome do ex-vereador Henrique Leite. O vice-presidente da Casa, vereador Carlos Gueiros, (PSB) presidiu o evento.