A conquista do título Pernambucano de 2018 pelo Clube Náutico Capibaribe foi repercutida na Câmara do Recife nesta segunda-feira (09) pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro-secretário da Casa. O Náutico, que levou a taça pela última vez em 2004, venceu o Central na noite do último domingo (8), por 2 a 1, na Arena de Pernambuco.
Ao completar 370 anos de existência, o Exército Brasileiro recebeu homenagem da vereadora Michele Collins (PP) no plenário da Câmara do Recife nesta quinta-feira (5), em uma reunião solene que contou com a presença dos homenageados, incluindo ex-combatentes. Na justificativa, ela argumenta que a criação da corporação foi fixada historicamente em 19 de abril de 1648, data marcada pela primeira Batalha dos Guararapes, em solo pernambucano. A parlamentar entregou certificados aos ex-combatentes, placa em homenagem aos 370 anos do Exército ao general de brigada Heber Garcia Portella, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, e flores à primeiro tenente Fabiana Maria Cunha Ribas, representando as mulheres da corporação.
Com a aproximação do período chuvoso no Recife, cresce a preocupação com os pontos de risco dos morros da capital pernambucana. Para tratar do assunto, a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (05), no Plenarinho da Casa, uma audiência pública de iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na ocasião, também estiveram em pauta cobranças em torno do programa Parceria nos Morros, em que população e governo juntam esforços para lidar com os desafios apresentados pelas encostas.
Os problemas da educação pública municipal do Recife voltaram a ser abordados pelo vereador André Régis (PSDB) na Casa de José Mariano nesta quarta-feira, (4). O parlamentar, que é responsável pelo projeto de fiscalização Raio-X das Escolas, criticou a gestão do setor e cobrou a entrega do fardamento deste ano para os alunos. Segundo ele, das 100 creches e escolas pesquisadas por seu mandato, 92 ainda não haviam recebido as fardas.
Ao repercutir denúncias do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal (Sintraci), o vereador Ivan Moraes (PSOL) ressaltou que os fiscais da Prefeitura do Recife portam algemas e agem com truculência contra os trabalhadores informais que atuam em alguns pontos do centro da cidade. Segundo ele disse nesta quarta-feira (4), na Câmara Municipal, esses trabalhadores informais se encontram sem cadastro por falta de transparência da gestão. “Muitos deles tentam se inscrever, mas não conseguem informações necessárias. Não sabemos por que esse cadastro não está disponível no site da PCR, de forma simples e acessível a todos”.
“Elas são 52% da população, mas só ocupam 10% das vagas no parlamento. Apenas 16 mulheres ocuparam o cargo de vereadora do Recife em toda história da Câmara Municipal. Hoje, das 39 pessoas que se dedicam à vereança, apenas seis são mulheres. Atualmente, todos os 23 ministérios do Governo Federal são comandados por homens”. Esses foram alguns dados citados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária da tarde desta quarta-feira (4). Na ocasião, o parlamentar leu um texto redigido pelo Setorial de Mulheres Feministas do seu mandato.
Os pontos de risco dos morros da Zona Norte do Recife vão ser discutidos em uma audiência pública às 14h da próxima quinta-feira (5), na Câmara do Recife. A iniciativa do evento é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que levou o assunto à tribuna da Casa durante a reunião plenária desta quarta-feira (4).
Proposta do vereador Fred Ferreira (PSC), em forma de projeto de lei, já tramitando na Câmara do Recife, sugere a criação de Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), a exemplo das que existem em outras cidades como Olinda, Natal, Salvador, Rio de Janeiro.
O secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, e técnicos do Instituto Pelópidas Silveira apresentaram à Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, as diretrizes do Plano de Mobilidade da cidade. O presidente da Comissão, vereador Gilberto Alves (PSD), informou que esta exposição serviu para dar conhecimento aos parlamentares sobre o ponto em que o Plano se encontra, antes da elaboração final do documento. Depois de concluído, o Plano será encaminhado à Casa Legislativa, em forma de Projeto de Lei do Executivo, ocasião em que receberá emendas e será alvo de discussões por meio de audiências públicas. O projeto de lei do Executivo deve chegar à Câmara em maio. A reunião aconteceu hoje (03), na sala das comissões da Casa José Mariano e contou com a participação de dezesseis vereadores.
Os requerimentos relativos a duas audiências públicas que tratam sobre problemas habitacionais do Recife foram alvo de debate nesta terça-feira (3), na Câmara do Recife, durante a reunião plenária. O requerimento nº 1578/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), solicitava a realização de uma audiência sobre a construção de um habitacional no terreno do Aeroclube, no bairro do Pina. Já o requerimento 1584/2018, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), pedia a liberação do Plenarinho da Câmara para a realização de uma audiência, anteriormente aprovada, sobre imóveis abandonados e moradia popular no centro da capital. Para o vereador Carlos Gueiros (PSB), entretanto, as duas audiências deveriam ser condensadas em um único evento.