O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (24), que o calçadão da praia de Boa Viagem está “abandonado”. Segundo ele, os quiosques que estão espalhados ao longo da orla precisam de atenção e o espaço por onde as pessoas circulam, coberto de lixo. “Esta situação é contraditória, pois aquele é o nosso principal cartão postal, o local economicamente ativo do nosso turismo”, afirmou.
Afirmando-se bastante preocupado com a polarização política no momento atual, o vereador Renato Antunes (PSC), resolveu se pronunciar sobre o assunto, na tarde desta terça-feira (23), durante a reunião plenária na Câmara do Recife. “São posições tão antagônicas, que tolhem o cidadão de exercer o direito da livre manifestação”, disse o parlamentar. Ele lamentou que usar uma camisa vermelha ou segurar a bandeira do Brasil possa provocar uma situação de intolerância de um lado ou de outro.
O vereado Rinaldo Junior (PRB) lamentou a paralisação das obras da Escola Municipal do Córrego do Euclides, na Rua Tibiriçá, no bairro Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. Ele disse na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (23), que “a construção foi anunciada em 2013, no valor de RS 1.127.567,00; começou em 2014 e em 2015 teve a primeira paralisação”. Afirmou ainda que, no ano seguinte, os trabalhos foram retomados e paralisados em seguida. “Eu denunciei que a obra parada virou um ponto de prostituição e drogas. Recentemente o prefeito anunciou que iria ser retomada. Mas o que a comunidade acompanhou foi a empresa pegar o material e ir embora”.
Defensor da liberdade de expressão, o vereador Ivan Moraes (PSOL) prestou solidariedade, na reunião ordinária desta segunda-feira (23), a comunicadores que vêm sofrendo agressões e cerceamento durante o período eleitoral. Ele citou vários exemplos de jornalistas e órgãos de imprensa que estão sendo impedidos de apresentar fatos a leitores, espectadores e ouvintes, principalmente quando se referem ao candidato do PSL à presidência da República, o capitão reformado do Exército, Jair Bolsonaro, neste segundo turno.
A campanha mundial contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, mereceu destaque da vereadora Michele Collins (PP), que aliás aprovou projeto de resolução em 2016 para que a Câmara do Recife se vista de rosa todos os anos para alertar as mulheres dos perigos dessa doença que pode ser tratada e curado, se diagnosticada em tempo.
Há um ano, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) convocou a população especialmente da Zona Sul da cidade a se concentrar e se manifestar pela construção de um parque em Boa Viagem. Ele disse na tarde desta terça-feira (23), na Câmara do Recife que conseguiu juntar mais de mil pessoas em defesa dessa ideia no movimento que ele denominou Domingo no Parque.
O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (23), para dizer que está muito preocupado com o nível do debate político no segundo turno das eleições. “É um debate com discurso no sense, que precisa de qualidade. Enquanto isso o País está dilacerado, mergulhado numa crise econômica sem precedentes”, afirmou.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) disse que já demonstrou por diversas vezes insatisfação com a “falta de transparência e compromisso da gestão com a população”. Segundo ele, o atendimento nos postos de saúde municipais não é bom e que ele faz dessa causa uma motivação para o mandato que exerce.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez apelo para que o prefeito Geraldo Julio e o presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), João Alberto Costa Faria, exijam que as famílias que receberam indenização liberem os imóveis localizados nas margens do Canal de Guarulhos, no bairro de Jardim São Paulo, com o objetivo de conclusão das obras que estão em andamento. “Mas, as família recebem a indenização e voltam a alugar as casas, passando por cima de acordos. Acho que está faltando altivez do poder público para retirá-las de lá”, afirmou o vereador, na reunião ordinária desta terça-feira (23).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) afirmou que está preocupado com a possibilidade de vitória do candidato do PSL à presidência da República, o capitão aposentado do Exército Jair Bolsonaro, na eleição de domingo. “Só alguém que não se preocupa com a democracia é que pode se dizer tranquilo. Ele é contrário a todas as conquistas sociais do trabalhador brasileiro”, justificou o vereador, na reunião ordinária desta terça-feira (23).