O vereador Wanderson Florêncio realizou reunião solene na manhã desta segunda-feira, 23, para homenagear o Jornal do Commercio, que no dia 3 de abril completou 99 anos. “A Casa do povo do Recife não poderia deixar de enaltecer a história e contribuição do JC para a nossa sociedade; e essa longevidade orgulha a todos os recifenses e pernambucanos, sendo motivo de júbilo e de comemorações”, afirmou. A solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal do Recife e contou com a presença do vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB).
Para registrar o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, pela passagem do dia 19 de abril, Dia do Índio, preservando e valorizando a cultura de nosso povo, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta sexta-feira (20), homenagem com entrega de placas comemorativas. Eles são Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, conforme lei de autoria do vereador.
Numa solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, alusiva aos 370 de criação do Exército Brasileiro, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB) e o vice-presidente, vereador Carlos Gueiros (PSB), receberam, na noite de quinta-feira, 19 de abril, a Medalha Exército Brasileiro. A comenda, entregue a desembargadores, parlamentares e militares, inclusive de outras Forças, foi entregue durante formatura ocorrida no Pátio Pátria Brasil, do Quartel do Comando Militar do Nordeste, BR 232, bairro do Curado, Recife.
Com a presença de dezenas de pessoas que participam da Ocupação Marielle Franco, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na tarde desta quinta-feira, 19, para debater o tema “Tanta gente sem casa e tanta casa sem gente: imóveis abandonados e moradia popular no centro do Recife”. Estima-se que a cidade do Recife atualmente possui um déficit habitacional de 70 mil unidades, o que faz com que milhares de famílias tenham que viver nas ruas ou em situações extremamente precárias, em áreas insalubres ou de risco, vivendo diariamente sob o risco de serem removidas.
A música sinfônica e operística pautou os debates de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (19). O evento, que foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa, reuniu membros da Orquestra Sinfônica do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Dentre os temas discutidos, estavam os problemas de gestão e manutenção enfrentados pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e a necessidade de criar oportunidades para os músicos locais.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (18), para convidar seus pares e a população para participarem de audiência pública, de sua autoria, que acontece amanhã, no plenarinho da Casa, às 9h. A reunião terá como tema a Música Sinfônica e Operística do Recife.
Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (18), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para sair em defesa do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros. De acordo com o parlamentar, Cisneiros enfrenta alguns processos administrativos por exercer atividade sindical.
Na passagem dos 370 anos de criação do Exército Brasileiro - lá pelos idos de 1648 quando alguns patriotas se juntaram no Monte Guararapes para expulsar o holandês invasor, firmando o compromisso de defender a pátria contra tudo e contra todos - o vereador Renato Antunes (PSC) saudou a passagem da data, revelando que foi oficial durante oito anos. “A história do Exército Brasileiro se confunde com a formação de nossa nacionalidade, na exata medida em que a vida de nossos soldados insere-se na sociedade a que servem e da qual provêm”.
Em reunião na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa de José Mariano discutiu sete iniciativas do Poder Legislativo, como projetos de lei e de resolução, concedendo parecer pela aprovação a todas elas. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo distribuiu, ainda, outros nove projetos aos relatores para a emissão de pareceres.
Direitos Humanos, formação política e empoderamento feminino. São esses os elementos que compõem, há 43 anos, a missão do Grupo Mulher Maravilha, que tem como base o bairro de Nova Descoberta, no Recife. A entidade foi homenageada na tarde desta quarta-feira (18) por iniciativa do vereador Ivan Moraes, que apresentou ao plenário um voto de aplauso ao grupo.