Cerca de sessenta e duas emendas parlamentares e modificativas à Lei Orçamentária Anual, foram analisadas na reunião da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara dos Vereadores de Recife, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). Para acompanhar a discussão e análise das proposições participaram do encontro os vereadores Alcides Teixeira Neto (PRTB), Wanderson Florêncio (PSC), Michele Collins (PP) e Rinaldo Júnior (PRB).
Associações, sindicatos e entidades de várias categorias, conselheiros municipais, servidores e gestores ligados à saúde, parlamentares e representantes da sociedade civil lotaram a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2017 da Secretaria de Saúde do Recife. O encontro, que aconteceu no plenarinho da Câmara na tarde desta quarta-feira, 8, foi promovido pela Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Rogério de Lucca (PSL).
A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu na tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira, 08, a audiência pública promovida por ela na manhã de hoje, que discutiu a Lei Brasileira da Inclusão (LBI). A parlamentar aproveitou para agradecer a participação do público e das autoridades presentes na ocasião. “Vimos na audiência que 45 milhões de pessoas com deficiência, sofrem nas escolas, no dia a dia, por estarem sendo discriminadas”.
Na tarde desta quarta-feira (08), durante reunião plenária, a vereadora Natália de Menudo (PSB) pediu a implantação de uma Academia Recife no bairro da Mustardinha, na Zona Oeste da cidade. “Reforço um pedido que foi feito no ano passado, sendo inclusive, objeto de emenda parlamentar do orçamento de 2016. O equipamento público vai proporcionar maior qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas, prevenindo o desenvolvimento de muitas doenças”.
Na tarde desta quarta-feira, 8, o vereador Ivan Moraes (PSOL) leu na tribuna da Câmara depoimentos de pessoas que sofreram bullying e preconceito por parte de professores, pais e colegas devido à sexualidade. Eles são transexuais ou homossexuais e não se sentiam acolhidos no ambiente escolar. Diante dos relatos, o parlamentar voltou a defender que a discussão de temas referentes à ideologia de gênero seja feita dentro das escolas.
A realização de obras necessárias na comunidade da Guabiraba motivou o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) a solicitar à CTTU para colocar a sinalização na avenida daquele bairro. Ele ressaltou que as obras trazem transtornos eventuais, mas são importantes no futuro porque melhoram a vida das pessoas que residem ali.
Para verificar no local como estão as obstruções de canais e córregos, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) realizou visitas em alguns deles. Ele disse que as obstruções estão sendo causadas pela ocupação de moradores nas margens desses canais e córregos, o que impede a chegada das máquinas da Prefeitura para realizar a limpeza.
“A melhor política é a da prevenção. Dessa forma evitamos o surgimento de tantos problemas que afetam o povo da nossa cidade. Recentemente, recebi um vídeo que mostra uma invasão em um manguezal no entorno da Via Mangue, por trás do Edifício Le Parc Boa Viagem. Essa é a realidade de muitas pessoas que não possuem condições de ter moradia digna”, relatou o vereador Marco Aurélio (PRTB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (08).
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou o Projeto de Resolução 40/2017 que quer instituir no Recife a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Feminicídio. A proposta, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), foi discutida pela presidente da Comissão, Ana Lúcia (PRB), o vice-presidente Renato Antunes (PSC) e a vereadora Aimée Carvalho (PSB).
Durante reunião plenária na tarde desta terça-feira (07), o vereador Eriberto Rafael (PTC) falou sobre o processo de regulamentação fundiária na comunidade do Cardoso, no bairro da Madalena, que teve início no dia 30 de outubro. “Essa é uma luta histórica de parte da população do Recife. Nós que atuamos pelas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), sabemos de sua importância para essas pessoas”.