O vereador Ivan Moraes (PSOL) teceu críticas ao que considerou uma forma apressada com que a Prefeitura tem conduzido o processo de elaboração do Plano Diretor do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta terça-feira (23), ele relacionou o nome de diversas cidades do país e o tempo que cada uma gastou para finalizar o respectivo documento – que objetiva regular a política de gestão urbana.
A Comissão de Finanças analisou nove projetos de lei, dos quais seis foram aprovados, dois tiveram pedidos de vista, e um foi rejeitado. Entre os destaques da reunião da tarde desta segunda-feira (22) na Câmara do Recife, está o PLO de autoria do presidente da Comissão, vereador Eriberto Rafael (PTC), que trata da criação de um banco de ideias legislativas.
A Igreja Assembleia de Deus que este ano comemora cem anos de existência iniciou seus trabalhos religiosos em uma casa com apenas seis pessoas reunidas, e hoje ao festejar o centenário reuniu mais de 60 mil pessoas na Arena Pernambuco. O relato é da vereadora Aimeé Carvalho (PSB), que faz parte da congregação, destacando que duas mil pessoas que fizeram parte do coral com orquestra deram brilho especial às comemorações.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife durante dois momentos distintos na reunião plenária desta segunda-feira (22), para tecer críticas a depoimentos e ações do candidato do PSL à presidência da República, Jair Bolsonaro. Segundo enfatizou, seus discursos objetivam a defesa da democracia e relatam casos de violência e ameaças que vêm acontecendo em diversas partes do país. “Os crimes têm ocorrido, via de regra, por pessoas que vestem a camisa de um militar reformado que se autodenomina como mito”.
Um vídeo que está circulando na internet mostrando um jovem rasgando a Bíblia, mastigando as folhas e jogando as mesmas no chão foi repudiado pela vereadora Aimeé Carvalho (PSB), que é evangélica. Ela lembrou que não se tratava de protesto, mas sim de crime. “É ignorância e desrespeito à religião e ao livro sagrado”.
O vereador André Régis (PSDB) denunciou que a lei municipal que controla a poluição dos alarmes sonoros dos prédios localizados no Recife, não está sendo cumprida. “Temos um déficit de cidadania e essa prática dos alarmes é abusiva. Ela desrespeita a lei, pois os sinais são acionados fora do horário permitido. De acordo com o marco regulatório, que teve origem num projeto de lei do vereador Jayme Asfora (PROS), o alarme está proibido entre as 23h e as 7h do dia seguinte. Mas, em bairros muito verticalizados, como é o caso de Boia Viagem, a população convive com ele o dia inteiro”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (22).
A vereadora Michele Collins (PP) apresentou dados de uma pesquisa realizada em 169 países que coloca o Brasil em segundo lugar, na América Latina, entre os que mais realizam parto cesariano, que consiste numa intervenção cirúrgica com um corte no abdômen e outro no útero. O levantamento, segundo ela, mostra que a República Dominicana fica em primeiro lugar. “Nós defendemos que é necessário criar estrutura nas maternidades para que as mulheres realizem os exames pré-natais e possam ter os filhos em paz. Precisamos incentivar o parto natural”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta segunda-feira (22).
A Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública, através da Comissão de Saúde, no início da tarde desta segunda-feira (22), para discutir questões referentes à prestação de contas do segundo quadrimestre deste ano, da Secretaria de Saúde do Recife, o que corresponde aos meses de maio a agosto. “Nós apresentamos resultados importantes, pois atingimos metas planejadas, inclusive de campanhas de vacinação. Também fizemos entregas significativas, que estão beneficiando toda a população recifense, apesar das dificuldades de custeio e financiamento do SUS. Mais numa vez a Prefeitura do Recife cumpriu o seu dever e atingiu uma média histórica de execução orçamentária”, disse o secretário de Saúde, Jailson Correia.
A Consultoria Legislativa da Câmara Municipal do Recife reuniu vereadores, vereadoras e assessores da Câmara para abordar o Regimento Interno da Casa. O encontro foi realizado na manhã desta segunda-feira (22), no Plenarinho. A apresentação foi conduzida pela consultora legislativa Lissandra Vieira. Estiveram à frente da mesa dos trabalhos o presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), e o vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB).
Aplaudida de pé e aos gritos de "Cida guerreira, mulher brasileira" por um plenário lotado de parentes, amigos e colegas de trabalho, a escritora, secretária Municipal da Mulher, e ex-secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Município, Maria Aparecida Pedrosa, conhecida como Cida Pedrosa, recebeu o Título de Cidadã do Recife, proposto pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB). A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara do Recife, na tarde desta quinta-feira (18). Após a solenidade, a homenageada lançou o livro de poesias, Griz, editado pela Editora do Estado, CEPE.